Buscar

trabalho jucelia estagio

Prévia do material em texto

�PAGE �
 Várzea Grande –MT
 2017 
agradecimentos
Agradeço a Deus em primeiro lugar, a sua direção de ter acreditado em mim, por se fazer presente em todos os momentos, por me ter dotado de saúde, sabedoria e disposição para alcançar mais uma vitória em minha vida. Agradeço aos meus pais, agradeço também a minha família por estar ao meu lado todo esse tempo me dando força, apoio e confiança.
Ao Orientador. Agnaldo Pereira
Aos professores que contribuíram André juliano machado, Antonio Ricardo catânio, Regis Garcia e Eduardo Camargo de aguiar.
ReSUMO
Para se criar uma empresa há necessidade de um estudo profundo de suas particularidades.
Deve ser analisado vários fatores, principalmente a carga tributária, que é um dos fatores mais importantes, uma boa escolha tributária pode trazer uma série de resultados positivos para empresa. Ambiente, verificando se o negócio vai ser rentável. No entanto o trabalho apresentado será d e uma empresa de comercio de confecções, pelo regime tributário lucro real trimestral, pelo regime não acumulativo.
Os colaboradores foram selecionados de acordo com os testes submetidos e os salários conforme convenção coletiva do sindicato próprio.
Tivemos dentro das atividades para montagem da empresa as Memórias de cálculos; Folhas de pagamentos, Demonstrações Contábeis com suas análises e relatórios explicativos, balancete de verificação, DRE e Relatórios de Execução Orçamentária, e de Gestão Fiscal. 
No entanto, uma empresa para manter no mercado precisa ser qualificada e possuir uma boa estrutura, para passar aos seus clientes confiança e sempre uma boa imagem. 
SUMÁRIO
11 INTRODUÇÃO	�
12 DESENVOLVIMENTO	�
12.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA	�
12.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária	�
12.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária	�
12.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária	�
13 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO	�
13.1 EXEMPLO DE GRÁFICO	�
13.2 EXEMPLO DE FIGURA	�
13.3 EXEMPLO DE QUADRO	�
13.4 EXEMPLO DE TABELA	�
14 CONCLUSÃO	�
1REFERÊNCIAS	�
1APÊNDICES	�
1APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados	�
1ANEXOS	�
1ANEXO A – Título do anexo	�
��
INTRODUÇÃO
O trabalho de conclusão de curso procura demonstrar para os novos e futuros empreendedores a melhor forma de constituir uma empresa, pois a falta de conhecimento dos empreendedores leva as empresas a não alcançarem seus objetivos desejados e infelizmente uma grande parte chegam ao fracasso no mesmo ano em que é constituída 
Administrar um empreendimento é um trabalho que requer planejamento, afinal não basta apenas abri r uma empresa é necessário que o empreendedor possua orientações e ferramentas que auxiliem em suas obrigações. 
Muitas empresas no Brasil fecham, devido não ter planejado corretamente suas obrigações. 
Existem diversas obrigações tributárias, sociais e contábeis no Brasil. A lei 6.404/76 é a que estabelece as características d as Sociedades por Ações, e esta lei também abrange os outros tipos de empresas, nos aspectos das demonstrações contábeis, entre outros. 
Na constituição de uma empresa a contabilidade se torna uma ferramenta muito importante para a tomada de decisão. As demonstrações contábeis de uma empresa podem avaliar o futuro do patrimônio, a curto e longo prazo assim tomar decisões concretas para garantir além d e sua constituição um plano de negócios eficiente, que certamente vai trazer estabilidade econômica. 
Diante do exposto estre trabalho tem como o objetivo geral promover 
uma pesquisa sobre a constituição de uma empresa identificando os benefícios oferecidos pela tributação baseada n o Lucro Real. Os objetivos específicos se configuram em conceituar os livros contábeis.
Demonstrar os benefícios do enquadramento pelo Lucro Real trimestral. 
Neste trabalho abordaremos estudo das particularidades econômicas da empresa fictícia JUCELIA E ELIETE COMERCIO DE CONFECÇÕES LTDA. E na segunda parte, apresentaremos o projeto de constituição da mesma e em anexo encontra -se os fatos o corridos na contabilidade da empresa. E por fim, são realizadas as considerações finais. 
