Buscar

Resenha sobre Africanidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha sobre Africanidades, Currículo e o Ensino - Aprendizagem.
Se refere à cultura brasileira de origem Africana, e a expressão currículo esta associado aos conteúdos a serem ensinados e aprendido, elaborados pelos professores, escolas e sistemas educacionais, e a expressão aprender está intimamente ligada ao aluno no fato de compreender a realidade que está a sua volta, e organizar as informações mental possibilitando assim o seu desenvolvimento intelectual.
Por isso, entendemos que pensar em uma escola pública de qualidade requer questionar a forma como ocorre sua configuração, desde seu financiamento, passando pelos objetivos, as formas pelas quais ocorre a formação de professores. Em nosso entendimento, a compreensão da História da escravidão do negro e do índio, bem como das formas de resistência, poderá contribuir para a luta contra a dominação de classes presentes no cenário contemporâneo.
Caso contrário, negaríamos a História como ciência. Assim sendo, um longo caminho necessita ser vencido para que a escola seja um instrumento de afirmação dos trabalhadores como classe, sem descuidar de questões culturais específicas. A falta de conhecimento das características e das especificidades regionais, em um país com dimensões continentais como o nosso, bem como a desinformação quanto aos referenciais das culturas silenciadas (como os diferentes povos indígenas, negros e imigrantes) nos currículos escolares, contribuem para a consolidação de visões preconceituosas. Neste horizonte, torna-se urgente trazer para a educação escolar a discussão sobre a história e a cultura daqueles que foram excluídos. 
O coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, Antônio Flávio Moreira, considera que a inclusão dos temas no currículo é muito positiva, sobretudo quando se pensa no público que frequenta as escolas públicas, formado por muitas crianças negras. "Trazer para as crianças uma discussão sobre a história e cultura afro-brasileiras é fundamental para que elas percebam que não é só o vencedor que faz a história, que todo o povo tem sua história e que é preciso conhecê-la para entender o presente e pensar o futuro".
Portanto independente das suas origens étnicas, todas possuem história, o que é fundamental é conhecê-las para enfrentarmos os desafios futuros.

Outros materiais