Buscar

DIDATICA e curriculo

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA - 
Currículo Escolar E DIDATICA
Questão 1/5
As teorias progressistas começam a se delinear a partir do século XVIII e se constituem como tentativa de buscar respostas aos problemas socioeconômicos advindos dos processos de urbanização e industrialização ocorridos nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. A escola, nesse contexto, é vista como a instituição responsável pela compensação.
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. p.4.
 
Neste momento são empreendidas diversas mudanças educacionais, dentre elas uma importante com relação ao foco do currículo.
Explique qual o novo foco dado ao currículo.
Nota: 20.0
A escola, vista como responsável pela compensação dos problemas da sociedade mais ampla, passa a ter como foco curricular a forma e não mais o conteúdo, ou seja, a preocupação foi centrada na organização das atividades, metodologia, com base nas experiências, diferenças individuais e interesses das crianças (LIVRO BASE, p. 58).
Resposta:
O currículo ao longo de sua trajetória sofreu grandes mudanças,a construção do currículo foi criticado por vários teóricos e filósofos até ser moldado de forma a melhorar o ensino nas escolas.O novo foco dado ao currículo foi de construir uma sociedade baseada na necessidade de que tipo de cidadão precisamos nos dias atuais.
O Currículo era visto como uma simples listagem de conteúdo a ser seguido, e no entanto os críticos mudaram esse pensamento, fizeram do currículo um percurso e ser seguido onde determina como, quando e em que tempo ensinar e quando avaliar. 
O Foco dado ao currículo hoje é visar as necessidades da sociedade , o que realmente precisamos para mudar a sociedade para melhor.A práxis-social do aluno e professor é essencial para por em prática um ensino de qualidade, é fundamental a constante busca do professor em aprender mais, buscar novos conhecimentos lá fora e trazer para a sala de aula para ensino aos alunos.
Questão 2/5
As tendências pedagógicas, formuladas ao longo dos tempos por diversos teóricos que se debruçaram sobre o tema, foram concebidas com base nas visões desses pensadores em relação ao contexto histórico das sociedades em que estavam inseridos, além de suas concepções de homem e de mundo, tendo como principal objetivo nortear o trabalho docente, modelando-o a partir das necessidades de ensino observadas no âmbito social em que viviam.
Sendo assim, o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, principalmente as mais recentes, torna-se de extrema relevância, visto que possibilitam ao educador um aprofundamento maior sobre os pressupostos e variáveis do processo de ensino-aprendizagem, abrindo-lhe um leque de possibilidades de direcionamento do seu trabalho a partir de suas convicções pessoais, profissionais, políticas e sociais, contribuindo para a produção de uma prática docente estruturada, significativa, esclarecedora e, principalmente, interessante para os educandos.
SANTOS, Roberto Ferreira dos. Tendências pedagógicas: o que são e para que servem. Disponível em: < http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html>. Acesso em: 21/12/2014.
 
