Buscar

FICHAMENTO PARAISO DESTRUÍDO

Prévia do material em texto

FICHAMENTO – º PERÍODO 2014-1
COLEGIADO DE DIREITO – Faculdade AGES
COLEGIADO DE DIREITO
“HISTORIA DO DIREITO E ANTROPOLOGIA JURÍDICA”
	ALUNO
DILSON DE SOUZA JUNIOR
	TURMA
2ºcal
FICHAMENTO
“PARAISO DESTRUÍDO” 
Fichamento apresentado no curso de Direito da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina HISTORIA DO DIREITO E ANTROPOLOGIA JURÍDICA, sob a orientação da Professora PAULO GOMES DE LIMA JR.
 PARIPIRANGA/2014-1
CREDENCIAIS DO AUTOR
 Padre Bartolomé de las Casas (Sevilha, 1474 — Madrid, 17 de julho de 1566) foi um frade dominicano, cronista, teólogo, bispo de Chiapas (México) e grande defensor dos índios, considerado o primeiro sacerdote ordenado na América.
 Conhecido em português como Frei Bartolomeu de las Casas, era filho de um comerciante modesto de Tarifa, participou da segunda viagem de Cristóvão Colombo. Havia feito estudos de latim e de humanidades em Salamanca. Partiu para a ilha de Hispaniola ou La Española na expedição de Nicolás de Ovando, em 1502 ou 1503, chegando em 15 de abril. Como a maioria, Bartolomeu estava motivado pelo espírito aventureiro e explorador de riquezas, logo se adaptando ao estilo de vida dos colonizadores. No início, aceitou o ponto de vista convencional quanto à exploração da população indígena. Também participou dos ataques contra as tribos, e os escravizava em suas plantações.
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolom%C3%A9_de_las_Casas acesso:30/04/2014
 RESUMO DA OBRA 
 A obra mostra como a iguinorancia e a gancia pode levar as pessoas dar fim a uma cultura de grade valor para a sociedade que o homem tem à capaidade de destruir os seus iguais e de forma cruel e assim deixando de lado sua umanidade.
 E que uma vez um paraisso destrido jamais sera recontruido pois ali tinha uma historia que influencio no nacimento de uma cultura que foi dertrida pela desumanidade dos espanhoes.
 Fazer o justos e certo sempre foi o mais dificio para as pessoas mais quando é feita a justiça os homens se tornão humanos, e isso os espanhois não forão para com os indios. 
 CITAÇÕES POR CAPÍTULO
 PARECER POR CAPÍTULO 
Capítulos I, II, III
(...) “Depois de muitos outros abusos, violências e tormentos a que os submetiam, os
 índios começaram a perceber que esses homens não podiam ter descido do céu.” .(p32)
(...) “Os espanhóis se apoderaram desse rei com grande sutilidade e astúcia enquanto ele estava em sua casa sem suspeitar de nada.”.(p37)
(...) “tendo morrido todos sem fé e sem sacramentos” (...) .(p39)
Os índios foram ludibriados e subjugado de forma violenta que os levou a uma destruição das sua liderança ate mesmo a sua cultura religiosa foi agredida.
Capítulos IV, V, VI 
(...) “Quando os índios desta Ilha foram submetidos à mesma escravidão e calamidades em que jaziam os da ilha espanhola e que se viram morrer e perecer sem remédio algum começarão alguns a fugir para as montanhas e outros de desespero se enforcavam.” (...) .(p42)
(...) “Os que não foram mortos reduzira-nos à escravidão.” .(p47)
(...) “e a carestia foi tão grande que uma mulher desvairada de fome mato o filho para come-lo.” (p50)
A humilhação foi tão grade sofrida pelos índios que esfacelarão a sua honra, a um ponto de que abrissem mão de suas vidas e os levando a insanidade pois sofrimento foi grade demais. 
Capítulos VII, VIII, IX
(...) “para melhor dizer, durante essas invasões de tiranos cruéis ” (...) .(p53)
(...) “Entre outros assassinatos e massacres praticaram também o seguinte, numa vila grande, onde havia mais de trinta mil lares ” .(p53)
(...) “Matava de trabalho a uma infinidade de índios que obrigava a fazer navios, que depois conduzia do mar do Norte ao mar do Sul. ” (...) .(p63)
As humilhações e violência feitas pelos Espanhóis, foi de forma estratégica para manter a superioridade sobre os índios. 
Capítulos X, XI, XII
(...) “Entre varias outras cousas, ordenou injustamente que se estigmatizassem como escravos quatro mil e quinhentas almas, homens mulheres e crianças, isto sem contar uma infinidade de outras atrocidades que não foram levadas em conta” (...) .(p67)
(...) “ Deixando de parte as crueldades inauditas e infinitas que fizeram nesse reino homens que se dizem cristãos” .(p71) 
(...) “Os índios que estão em guerra. Vendo o tratamento que se dá aos índios que estão em paz, preferem morrer duma só vez a suportar mortes sob jugo dos espanhóis. ”.(p77)
 
Os espanhóis vão contra as suas ideologias religiosas e Agora já sobre o controle deles, os índios escravizados são oprimidos e de nada vale a ideia crista de amor ao próximo.
Capítulos XIII, XIV, XV
(...) “ali o espanhóis praticarão saques, pilhagens e crueldades enormes ” .(p84)
(...) “E o próprio capitão me disse que nem seu próprio pai, nem sua própria mãe dado o tratamento que lhe dispensaram esses índios ” .(p87)
(...) “Por fim esse tirano morreu de morte má e seu exército se desfez. ” (...) .(p)
 
O descaso como o ser humano e passada de uma maneira que só um mostro cruel e desumano poderia ter, essa manqueis destruir a vida das pessoas em busca de riqueza, mais o fim dos gananciosos jamais vai ser o mais feliz. 
Capítulos XVI, XVII, XVIII
(...) “Em virtude dessa infeliz viagem ele e os outro torceram ” .(p97)
(...) “Que se julgue neste momento que gente era essa, qual era o amor tinha aos cristãos e de que feito acreditava ser esse Deus que diz se bom e justo” .(p102)
(...) “E para ali vão eles para tornar-se ricos e grãos senhores como os outro, causa que nao pode fazer sem perder, roubar e diminuir os índios”.(p 103)
A hipocrisia que eles tinham erra capais de ir contra sua ideologia de Deus bom e justo só para obter riqueza.
Capítulos XIX, XX
(...) “ Quanto as crueldades notáveis cometidas contra essa gente por aqueles que se dizem cristãos” (...) .(p)
(...) “ Todas essas cousas diabólicas estão provadas, no processos que os tiranos se moveram uns contra os outros” (...) .(p111)
A ganacia dos tiranos faz nos entendimentos dos espanhoes a vizão de justo toda a injustiças contra os indios. 
PARECER CRÍTICO 
 A forma que é retratada a injustiça, nos mostra o porquê devemos ter direitos e garantias fundamentais e direitos humanos, pois esses direitos faz com que os homens se distanciem da ideia da guerra de todos contra todos e assim dando fim a injustiça e evitando que a ignorância acabe dando fim a culturas magnificas de grade valor para à humanidade. 
 É importante saber ate onde vai o ser humano, é dotado de inúmeras ideias de crueldade, vemos que a ganancia pode transformar um homem em um psicopata terrível.

Outros materiais

Perguntas Recentes