 
Metodologia do Trabalho
A metodologia da pesquisa define sua classificação, de abertura de uma empresa no ramo de comercio de confecções, o plano de análise e interpretação dos dados e a estrutura do trabalho de conclusão do curso. 
Segundo Diehl e Tatin (2004, p. 47) 
A metodologia pode ser definida como o estudo e avaliação dos diversos métodos com o propósito de identificar possibilidades e limitações no âmbito de sua aplicação no processo de pesquisa cientificam.
 A metodologia permite, portanto, a escolha da melhor maneira de abordar determinado problema, integrando os conhecimentos a respeito dos métodos em vigor nas diferentes disciplinas abordadas. 
Na sequencia apresenta-se a classificação da pesquisa referente ao estudo proposto que é a elaboração de um plano de negócios.
Classificação da Pesquisa Na sequência apresenta-se a classificação da pesquisa quanto a sua constituição formação e regimes tributários.
DESENVOLVIMENTO
Objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro de propósito geral
Usuários primários individuais têm diferentes, e possivelmente conflitantes, desejos e necessidades de informação. Este Comitê de Pronunciamentos Contábeis, ao levar à frente o processo de produção de suas normas, irá procurar proporcionar um conjunto de informações que atenda às necessidades do número máximo de usuários primários. Contudo, a concentração em necessidades comuns de informação não impede que a entidade que reporta a informação preste informações adicionais que sejam mais úteis a um subconjunto particular de usuários primários.
B- Características qualitativas da informação contábil-financeira útil
A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
O processo mais eficiente e mais efetivo para aplicação das características qualitativas fundamentais usualmente seria o que 
Características qualitativas fundamentais
As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.
D-Relevância
A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados. A informação contábil-financeira não precisa ser uma predição ou uma projeção para que possua valor preditivo. A informação contábil-financeira com valor preditivo é empregada pelos usuários ao fazerem suas próprias predições.
E- Representação fidedigna
O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível.
O retrato da realidade econômica completo deve incluir toda a informação necessária para que o usuário compreenda o fenômeno sendo retratado, incluindo todas as descrições e explicações necessárias. Por exemplo, um retrato completo de um grupo de ativos incluiria, no mínimo, a descrição da natureza dos ativos que compõem o grupo, o retrato numérico de todos os ativos que compõem o grupo, e a descrição acerca do que o retrato numérico representa (por exemplo, custo histórico original, custo histórico ajustado ou valor justo). Para alguns itens, um retrato completo pode considerar ainda explicações de fatos significativos sobre a qualidade e a natureza desses itens, fatos e circunstâncias que podem afetara qualidade e a natureza deles, e os processos utilizados para determinar os números retratados.
F- Características qualitativas de melhoria
Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade. As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno.
G- Comparabilidade
Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Diferentemente de outras características qualitativas, a comparabilidade não está relacionada com um único item. A comparação requer no mínimo dois itens.
As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar. 32. Uma informação pode ser relevante, mas a tal ponto não confiável em sua natureza ou divulgação que o seu reconhecimento pode potencialmente distorcer as demonstrações contábeis. Por exemplo, se a validade legal e o valor de uma reclamação por danos em uma ação judicial movida contra a entidade são questionados, pode ser inadequado reconhecer o valor total da reclamação no balanço patrimonial, embora possa ser apropriado divulgar o valor e as circunstâncias da reclamação.
Para ser confiável, a informação deve representar adequadamente as transações e outros eventos que ela diz representar. Assim, por exemplo, o balanço patrimonial numa determinada data deve representar adequadamente as transações e outros eventos que resultam em ativos, passivos e patrimônio líquido da entidade e que atendam aos critérios de reconhecimento.
Uma importante implicação da característica qualitativa da comparabilidade é que os usuários devem ser informados das práticas contábeis seguidas na elaboração das demonstrações contábeis, de quaisquer mudanças nessas práticas e também o efeito de tais mudanças. Os usuários precisam ter informações suficientes que lhes permitam identificar diferenças entre as práticas contábeis aplicadas a transações e eventos semelhantes, usadas pela mesma entidade de um período a outro e por diferentes entidades. A observância dos Pronunciamentos Técnicos, inclusive a divulgação das práticas contábeis utilizadas pela entidade, ajudam a atingir a comparabilidade. 
