Buscar

DOLORES.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DOLORES, 43 anos, mãe da adolescente JANAÍNA, de 16 anos, flagra a menina, sozinha, chorando em seu quarto. Instada a explicar o motivo de sua tristeza, a jovem relata à mãe que, por duas semanas consecutivas vem sendo assediada por FELISBERTO... Dolores responderá por Homícidio Qualificado Art. 121§2º,IV, pela surpresa que reduz a capacidade de defesa da vitíma, pois Dolores atirou pelas costas não dando a possibilidade de resistência a vitíma. HORTÊNCIA, maior, que fora vítima de estupro perpetrado com violência real, interrompeu ela mesma, na sua própria residência, a gravidez resultante do crime contra a liberdade sexual... Ambos respondem pelo delito do Art. 124, Hortência como autora do 124 e Alexandrino como participe do Art. 124. Não se aplica o Art. 127, embora tenha ocorrido lesão corporal grave pois trata-se de autolesão. ERIOSVALDO convence MARIOSCLEIDE a suicidar-se pulando de um prédio de vinte andares. A mulher, convencida, pula vindo.: Eriosvaldo responderá pelo delito do Art. 122, caput e Marioscleide responderá pelo delito do Art. 124 c/c Art.14, II, por dolo eventual. Copacabana, TONICO, com o nítido propósito de ofender, afirmou a diversos amigos que ABRAVANEL, também presente à conversa, havia, dois meses Esta errada em razão de que suicidio não é crime, assim a capitulação correta é apenas o delito de difamação
AFRÂNIO E IDALINA são colegas de trabalho há mais de três anos; trabalham num mesmo setor de uma grande empresa de mineração em Belo Horizonte. IDALINA é Não, pois o tipo penal do Art.154-A não prevê o crime a conduta realizada por Afrânio, pois não houve invasão de dispositivo informático, podendo caracterizar crime contra a honra, dependendo do tipo de exposição que for feito Cássio, assíduo cliente do Supermercado “Prime”, quando se encontrava promovendo suas compras do mês, foi surpreendido pelo anúncio sonoro acerca de uma Prevalesce o entendimento de que o furto protege a propriedade, a posse e a detenção mesmo que precárias, assim Cremilda no alto dos seu 73 anos, responde pelo crime de furto.
RODINEI, sócio majoritário de uma transportadora que presta serviços para Souza Cruz... TALLES, 17 anos e DANILO, 28 anos RESPOSTA: Art 157, caput e § 2, I, II e V. O docente deve trabalhar com as majorantes do crime de roubo, salientando que para a “vítima em serviço de transporte de valores”, é imprescindível, segundo melhor doutrina, que esta tem de estar a serviço de alguém, o que não consistiu a hipótese aventada; discutir sobre a privação de liberdade, distinguindo se é necessária e breve ou desnecessária e longa a fim de avaliar se é caso da incidência da majorante ou concurso com crime de seqüestro. Por fim, analisar o concurso de pessoas, ainda que haja inimputáveis compondo o conjunto.
Qual a conseqüência do ressarcimento integral e voluntário, antes do recebimento da denúncia, do prejuízo sofrido pela vítima,? A questão versa sobre a súmula 544 do STF. A jurisprudência afirma que a Súmula 554 do STF aplica-se unicamente para o crime de estelionato na modalidade de emissão de cheque sem fundos (art. 171, § 2º, VI). Assim, a referida súmula não se aplica ao estelionato no seu tipo fundamental (art. 171, caput), que consiste na hipótese do caso analisado. Desse modo, mesmo tendo pago integralmente o valor do cheque, o Promotor de Justiça irá denunciar o agente e a ação penal contra ele prosseguirá normalmente. (STJ. 5ª Turma. HC 280.089-SP, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 18/2/2014). Ao caso concreto poderá incidir a diminuição de pena do art. 16 do código penal (arrependimento posterior).
