Buscar

Questão 1 comunicação organizacional /sistema de informação genrencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Analise as seguintes frases:
1 - Alô? Tudo bem?
2 – “Uma lata existe para conter algo, mas quando o poeta diz lata pode estar querendo dizer o incontível” (Gilberto Gil)
3 – O governador declarou que irá autorizar o aumento de salário aos servidores estaduais.
4 – “Cante uma canção bonita falando da vida em ré maior” (Oswaldo Montenegro)
Temos, primordialmente, o uso das seguintes funções de linguagem (em ordem):
Nota: 20.0
	
	A
	poética, metalinguística, referencial e fática
	
	B
	fática, metalinguística, poética e referencial
	
	C
	fática, poética, referencial e metalinguística
Você acertou!
Temos, na sequência, a utilização das funções fática, poética, referencial e metalinguística.
	
	D
	referencial, fática, poética e metalinguística
	
	E
	Denotativa, linear, poética e Conativa
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial
O estudo Visual Networking Index, divulgado no Brasil pela Cisco, apontou que o tráfego de dados online no país em 2018 será o dobro do que foi em 2013, o que comprova a ascensão de transmissão de informações entre os internautas. Ainda, segundo a pesquisa, até 2018 o Brasil terá 142 milhões de internautas que estarão conectados por meio de 645 milhões de dispositivos com acesso à internet[1]. Conforme nossos estudos podemos completar as lacunas com os seguintes itens que estão na sequência.
O volume cada vez maior _________ produzidos a todo o momento pelos usuários _____________ originou o fenômeno do Big Data.
O __________ leva os Sistemas de Informações Gerenciais a um novo patamar, sendo o principal desafio conferir significado e utilidade para a imensa ____________ originada ___________.
A partir de uma pesquisa na internet, ___________de busca que são digitadas e _____________clicado são devidamente registrados.
Nota: 20.0
	
	A
	de dados; na internet; Big Data; massa de dados; das redes digitais; as palavras; cada link.
Você acertou!
O fenômeno do Big Data está sendo explorado pelas empresas para monitorar de forma contínua o desempenho dos negócios, para conhecer e estimular potenciais consumidores e para criar modelos preditivos, que sejam  capazes de antecipar as tendências e assim realimentar as estratégias de mercado. As ferramentas de Big Data tendem a elevar os Sistemas de Informações Gerenciais a um novo patamar, sendo o principal desafio conferir significado e utilidade para a imensa massa de dados originada das redes digitais.
	
	B
	das redes digitais; na internet;Big Data; massa de dados; de dados; cada link; as palavras.
	
	C
	de dados; das redes digitais; Big Data; massa de dados; na internet; na internet; as palavras.
	
	D
	das redes digitais; na internet; Big Data; massa de dados; de dados; as palavras; cada link.
	
	E
	de dados; na internet; Big Data; massa de dados; das redes digitais; cada link; as palavras.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Analise as seguintes situações:
- Um jurista é convidado a palestrar em um congresso de Medicina para falar de implicações legais de determinados atos médicos. Sua linguagem é recheada de termos jurídicos, expressões em latim e palavras difíceis. Mesmo sendo considerados muito cultos para os padrões sociais vigentes, vários médicos participantes do congresso não conseguiram compreender na totalidade os temas abordados pelo palestrante;
- Um candidato a prefeito de um pequeno município faz discursos pomposos, com expressões pernósticas e palavras efusivas para conquistar os votos da população. Os mais letrados acham que o político beira ao ridículo, pois algumas expressões são inadequadas ao centro de seu conteúdo. Os iletrados, por sua vez, acham que ele “fala bonito”, mas não compreendem muito bem o que ele quer dizer;
- Um jovem estudante universitário tem um artigo científico aprovado para um congresso nacional e é convidado a apresentá-lo. O congresso acontece em outro estado. A linguagem utilizada pelo estudante em sua apresentação é composta por gírias e regionalismos, de modo que muitas das pessoas presentes ao congresso não puderam compreender o conteúdo em plenitude.
Podemos dizer que, nos três casos, houve ruídos na comunicação, pois os públicos não foram impactados da forma como os emissores pretendiam. Isso ocorreu porque:
Nota: 20.0
	
	A
	O referente (contexto) não era adequado à mensagem.
	