Deve-se fazer uma distinção entre uma obrigação presente e um compromisso futuro.
 A decisão da Administração de uma entidade de adquirir ativos no futuro não constitui, por si só, uma obrigação presente. A obrigação normalmente surge somente quando o ativo é recebido ou a entidade assina um acordo irrevogável de aquisição do ativo. Neste último caso, a natureza irrevogável do acordo significa que as conseqüências econômicas de deixar de cumprir a obrigação, por exemplo, por causa da existência de uma penalidade significativa, deixem a entidade com pouca ou nenhuma alternativa para evitar o desembolso de recursos em favor da outra parte.
O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Pode também ter a forma de conversibilidade em caixa ou equivalentes de caixa ou pode ainda ser capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de processo industrial alternativo que reduza os custos de produção.
Os benefícios econômicos futuros incorporados a um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. Por exemplo, o ativo pode ser:
(a) usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de bens ou na prestação de serviços a serem vendidos pela entidade;
(b) trocado por outros ativos;
(c) usado para liquidar um passivo; ou
(d) distribuído aos proprietários da entidade.
As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual.
Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.
Demonstrações contábeis elaboradas com tal finalidade satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas, tais como:
Decidir quando comprar, manter ou vender instrumentos patrimoniais;
Avaliar a administração da entidade quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida e quanto à qualidade de seu desempenho e de sua prestação de contas;
Avaliar a capacidade de a entidade pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios;
Avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade;
Determinar políticas tributárias;
Determinar a distribuição de lucros e dividendos;
Elaborar e usar estatísticas da renda nacional; ou
Regulamentar as atividades das entidades.
As demonstrações contábeis são mais comumente elaboradas segundo modelo baseado no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal. Outros modelos e conceitos podem ser considerados mais apropriados para atingir o objetivo de proporcionar informações que sejam úteis para tomada de decisões econômicas, embora não haja presentemente consenso nesse sentido.
Esta Estrutura Conceitual foi desenvolvida de forma a ser aplicável a uma gama de modelos contábeis e conceitos de capital e sua manutenção.
Uma característica essencial para a existência de passivo é que a entidade tenha uma obrigação presente. Uma obrigação é um dever ou responsabilidade de agir ou de desempenhar uma dada tarefa de certa maneira. As obrigações podem ser legalmente exigíveis em consequência de contrato ou de exigências estatutárias. Esse é normalmente o caso, por exemplo, das contas a pagar por bens e serviços recebidos. Entretanto, obrigações surgem também de práticas usuais do negócio, de usos e costumes e do desejo de manter boas relações comerciais ou agir de maneira equitativa. Desse modo, se, por exemplo, a entidade que decida, por questão de política mercadológica ou de imagem, retificar defeitos em seus produtos, mesmo quando tais defeitos tenham se tornado conhecidos depois da expiração do período da garantia, as importâncias que espera gastar com os produtos já vendidos constituem passivos.
Embora o patrimônio líquido seja definido como algo residual, ele pode ter subclassificações no balanço patrimonial. Por exemplo, na sociedade por ações, recursos aportados pelos sócios, reservas resultantes de retenções de lucros e reservas representando ajustes para manutenção do capital podem ser demonstrados separadamente. Tais classificações podem ser relevantes para a tomada de decisão dos usuários das demonstrações contábeis quando indicarem restrições legais ou de outra natureza sobre a capacidade que a entidade tem de distribuir ou aplicar de outra forma os seus recursos patrimoniais. Podem também refletir o fatode que determinadas partes com direitos de propriedade sobre a entidade têm direitos diferentes com relação ao recebimento de dividendos ou ao reembolso de capital.
A constituição de reservas é, por vezes, exigida pelo estatuto ou por lei para dar à entidade e seus credores uma margem maior de proteção contra os efeitos de prejuízos. Outras reservas podem ser constituídas em atendimento a leis que concedem isenções ou reduções nos impostos a pagar quando são feitas transferências para tais reservas. A existência e o tamanho de tais reservas legais, estatutárias e fiscais representam informações que podem ser importantes para a tomada de decisão dos usuários. As transferências para tais reservas são apropriações de lucros acumulados, portanto, não constituem despesas.