 Polícia Civil investiga estupro de menina de 9 anos em Bento Gonçalves A criança pediu socorro para moradores no bairro Licorsul, A Polícia Civil ...a) A figura da vulnerabilidade passou a ser absoluta ou ainda pode ser tratada como relativa? Prevalesce o entendemento que a vulnerabilidade passou a ser absoluta, ou seja, não admite prova em contrário desde que comprovado a situação de vulnerabilidade descrita no Art. 217-A, CP. b) Qual é o tipo de ação penal quando se tratar de crime de estupro se da violência resultar lesão corporal grave ou morte? (CP, art. 213 §§ 1º e 2º)De acordo com a súmula 608 do STF, a ação é pública incondicionada. ANA BELLA, 32 anos, mãe de MARVILLE, 11 anos, NAÍRA, 15 anos e ABRILINDA, 16 anos, tomou conhecimento de que APOLINÁRIO... 1) Quanto a MARVILLE, APOLINÁRIO a assediava... 2) Quanto a NAÍRA, APOLINÁRIO a induzia para que ...CLAUDIOBERT... 3) Quanto a ABRILINDA, APOLINÁRIO a fez..?ganhar uns trocados? No que se refere a MARVILLE, APOLINÁRIO responde por mediação de menor vulnerável para satisfazer a lascívia de outrem, no termos do CP, art. 218. No que se refere a NAÍRA, APOLINÁRIO responde também por mediação de menor vulnerável para satisfazer a lascívia de outrem nos termos do CP, art. 218 e LAUDIOBERTO responde por estupro de vulnerável (CP, art. 217-A). Quanto à comunicabilidade deste último delito a APOLINÁRIO a doutrina diverge: majoritariamente se entende que se os atos praticados forem considerados como práticas sexuais contemplativas, exibicionistas ou expositivas, o mediador responde apenas pelo artigo 218. No entanto, caso haja conjunção carnal ou ato libidinoso diverso da cópula normal, realizado pelo destinatário da atividade criminosa do mediador, (o que consistiu na hipótese do caso concreto), este (APOLINÁRIO) também responde por esse resultado (estupro de vulnerável).No que se refere a ABRILINDA, APOLINÁRIO responde por favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, nos termos do CP, art. 218-B Quanto a ANA BELLA, por se tratar de agente garantidora e de sua respectiva omissão, responderá pelos resultados em concurso com APOLINÁRIO.
MARIOSVALDO, 30 anos, mantém um relacionamento amoroso com SUELEN há dois anos. Apaixonado por sua amada, MARIOSVALDO pretende casar-se com ela, no entanto, teme que sua namorada saiba que, quando contava com 20 anos de idade, no interior do Estado do Pará foi casado com FLORENTINA... Cuida de crime de Bigamia, previsto no CP, art. 234, envolvendo, necessariamente, cometimento de crime anterior de falsidade ideológica (CP, art. 299). Caracterizando crimes de fusão, que são aqueles em que a ação criminosa neles prevista é iniciada após a ocorrência necessária de crime antecedente havendo, portanto, a existência de dois crimes. Ainda que s sustentem o concurso de crimes, há autores, como Luiz Regis Prado, que advogam a tese da solução do conflito pelo critério da consunção em que o crime-fim (bigamia) absorve, portanto, o crime-meio (falsidade ideológica), ainda que possa trazer a incoerência de um crime sancionado menos severamente (hipótese de bigamia tentada) ser absorvente de um crime mais grave (falsidade ideológica consumada).
Depois de colocar gasolina sobre parte de amontoado de madeiras velhas em seu quintal que pretendia incendiar, CÁSSIO... 1) Agiu corretamente o Promotor de Justiça? Não. Por uma questão topográfica só se aplica as majorantes do parágrafo primeiro do art. 250 do CP, caso tratar-se de incêndio doloso, uma vez que a forma culposa encontra-se no parágrafo posterior, ou seja, parágrafo segundo. Caso alguma pessoa (terceiro) viesse a sofrer lesão corporal influenciaria na adequação típica? Na ocorrência de um desses resultados seriam aplicadas as “formas qualificadas” de crime de perigo comum insertas no art. 258 do código penal, previstas, inclusive, para crimes culposos. 
No final do ano letivo de 2015, alunos universitários de uma determinada Instituição de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro,... Ao caso aventado não há que se falar no cometimento de crime do art. 287 do código penal, isso porque já há decisão do STF em sede de ADPF 187 que é legítima a reunião de pessoas para manifestarem publicamente sua posição em favor da legalização das drogas (marcha da maconha). Além disso, também só se pode cogitar de existência desta figura penal quando a conduta se relaciona a fato criminoso ou autorde crime, afastando, assim, o delito na hipótese de referência a contravenção penal. CARLOS ALBERTO, pessoa de notável habilidade, em sua cidade, de falsificações, conversando com seu amigo ATANAÍDE,... Prevalesce o entendimento em nossos tribunais, que não são aplicaveis os princípios da insignificância e da lesividade ao crime de moeda falsa, mesmo que seja atribuido valor menor ao papel-moeda falsificado. há possibilidade tambem de absorção do delito de petrechos de falsificação pelo de moeda falsa. Quanto ao crime de petrechos de falsificação (CP, art. 294), a possibilidade de ficar absorvido pelo crime de moeda falsa. ADALBERTO, no interior de um supermercado, foi flagrado por um funcionário apanhando no chão um cartão de crédito/débito... Trata-se de discussão trazida acerca da consumação/tentativa do crime de falsificação de documento particular (CP, art. 298). De regra, consuma-se o delito no momento e que ocorre a contrafação, total ou parcial, ou alteração do documento particular.

Outros materiais