Com base no texto e nos conteúdos explanados no livro base, apresente duas características de tendências pedagógicas não críticas e suas teorias sobre currículo.
Nota: 16.0
Espera-se que o aluno cite ao menos duas tendências dentre: escola tradicional, a escola nova, escola tecnicista (Livro Base, p. 91-92)
Escola Tradicional:
Conteúdos isolados e disciplinas específicas;
Visa preparar o educando para atuar na sociedade, com base em um ensino enciclopédico desconexo;
Organização curricular enfatiza a quantidade dos conteúdos, que são apresentados de forma fragmentada, estanque, descontextualizados e sem articulação com a realidade prática;
Professor é o detentor do saber e o educando é passivo, que apenas retém as informações transmitidas na sala de aula, memorizando o conteúdo por meio de repetidas atividades de fixação
As normas disciplinares são autoritárias e rígidas.
Escola Nova:
Busca aproximação da realidade do educando com base em uma proposta de elaboração de projetos focada nos interesses apresentados na sala de aula;
Professor é o facilitador da aprendizagem;
O educando é considerado ativo, participativo, construtor de seu conhecimento;
A ênfase curricular está nos processos de aprendizagem, na descoberta e no respeito aos diferentes ritmos;
Preocupação com os melhores métodos para viabilizar o processo de ensino- aprendizagem;
Conteúdos estabelecidos com base na experiência do educando;
Escola Tecnicista:
Exalta a importância do desenvolvimento das competências e das habilidades específicas, excluindo aqueles alunos que não se tornam aptos para as funções produtivas;
Centra-se no melhores recursos de ensino;
O currículo enfatiza o desenvolvimento do pensamento e da ação instrumentais, de modo que o comportamento deve ser "moldado" de acordo com técnicas específicas;
O professor é o técnico do ensino e o educando é apenas o indivíduo para quem se transmite as informações, desconsiderando-se o seu potencial de criar, recriar, de analisar, de refletir;
Conteúdos são baseados em princípios científicos e enfatizados nos módulos e livros didáticos.
Resposta:
As tendencias pedagógicas não criticas não tinham uma visão critica do currículo até então eles aceitavam a maneira como o currículo era feito, os professores queriam participação na sua elaboração , mas nessa fase o professor era somente transmissor e o aluno receptor. As aulas eram cansativas e baseada somente em livros e respostas prontas, Essa fase não critica era Transmissão- assimilação o professor era o centro do processo. O currículo nesta fase era visto como uma listagem de conteúdo a ser seguido, e de fato os professores eram seguidores a risca do currículo.
Questão 3/5
Antônio Flavio Barbosa Moreira elaborou uma tese em 1995, intitulada “Currículos e programas no Brasil”, na qual ele afirma não haver subsídios suficientes para se compreender a “emergência e o conhecimento curricular no Brasil”, bem como considera escassa as publicações sobre a história do currículo no país.
A partir de sua análise Moreira focalizou três períodos:
Primeiro período – dos anos 20 e 30: referente ao surgimento do campo do currículo no Brasil;
Segundo período – do final dos anos 60 aos anos 70: referente à formatação do campo do currículo no Brasil;
Terceiro período: de 1979 a 1987: referente aos debates sobre o currículo e a reconceituação do seu campo.
Há modelos de desenvolvimento do currículo, classificados como paradigmas que influenciaram cada período [...] ele analisou os paradigmas curriculares, classificando-os em: técnico-linear, circular-consensual e dinâmico-dialógico. O Brasil sofreu influencia maior do paradigma técnico-linear. E atualmente o pensamento curricular brasileiro contemporâneo é influenciado pelo paradigma dinâmico-dialógico.
 
MOURA, Cláudia Peixoto de. O curso de comunicação social no Brasil: do currículo mínimo às novas diretrizes curriculares. Porto Alegra: EDIPURS, 2002. p. 30.
 
De acordo com o texto acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro base responda:
Estes diferentes paradigmas (concepções) curriculares se devem a que aspectos? (50%)
Qual a mudança de perspectiva sobre currículo que ocorreu com a passagem das teorias não-críticas de currículo para a tradição critica de currículo? (50%)
Nota: 16.0
Espera-se que o aluno tenha claro que a multiplicidade de conceitos e paradigmas do termo currículo se devem não a diferentes realidades, mas sim as diferentes interpretações que teóricos e escolas teóricas lhe deram; se deve também às diferentes visões filosóficas de mundo, ser humano, história e educação que permeiam o processo educacional e seus sujeitos. (LIVRO BASE, p. 34-35).
 