Os elementos de receitas e despesas são definidos como segue:
(a) receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais;
(b) despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.
Uma importante implicação da característica qualitativa da comparabilidade é que os usuários devem ser informados das práticas contábeis seguidas na elaboração das demonstrações contábeis, de quaisquer mudanças nessas práticas e também o efeito de tais mudanças. Os usuários precisam ter informações suficientes que lhes permitam identificar diferenças entre as práticas contábeis aplicadas a transações e eventos semelhantes, usadas pela mesma entidade de um período a outro e por diferentes entidades. A observância dos Pronunciamentos Técnicos, inclusive a divulgação das práticas contábeis utilizadas pela entidade, ajudam a atingir a comparabilidade. 
 A necessidade de comparabilidade não deve ser confundida com mera uniformidade e não se deve permitir que se torne um impedimento à introdução de normas contábeis aperfeiçoadas. Não é apropriado que uma entidade continue contabilizando da mesma maneira uma transação ou evento se a prática contábil adotada não está em conformidade com as características qualitativas de relevância e confiabilidade. Também é inapropriado manter práticas contábeis quando existem alternativas mais relevantes e confiáveis.
 Tendo em vista que os usuários desejam comparar a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira ao longo do tempo, é importante que as demonstrações contábeis apresentem as correspondentes informações de períodos anteriores. Limitações na Relevância e na Confiabilidade das Informações Tempestividade
 Quando há demora indevida na divulgação de uma informação, é possível que ela perca a relevância. A Administração da entidade necessita ponderar os méritos relativos entre a tempestividade da divulgação e a confiabilidade da informação fornecida. Para fornecer uma informação na época oportuna pode ser necessário divulgá-la antes que todos os aspectos de uma transação ou evento sejam conhecidos, prejudicando assim a sua confiabilidade. Por outro lado, se para 15 divulgar a informação a entidade aguardar até que todos os aspectos se tornem conhecidos, a informação pode ser altamente confiável, porém de pouca utilidade para os usuários que tenham tido necessidade de tomar decisões nesse ínterim. Para atingir o adequado equilíbrio entre a relevância e a confiabilidade, o princípio básico consiste em identificar qual a melhor forma para satisfazer as necessidades do processo de decisão econômica dos usuários. Equilíbrio entre Custo e Benefício 
O equilíbrio entre o custo e o benefício é uma limitação de ordem prática, ao invés de uma característica qualitativa. Os benefícios decorrentes da informação devem exceder o custo de produzi-la. A avaliação dos custos e benefícios é, entretanto, em essência, um exercício de julgamento. Além disso, os custos não recaem, necessariamente, sobre aqueles usuários que usufruem os benefícios. Os benefícios podem também ser aproveitados por outros usuários, além daqueles para os quais as informações foram preparadas; por exemplo, o fornecimento de maiores informações aos credores por empréstimos pode reduzir os custos financeiros da entidade. Por essas razões, é difícil aplicar o teste de custo-benefício em qualquer caso específico. Não obstante, os órgãos normativos em especial, assim como os elaboradores e usuários das demonstrações contábeis, devem estar conscientes dessa limitação. Equilíbrio 
entre Características Qualitativas 
Na prática, é freqüentemente necessário um balanceamento entre as características qualitativas. Geralmente, o objetivo é atingir um equilíbrio apropriado entre as características, a fim de satisfazer aos objetivos das demonstrações contábeis. A importância relativa das características em diferentes casos é uma questão de julgamento profissional. Visão Verdadeira e Apropriada
Demonstrações contábeis são freqüentemente descritas como apresentando uma visão verdadeira e apropriada (true and fair view) da posição patrimonial e financeira, do desempenho e das mutações na posição financeira de uma entidade. Embora esta Estrutura Conceitual não trate diretamente de tais conceitos, a aplicação das principais características qualitativas e de normas e práticas de contabilidade apropriadas normalmente resultam em demonstrações contábeis que refletem aquilo que geralmente se entende como apresentação verdadeira e apropriada das referidas informações. Elementos das Demonstrações Contábeis 
Demonstrações contábeis retratam os efeitos patrimoniais e financeiros das 16 transações e outros eventos, agrupando-os em classes de acordo com as suas características econômicas. Essas classes são chamadas de elementos das demonstrações contábeis. Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira no balanço são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho na demonstração do resultado são as receitas e as despesas. A demonstração das mutações na posição financeira usualmente reflete os elementos da demonstração do resultado e as mutações nos elementos do balanço patrimonial; assim sendo, esta Estrutura Conceitual não identifica nenhum elemento que seja exclusivo dessa demonstração. 
 A apresentação desses elementos no balanço patrimonial e na demonstração do resultado envolve um processo de subclassificação. Por exemplo, ativos e passivos podem ser classificados por sua natureza ou função nos negócios da entidade, a fim de mostrar as informações da maneira mais útil aos usuários para fins de tomada de decisões econômicas. Posição Patrimonial e Financeira 
 Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial financeira são ativos, passivos e patrimônio líquido. Estes são definidos como segue: (a) Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade; (b) Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos; (c) Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. 50. As definições de ativo 
CONCLUSÃO
Concluímos esta nossa abordagem preliminar de gestão contábeis
Que teve como objetivo o cálculo de custo do produto. A determinação do preço de 
Venda está relacionada com as informações de custos fornecidas como, encargos e tributas. 
A utilização das contas auxiliares se tornou parte praticano 
Desenvolvimento da contabilização, pois são essas contas que auxiliam no processo 
De apuração d os custos evidenciados nos registros contábeis o detalhamento dos 
Custos. Ainda feita uma pesquisa na região sobre a importância do mercado 
Financeiro e de credito no auxilio da gestão industrial.
REFERÊNCIAS
http://momentodeestudar.com.br/resumo-contabilidade-estrutura-conceitual-elaboracao-divulgacao-relatorio-contabil-financeiro-cpc-00/.
ALMEIDA, Alberto Carlos de. Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião. 1 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002. 
BARBETTA, Pedro Alberto. Estatísticas aplicadas às Ciências Sociais. 1 ed. Florianópolis: UFSC, 1994 
BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração financeira. 1 ed. São Paulo: Atlas, 1989. 
CARVALHO, Marly Monteiro. Tese de QFD – Desdobramento da Função Qualidade. Florianópolis: UFSC 1997.
 CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4 ed. São Paulo, 1996. 
CHENG, Lin Chih. QFD: Planejamento da Qualidade. Belo Horizonte: QFCO, 1995.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a realização desta produção textual do estágio supervisionado, foi possível aprofundar os conhecimentos de maneira prática obtidos através do curso. Consideramos a realização do mesmo de grande proveito, uma vez que iremos utilizar estes conhecimentos após formados. 12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2014. Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Disponível em < http://www.cpc.org.br/CPC> Acesso em: 17/10/2017. Conselho Federal de Contabilidade. Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Disponível em < http://cfc.org.br/tecnica/grupos-de-trabalho/cpc/> Acesso em: 18/10/2017. FERNANDES, Carla et al. Análise Financeira - Teoria e prática. 4. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2016. MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 16. ed. – São Paulo: Atlas, 2012. SILVA, José Pereira da. Análise Financeira das empresas. 11 ed. – São Paulo: Atlas, 2012. 13 ANEXOS A: Contrato Social CONTRATO SOCIAL - SOCIEDADE LIMITADA CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO SOCIEDADE LIMITADA 1ª) Dos sócios: 1. SÓCIO 01 e SÓCIO 02. 2ª) Seu objeto social será comércio varejista de artigos do vestuário novos, de qualquer material, tais como: vestidos, blusas, calças, roupas íntimas, uniformes escolares e similares; bem como comércio varejista de acessórios e complementos do vestuário, de qualquer material, tais como: gravatas, cintos, lenços, meias, sombrinha e guarda-chuvas, chapéus, luvas e similares. 3ª) - O capital social será de R$300.000,00 reais, dividido em (300.000) quotas de valor nominal de R$1,00 real, cada uma, subscritas, e 3.1) - integralizadas, neste ato, em moeda corrente do País, pelos sócios: Sócio 01 ..................... no de quotas 150.000 - R$ 150.000,00 Sócio 02 ................... no de quotas 150.000 - R$ 150.000,00 Total.................................. no de quotas 300.000 - R$ 300.00,00 3.2) - que serão integralizadas até 02/01/20XX, em moeda corrente do País, sendo distribuídas conforme segue: Sócio 01 ..................... no de quotas ............. - R$ 150.000,00 Sócio 02 ................... no de quotas ............. - R$ 150.000,00 Total.................................. no de quotas ............. - R$ 300.00,00 4ª) - A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. 5ª) - As quotas são indivisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento do outro sócio, a quem fica assegurado, em igualdade de condições e preço, o 14 direito de preferência para sua aquisição se postas à venda, formalizando, se realizada a cessão delas, a alteração contratual pertinente. 6ª) - A sociedade iniciará suas atividades em 01/01/20XX e seu prazo de duração é por tempo indeterminado. 7ª) - A administração da sociedade caberá ao SÓCIO 01 e ao SÓCIO 02, autorizado o uso do nome empresarial, vedado, no entanto, em atividades estranhas ao interesse social ou assumir obrigações seja em favor de qualquer dos quotistas ou de terceiros, bem como onerar ou alienar bens imóveis da sociedade, sem autorização do outro sócio. 8ª) - Ao término da cada exercício social, em 31 de dezembro, o administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo aos sócios, na proporção de suas quotas (ou se outro ajuste for estipulado), os lucros ou perdas apurados. 9ª) - A sociedade poderá a qualquer tempo, abrir ou fechar filial, mediante alteração contratual assinada por todos os sócios. 10ª) - Os sócios poderão de comum acordo, fixar uma retirada mensal, a título de “pró labore”, observadas as disposições regulamentares pertinentes. 11ª) - Falecendo ou interditado qualquer sócio, a sociedade continuará suas atividades com os herdeiros, sucessores e o incapaz. Não sendo possível ou inexistindo interesse destes ou do(s) sócio(s) remanescente(s), o valor de seus haveres será apurado e liquidado com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado. Parágrafo único: O mesmo procedimento será adotado em outros casos em que a sociedade se resolva em relação a seu sócio. 12ª) - (Os) Administrador (es) declara(m), sob as penas da Lei, de que não est (ao) impedidos de exercer a administração da sociedade, por lei especial, ou em virtude de condenação 15 criminal, ou por se encontrar (em) sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra normas de defesa de concorrência, contra as relações de consumo, fé pública, ou a propriedade. Inserir cláusulas facultativas desejadas. 13ª) - Fica eleito o foro de Cuiabá para o exercício e o cumprimento dos direitos e obrigações resultantes deste contrato. E por estarem assim justos e contratados, assinam o presente instrumento em 2 vias. Cuiabá , 1 de janeiro de 20XX. ________________________ ___________________________ SÓCIO 01 SÓCIO 02 16 ANEXO 2: Termo de Abertura TERMO DE ABERTURA Contém o presente livro 1 (um) páginas tipograficamente numeradas, compondo o livro diário número 001 (um) da empresa XXX LTDA sita à Rua ABC – Cuiabá- MT, com seu contrato social arquivado na Junta Comercial deste Estado sob número 123, inscrita no CNPJ sob número 00.000.000/0001-00. Cuiabá, 02 de janeiro de 20XX. _______________________________ Nome e Assinatura do Administrador CPF: _______________________________ Nome, CRC e Assinatura do Contabilista 17 ANEXO 2: Diário – Lançamentos Contábeis 1 – Pela subscrição do capital social em 02.01.20XX D - Capital Social a Realizar (Patrimônio Líquido) C - Capital Social Subscrito (Caixa) R$ 300.000,00 Histórico: Valor do capital subscrito no valor de R$ 300.000,00, conforme o contrato arquivado na Junta Comercial. AQUISIÇÃO DE BENS 2 – Data do lançamento: 02.01.20XX D – Caixa (Ativo Circulante) Histórico: Integralização de capital social C – Móveis e Utensílios (Ativo Não Circulante) Histórico: Aquisição de móveis e utensílios R$ 17.010,00 3 – Data do lançamento: 02.01.20XX D – Caixa (Ativo Circulante) Histórico: Integralização de capital social C – Equipamentos de informática (Ativo Não Circulante) Histórico: Aquisição de computadores R$ 12.000,00 4 – Data do