Buscar

Origem do petróleo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Origem do petróleo 
 O petroleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. É uma substância inflamável, oleosa e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de hidrocarbonetos.
 Sua cor varia segundo a origem, oscilando entre negro e o âmbar. Os povos antigos conheciam o petróleo como o asfalto e o betume. Já na pré-história surgiram referências indicando que o petróleo era conhecido do homem. Os egípcios, por exemplo  utilizavam-no para o embalsamamento de mortos 
Extração do petróleo 
Para realizar a extração do petróleo , são necessários três passos básicos: Prospecção, perfuração e extração. 
 prospecção:é feita a localização de bacias sedimentares, através da análise detalhada do solo e do subsolo através de equipamentos como gravímetros, os geólogos podem analisar as condições e localizações de bacias sedimentares na superfície.
 perfuração: são descobertas as jazidas de petróleo e são realizadas as marcações com coordenadas GPS e boias marcadoras, posicionadas sobre a água do mar. Se a análise é feita na terra, é realizada a perfuração do solo de um primeiro poço, considerando a perfuração de outros poços quando o petróleo é identificado e quando a extração é avaliada como viável economicamente.As perfurações são feitas em terra por meio de sondas de perfuração, enquanto no mar, são realizadas por meio de plataformas marítimas.
 extração: o petróleo é encontrado acima da água salgada contando com uma camada gasosa de alta pressão logo abaixo do mesmo. Quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar até a superfície graças à pressão do gás, diminuindo o bombardeamento de petróleo para a superfície e garantindo que o material seja extraído com total segurança por meio de bombas em plataformas e outros equipamentos especiais.
REFINO
O petróleo bruto como sai do poço, não tem utilidade. Para utilizá-lo, é preciso quebrá-lo em seus diversos componentes, processo que é chamado de refino ou destilação fracionada. Para isso, aproveitam-se os diferentes pontos de ebulição das substâncias que compõem o óleo, separando-as para que sejam convertidas em produtos finais. Esse processo é dividido em três etapas :
Destilação - é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível há um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo.
Conversão – é o processo que transforma as partes mais pesadas e de menor valor do petróleo em moléculas menores, dando origem a derivados mais nobres. Isso aumenta o aproveitamento do petróleo.
Tratamentos – são os processos voltados para adequar os derivados à qualidade exigida pelo mercado. Em um desses processos, por exemplo, é feita a remoção do enxofre.
Fontes alternativas de energia
São aquelas que se apresentam como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia (petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral principalmente). As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental.
Energia das Marés
A energia das marés é a obtida das marés oceânicas e é convertida em energia. É alcançada por meio da instalação de turbinas de maré subaquática que captura o movimento das marés.
Por esse motivo, ela tem que estar localizada em um lugar com alta atividade de maré. Apesar da boa mecânica, este tipo de energia sofre com seus custos elevados. Uma das bem mais sucedidas estações de energia das marés é encontrada na França, localizada na foz do rio La Rance.
Energia das Ondas
A energia das ondas é obtida pela determinação de geradores de energia na superfície do oceano. O vento na superfície do oceano gera as ondas. A energia do vento é então transferida para ondas, e os geradores capturam esta energia.
Outros fatores envolvidos na geração da energia incluem velocidade da onda e densidade da água. A tecnologia de energia das ondas está ainda em sua fase experimental.
Energia Solar
A energia solar é a derivada da captura da luz solar em painéis solares. A luz solar é então convertida em eletricidade. Uma vez que o sol se põe à noite, a energia gerada é então armazenada em um meio termo de armazenamento, ou transmitida para uso imediato.
O custo operacional de uma usina de energia solar tem caído e agora, mais e mais países estão empregando o uso da energia solar. O uso da energia solar está previsto a gerar uma porcentagem considerável de produção de eletricidade até 2050.
Energia Eólica
O vento é uma fonte de energia muito eficiente, já que é muito consistente pelo planeta. A energia eólica é obtida das turbinas eólicas que extraem energia do fluxo de ar.
Esta é uma fonte alternativa de energia muito boa, já que é renovável, de baixo custo, e não produz gases de efeito estufa. Mais países estão descobrindo o potencial da energia eólica e as saídas de produção de parques eólicos têm aumentado rapidamente.°
Hidroeletricidade
A hidroeletricidade é criada por hidrelétrica. A água de fluxo veloz produz energia através de barragens ou usinas hidrelétricas e é então convertida em eletricidade. É o método de geração de energia que é amplamente usado no mundo.
Quase todos os países têm usinas hidrelétricas e está gerando uma grande parte do fornecimento de energia global. A energia hidrelétrica é também livre de gases de efeito estufa e é uma boa alternativa para combustíveis fósseis.
Energia Radiante
A energia gerada da radiação eletromagnética é chamada de energia radiante. As fontes de energia radiante podem incluir raios-x, raios gama e calor. Nikola Tesla desenvolveu um sistema para capturar energia radiante usando uma antena e condensador.
O calor do sol é transmitido através de ondas eletromagnéticas. Uma grande quantidade de pesquisa está sendo realizada para ver o potencial da energia radiante, como uma fonte de energia confiável e renovável.°
Energia Geotérmica
A energia geotérmica é a energia gerada do calor interno do planeta. Este calor do núcleo da Terra então produz energia para girar as turbinas para produzir eletricidade.
O conteúdo de calor no interior do planeta é muito alto, capaz de derreter algumas rochas. A energia geotérmica é uma fonte alternativa sustentável boa e somente uma pequena parte do conteúdo do enorme calor da Terra é usada.
Biomassa
A biomassa é obtida da matéria orgânica que armazena energia. Neste caso, é de plantas que armazena energia do sol através da fotossíntese. Os animais e seus resíduos podem também ser usados se comerem estas plantas.
A biomassa é obtida através da combustão ou por converter em biocombustível. A biomassa é amplamente usada atualmente, por causa de sua natureza sustentável e relativamente baixo custo.
Gás Natural Comprimido
A maioria do gás natural é combustível fóssil e é, portanto, uma fonte de energia não renovável. Este gás natural, no entanto, pode ser comprimido e armazenado em alta pressão para formar gás natural comprimido.
E são essencialmente biogás e, portanto, podem ser derivados de aterros conforme os resíduos decompõem. A produção de metano poderia também adubar do setor animal, em operações de gado ou de tratamento de águas residuais. Um grande número de países agora usa gás natural comprimido para seus veículos.
Energia Nuclear
Ao dividir um átomo, um processo chamado fissão nuclear, a energia nuclear é formada. No momento, a energia nuclear se tornou uma das principais fontes de eletricidade em todo o mundo.
Um grande número de países agora tem vários reatores nucleares em operação, com vários outros buscando iniciar seu programa nuclear em um futuro próximo. Incidentes como o de Chernobyl levanta preocupações de segurança em relação às usinas nucleares.
http://top10mais.org/top-10-fontes-alternativas-de-energia-renovaveis/http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/refino/
www.colegioweb.com.br
www.suapesquisa.com
tecnicoemineracao.com.br

Outros materiais