	B
	O canal utilizado não foi o mais adequado e o emissor estava preparado para se fazer entender em todas as opções.
	
	C
	O canal utilizado não foi o mais adequado.
	
	D
	Emissor e receptor não estavam preparados para uma exposição tão rica em detalhes.
	
	E
	Emissor e receptor não partilhavam do mesmo código.
Você acertou!
Os ruídos na comunicação nada mais são do que qualquer elemento que interfira no processo da transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor. Os ruídos podem ser resultados de elementos internos e externos. Existem quatro tipos de ruídos de comunicação sendo eles: físico, fisiológico, psicológico e semântico.
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
A tarefa de se planejar adequadamente as TICs não se resume apenas a definir os tipos de equipamentos ou softwares. Os desafios são muitos e tendem a ficar complexos ao longo do tempo. Vários são os fatores críticos que tem impacto sobre o planejamento e a estruturação de uma área de TIC. Dentre alguns, relacione os itens da coluna da direita com a coluna da esquerda:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1 – 3 – 1 – 3
	
	B
	1 – 2 – 3 – 2 – 3 – 1
	
	C
	2 – 1 – 3 – 1 – 3 – 1
Você acertou!
Vários são os fatores críticos que tem impacto sobre o planejamento e a estruturação de uma área de TIC. Gerenciar os impactos da obsolescência é um grande desafio, ainda mais para empresas que trabalham com estratégias inovadoras e precisam lançar novos produtos constantemente. É necessário que os sistemas contratados desempenhem uma agenda de atualização, tanto para novas características a serem atendidas pelos softwares, quanto para atualizações de segurança ou adequação a equipamentos. As plataformas de software precisam ter alto grau de conectividade e portabilidade, e sistemas mais antigos tem dificuldades em se adequar às novas realidades.
	
	D
	3 – 1 – 2 – 1 – 3 – 2
	
	E
	1 – 2 – 3 – 1 – 3 – 1
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Considere a seguinte situação: 
Uma empresa multinacional tem uma nova norma que precisa ser repassada a todos os colaboradores. Esta norma tem implicações nos serviços que a empresa presta à sociedade, portanto, precisa ser transmitida também ao público em geral. Os responsáveis por transmitir as novidades são os gerentes de Recursos Humanos (para os colaboradores de todo o mundo) e de Relações Públicas (para os diversos públicos externos de todo o mundo, não apenas clientes, mas todos os stakeholders, como parceiros, fornecedores, concorrentes e as sociedades envolvidas).
Como deverá ser feita a comunicação desta nova norma? Avalie as seguintes alternativas e assinale a que mais promoverá efetividade na comunicação:
Nota: 20.0
	
	A
	Os profissionais de RH de cada país em que a empresa tem sede deverão elaborar seus comunicados internos, considerando, na tradução, fidelidade à mensagem original transmitida pela sede da empresa. Da mesma forma, para se comunicar com os públicos externos, os profissionais de Relações Públicas deverão se certificar de que a mensagem a ser enviada seja fiel à mensagem original recebida da sede.
	
	B
	A mensagem para os públicos internos e externos deverá ser a mesma, com tradução literal da mensagem original recebida da sede da empresa.
	
	C
	A mensagem para os públicos internos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos externos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
	
	D
	A mensagem para os públicos externos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos internosdeverá levar em conta as especificidades de cada país.
	
	E
	Tanto os profissionais de RH quanto os de RP das diferentes localidades deverão levar em consideração as diferenças culturais de cada país, bem como as linguagens mais adequadas a cada público, com grau de formalidade e rigidez de acordo com a cultural local e a cultura organizacional desenvolvida em cada unidade da empresa. A mensagem deverá manter a fidelidade ao comunicado original, mas deverá ser adaptada de acordo com cada situação.
Você acertou!
Consideramos que a mensagem a ser transmitida será mais efetivamente interpretada quanto mais adaptada for a seus diferentes públicos. Portanto, os profissionais de RH e RP das diferentes unidades da empresa deverão ter o cuidado de manter o conteúdo original, mas com a perspicácia de adaptar o comunicado aos mais diferentes públicos, pois cada público tem suas próprias características e capacidades de assimilação. Por isso, apontamos a última alternativa como aquela que promoverá maior efetividade na transmissão dos conteúdos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes