Buscar

FICHAMENTO herminêutica constitucional DILSON DE SOUZA JUNIOR

Prévia do material em texto

FICHAMENTO – º PERÍODO 2014-1
COLEGIADO DE DIREITO – Faculdade AGES
COLEGIADO DE DIREITO
“PROCESSO CONSTITUCIONAL”
	ALUNO
DILSON DE SOUZA JUNIOR
	TURMA
2ºcal
FICHAMENTO
“HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL” 
Fichamento apresentado no curso de Direito da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina PROCESSO CONSTITUCIONAL, sob a orientação da Professora.
 PARIPIRANGA/2014-1
CREDENCIAIS DO AUTOR
 Peter Haberer (nascido em 13 de maio, 1934 em Göppingen , Baden-Württemberg ) é um jurista alemão, especializado em direito constitucional. Häberle é filho de Hugo Häberle, um médico, e Ursula Häberle (née Riebensahm).
Häberle estudou direito em Tübingen , Bonn , Freiburg im Breisgau e Montpellier . Em 1961 ele recebeu seu médico juris sob a supervisão de Konrad Hesse na Faculdade de Direito, Freiburg. Sua tese, intitulada "Die Wesensgehaltgarantie des Art. 19 Abs. 2 Grundgesetz" , tornou-se tanto influente e controverso. 
Em 1970 Häberle alcançou sua habilitação em Freiburg im Breisgau com um trabalho sobre "Öffentliches INTERESSE als juristisches Problem" (ou seja, o interesse público como um problema legal). Após substituição de professor em Tübingen ele se tornou um professor de de Direito em Marburg si mesmo. Mais tarde mudou-se para as Universidades de Augsburg e Bayreuth . Ele serviu brevemente como professor visitante na Universidade de St. Gallen (1982-1999).
As obras de Häberle foram traduzidos para 18 idiomas. Ele foi homenageado por um internacional Festschrift para o seu 70 º aniversário.
Muito parecido com o seu professor acadêmico Hesse, Häberle está na tradição do Rudolf Smend escola de pensamento. Ele reconheceu publicamente este fato em muitas de suas obras. 
Em 1994, Peter Haberle recebeu o doutorado honorário da Faculdade de Direito da Universidade Aristóteles- Thessaloniki, em 2000, 2003 e 2007 a ​​partir das respectivas faculdades em Granada, da Universidade Católica de Lima e da Universidade de Lisboa. Em 2005 da Universidade de Brasília concedeu-lhe com um doutoramento honoris causa. Outras homenagens foram entre outros: o "Grande oficial da República da Itália" ordem, as medalhas de honra dos tribunais constitucionais em Roma e Lima, o Alemão e a cruz bávara de mérito.
http://en.wikipedia.org/wiki/Peter_H%C3%A4berle Acesso: 31/03/2014 
RESUMO DA OBRA 
 Heberer, mostra uma visão que prevalecer na justiça de forma inteligente pois sem essa sabedoria não teria como fazer uso das leis e menos ainda elaborar boas normas, seria impossível a segurança sem que; fosse proporcionada pelas leis. 
 Promover a justiça é algo fundamental para os operadores do direito, e tendo eles o poder do estado nas mão de forma alguma devem utilizar para benefício próprio, e é fundamental que eles saibam usar as leis de acordo com as necessidades da sociedade naquele momento e que as interpretações sofram as devidas mudanças para uma boa aplicação dos entendimentos normativos.
 É deve ser dor interesse das pessoas entender os seu direitos e seus deveres pois com isso dificilmente sofrerão punições ou deixaram passar seus direitos sem dele utilizar. 
CITAÇÕES POR CAPÍTULO
 PARECER POR CAPÍTULO 
Capítulo I
 (...) "apenas depois de terem pervagado por muito tempo em meio ao erros mais 
 prejudiciais"(p15)
(...)"direito do gênero humano e da verdade invencível, contribuí para salvar da morte atroz algumas das trêmulas vítimas da tirania ou da ignorância"(p18)
A importância de boas leis, para que se tenha bons julgamentos e a utilidade de leis severas de mais para que não seja prejudicial ao povo.
 Capitulo II
 (...)"em estado selvagem, foram forçados a agrupar-se"(p18)
 
 (...)"As leis foram as condições que agruparam os homens"`(p18)
 
 (...)"a segurança e maior liberdade o soberano propiciar aos súditos."(p20)
 
 Esse poder de fato que é o poder de punir, que para o nosso Estado como o único 
 detentor desse poder ius puniendi para assim haver uma melhor tutela dos direitos 
 e organização do estado.
 Capitulo III
 (...)"nenhum magistrado pode, mesmo sob o pretexto do bem público, aumentar a 
 pena pronunciada contra o crime de um cidadão."(p20) 
 O abuso do poder seria desastroso para a sociedade levaria a perda da liberdade e 
 proliferaria a injustiça.
 
 Capitulo IV
 (...)"veríamos os mesmos delitos punidos diferentemente em épocas 
 diversas"(p23)
 
 (...)"As leis tomam sua força da necessidade de guiar os interesses particulares 
 para o bem geral"(p22)
 
 É importante que tenhamos uma boa interpretação das leis para que ela venha a 
 se adequar as necessidade da época. 
	
 Capitulo V
 (...)” Quantos mais homens o lerem, menos delitos haverá” (p24)
 A grande importância no conhecimento das leis pelo povo para que tenhamos 
 menos delitos, a consciência do dever é peça fundamental para efetivação das 
 normas.
PARECER CRÍTICO
A astucia anda junto da justiça pois delas os profissionais do direito devem usar não separadamente, como isso teremos normas fortes e com aplicabilidades voltada para a justiça. Se deixarmos a injustiça prevalecer nas norma jamais teremos igualdade em nossa sociedade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes