Buscar

Redação Saneamento básico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Saneamento básico
No cenário contemporâneo, a realidade para algumas pessoas é retorcida, fragmentada, mascarada, como nos quadros de Van Gogh. Problemas como saneamento básico ainda são ignorados e não são solucionados como deveriam ser. A alienação midiática é tida como o maior causador do problema. “Existe um povo que a bandeira empresta, p’ra cobrir tanta infâmia e cobardia” – Castro Alves
Nos dias de hoje , pessoas ainda vivem em condições precárias de saneamento básico, sem água limpa para beber e esgoto tratado. E isso, muitas vezes, é mascarado pela mídia, pois não querem mostrar a realidade do país. Com isso, a população acredita que não há mais esse problema, entretanto, a realidade é outra. 
Um exemplo disso são os bolsões de pobreza do Nordeste. Nordestinos saem do sertão buscando uma vida melhor no litoral, onde se concentra a maior taxa de empregos. Contudo, acabam vivendo em palafitas, sobre o esgoto, em condições desumanas de moradia e saúde. 
Mas só o que os telespectadores veem são as lindas praias e as cidades praianas tidas como paraíso para qualquer um. 
É portanto, imprescindível que toda a sociedade mude seu jeito de pensar para mudar essa situação. Denúncias em redes sociais feitas por jornalistas e profissionais na área da saúde pode ser uma solução para alertar a população dos transtornos apresentados, podendo assim ajudar as pessoas necessitadas. “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer” – Mahatma Gandhi.

Outros materiais