lançamento: 02.01.20XX D – Caixa (Ativo Circulante) Histórico: Integralização de capital social C – Veículo (Ativo Não Circulante) Histórico: Aquisição de veículo R$ 50.000,00 5 – Data do lançamento: 02.01.20XX 18 D – Caixa (Ativo Circulante) Histórico: Integralização de capital social C – Terrenos (Ativo Não Circulante) Histórico: Aquisição de terreno R$ 60.000,00 6 – Data do lançamento: 02.01.20XX D – Caixa (Ativo Circulante) Histórico: Integralização de capital socialC – Edificações (Ativo Não Circulante) Histórico: Aquisição de edificações R$ 150.000,00 DEPRECIAÇÃO 7 – Data do lançamento: 31.01.20XX D – Despesas de Depreciações de Móveis e Utensílios (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Móveis e Utensílios (Ativo Não Circulante) R$ 142,88 8 – Data do lançamento: 31.01.20XX D – Despesas de Depreciações de Equipamentos de informática (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Equipamentos de informática (Ativo Não Circulante) R$ 200,40 9 – Data do lançamento: 31.01.20XX D – Despesas de Depreciações de Veículos (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Veículos (Ativo Não Circulante) R$ 835,00 19 10 – Data do lançamento: 31.01.20XX D – Despesas de Depreciações de Terrenos (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Terrenos (Ativo Não Circulante) R$ 204,00 11 – Data do lançamento: 31.01.20XX D – Despesas de Depreciações de Edificações (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Edificações (Ativo Não Circulante) R$ 510,00 12 – Data do lançamento: 28.02.20XX D – Despesas de Depreciações de Móveis e Utensílios (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Móveis e Utensílios (Ativo Não Circulante) R$ 141,68 13 – Data do lançamento: 28.02.20XX D – Despesas de Depreciações de Equipamentos de informática (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Equipamentos de informática (Ativo Não Circulante) R$ 197,05 14 – Data do lançamento: 28.02.20XX D – Despesas de Depreciações de Veículos (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Veículos (Ativo Não Circulante) R$ 821,06 15 – Data do lançamento: 28.02.20XX D – Despesas de Depreciações de Terrenos (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Terrenos (Ativo Não Circulante) R$ 203,31 20 16 – Data do lançamento: 28.02.20XX D – Despesas de Depreciações de Edificações (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Edificações (Ativo Não Circulante) R$ 508,27 17 – Data do lançamento: 31.03.20XX D – Despesas de Depreciações de Móveis e Utensílios (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Móveis e Utensílios (Ativo Não Circulante) R$ 140,49 18 – Data do lançamento: 31.03.20XX D – Despesas de Depreciações de Equipamentos de informática (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Equipamentos de informática (Ativo Não Circulante) R$ 193,76 19 – Data do lançamento: 31.03.20XX D – Despesas de Depreciações de Veículos (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Veículos (Ativo Não Circulante) R$ 807,34 20 – Data do lançamento: 31.03.20XX D – Despesas de Depreciações de Terrenos (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Terrenos (Ativo Não Circulante) R$ 202,62 21 – Data do lançamento: 31.03.20XX D – Despesas de Depreciações de Edificações (Conta Resultado) C – Depreciação Acumulada Edificações (Ativo Não Circulante) R$ 506,54
APÊNDICES
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados
ANEXOS
ANEXO A – Título do anexo
Sistema de Ensino Presencial Conectado
nome do cursO
Jucelia Rodrigues da silva Costa
produção textual do estágio supervisionado
Varzea Grande- MT
2017
jucelia rodrigues da silva costa
produção textual do estágio supervisionado
Trabalho apresentado á universidade Norte do Paraná, curso Bacharel Ciências contábeis, como critério de aprovação na disciplina de estágio supervisionado. 
 
 Professor; André Juliano machado,
 Professor; Antônio Ricardo castâneo 
 Professor; Regis Garcia 
 
 Professor; Camargo de Aguiar
 
Dedico este trabalho, a todos meus filhos, esposo, familiares e colegas do curso.

Outros materiais