Com a visão critica de currículo passa-se a compreendê-lo a partir de questões políticas,sociológicas e epistemológicas, ou seja, passa-se a denunciar o poder da hegemonia dominante que se serve da escola para convencer, adaptar e perpetuar a desigualdade social e a se pergunta o “por que” das formas de organização do conhecimento. (LIVRO BASE, p. 34-35; p. 92-93)
Resposta:
Os diferentes paradigmas na construção do currículo se deve em inicio a redemocratização do pais em busca de novos caminhos de melhoria da sociedade em questão, no inicio com as aulas jesuíticas o foco ficava somente na religião sem levar em conta a situação em que se encontrava o pais, eram um ensino atrasado, e em busca de melhoraria para o brasil com a vinda das industrias foi modificado o currículo e as formas de ensino. Após a mudança do currículo a tradição do currículo foi mudando constantemente de forma critica e tudo isso no interesse sempre para melhoria da forma de educar e ensinar e também tendo em vista a sociedade e práxis-social mais ao final.
Questão 4/5
Reafirma-se que Comenius está na origem da escola moderna. A ele, mais do que a nenhum outro, coube o mérito de concebê-la. Nessa empreitada, foi impregnado pela clareza de que o estabelecimento escolar deveria ser pensado como uma oficina de homens; foi tomado pela convicção de que a escola deveria fundar a sua organização tendo como parâmetros as artes.
ALVES, Gilberto. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 64.
 
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique:
Qual a transição histórica presenciada por Comênio na educação? (50%)
Qual a organização do trabalho pedagógico proposto por Comênio? (50%)
Nota: 20.0
Assistiu a transição da interação particular do professor e aluno para um sistema coletivo de ensino: um único professor para vários alunos, neste momento propõem um método para ensinar tudo a todos.
Ele propõe uma organização do trabalho pedagógico centrado em um único professor, obedecendo-se a uma hierarquia de funções, na qual o professor é o “inspetor supremo”.
(LIVRO-BASE, p. 35)
Resposta:
A transição histórica de Comenio foi na fase da escola nova onde houve mudanças na forma de ver o currículo e na sua constituição, Comenio foi o pai da didática e criou a didática magna e a sua forma de ensinar tudo a todos. Comenio teve grande influencia na educação e consigo trouxe vários ensinamentos sobre como ensinar.A organização de comenio era baseada numa didática onde se ensinava de forma que os alunos pudessem participar e aprender de forma mais simples e fácil sem tornar uma aula cansativa e sem aprendizado nenhum.A didatica de Comenio era influente e muitos o apoiaram em suas perspectivas mas também teve os contras.
Questão 5/5
O desenvolvimento e a estruturação de método e das técnicas de ensino e aprendizagem encaminham-se mediante diversos processos, a exemplo da estruturação lógica (de sequencia logica do conteúdo) e sociopsicologica (de elaboração sociocognitiva do conhecimento), que ocorrem nas relações entre professores , alunos, conteúdo e contexto de ensino e aprendizagem. A ligação entre esses processos e sua mobilização poderão ter o enfoque na substância, ou seja, no significado essencial do conteúdo para a escolaridade e a vida. Portanto, para favorecer a aprendizagem, é interessante que o professor focalize questões essenciais e significativas do conhecimento. Esse princípio é comum a todos os métodos, às técnicas e às atividades de ensino e aprendizagem, tanto quanto as suas etapas de ensino e aprendizagem, tanto quanto às suas etapas de previsão e prática.
 
RANGEL, Mary. Métodos de ensino para aa aprendizagem e a dinamização das aulas. Campinas: Papirus, 2005. P. 14.
 
Com base nesta reflexão , nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, explique:
O que são técnicas de ensino? (60%)
Dê exemplos de técnicas usadas em sala de aula. (40%)
Nota: 20.0
As técnicas são instâncias intermediárias, são os componentes operacionais de cada proposta metodológica que viabilizarão a implementação do método em situações práticas.
Exemplos de técnicas: dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, aula expositiva, exercícios, demonstração didática...
(LIVRO-BASE, p. 34)
Resposta:
As técnicas de ensino são formas de ensinar , é como professor vai usar uma tal forma para ensinar um conteúdo. Exemplos de técnicas são grupos de debates onde os alunos estudam o conteúdo e debatem entre os grupos e isso tem o acompanhamento do professor e antes tem uma explicação do conteúdo e no final tem a avaliação do trabalho debate em questão. Outra forma de técnicas de ensino em sala de aula são formados duplas pra discutirem algum tema entre si e após as duplas são tocadas com outras e repassam suas ideias , tudo baseado no acompanhamento do professor e avaliando o processo no final.As técnicas de ensino são auxiliares de ensino para o professor, proporciona ao aluno uma prática e um aprendizado eficiente e eficaz.
PROVA OBJETIVA CURRÍCULO
Questão 1/10
A escola produz efeitos fundamentais no desenvolvimento cognitivo dos alunos, e ainda que ela assuma funções que antes eram de responsabilidade apenas da família e das comunidades locais e religiosas, a grande expectativa social, principalmente dos pais dos alunos, sobre essa instituição está relacionada à aprendizagem (SOARES, 2004). Neste contexto, um grande desafio surge para os profissionais da educação, que devem lutar para que todos os alunos tenham igual oportunidade de aprendizagem e de acessibilidade aos conhecimentos historicamente produzidos. Onde cada indivíduo necessita de suporte que o ajude a suprir suas deficiências e assim construir sua identidade para que possam exercer sua cidadania.
 
GONÇALVES, Renata Barbosa . Materiais didáticos alternativos para o ensino de ciências a alunos com deficiência visual. In DÍAZ, Miguel. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 99. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/170/1/Educacao%20Inclusiva.pdf>. Acesso em: 28/12/2014.
 
Com base na colocação feita por Gonçalves e nos conteúdos abordados no livro-base, sobre a educação inclusiva e as dimensões com que a educação inclusiva colabora. Relacione corretamente cada dimensão a sua característica:
 
Dimensão social da inclusão
Dimensão profissional
Dimensão individual
Dimensão cognitiva
 
( ) Relaciona-se a capacidade de aprender que todos os indivíduos possuem, uns com mais facilidades outros com mais dificuldade.
( ) A inclusão escolar não deve ser vista apenas como uma forma de “socializar” os indivíduos portadores de necessidades especiais, mas deve pensar práticas pedagógicas que viabilizem a apreensão dos conhecimentos específicos e acadêmicos a todos os educandos.
( ) Esta dimensão corresponde ao que a educação representa na vida no individuo incluso, independente do que a sociedade estabeleceu como padrão de importância.
( ) A função educativa, relacionada com o respeito à diversidade, promove meios para que haja a inserção de todos os indivíduos na sociedade, independente das diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de raça, de gênero, e outros.
 
Agora selecione a sequência correta:
	A	4, 2, 3, 1
Dimensão social da inclusão - A função educativa, relacionada com o respeito à diversidade, promove meios para que haja a inserção de todos os indivíduos na sociedade, independente das diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de raça, de gênero, e outros.
Dimensão profissional - A inclusão escolar não deve ser vista apenas como uma forma de “socializar” os indivíduos portadores de necessidades especiais, mas deve pensar práticas pedagógicas que viabilizem a apreensão dos conhecimentos específicos e acadêmicos a todos os educandos.
Dimensão individual - Esta dimensão corresponde ao que a educação representa na vida no individuo incluso, independente do que a sociedade estabeleceu como padrão de importância.
Dimensão cognitiva - Relaciona-sea capacidade de aprender que todos os indivíduos possuem, uns com mais facilidades outros com mais dificuldade.
	B	4, 3, 2, 1
	C	1, 2, 4, 3
	D	2, 1, 3, 4
	E	1, 2, 3, 1
Questão 2/10
Ao longo da história da pedagogia a noção de currículo ganhou muitos significados e essas definições ainda influenciam as concepções e práticas pedagógicas dos professores(as) nas escolas.
O sentido etimológico da palavra currículo (termo latino "curriculum") expressa movimento progressivo, pista de corrida, caminho a ser percorrido. No contexto educacional, a noção de currículo tem abarcado proposições diversas englobando referenciais curriculares propostos pelas redes de ensino, grade curricular com disciplinas e atividades, conjunto de planos de ensino dos professores(as), aquilo que acontece na sala de aula e experiências vividas pelos alunos na escola, entre outros.O conceito de currículo inicialmente utilizado na Europa e nas Colônias Americanas tinha o sentido estrito de matéria, até o final do século XIX. Em 1902, com a publicação do livro "The child and the curriculum" de John Dewey, a definição vai se enriquecendo, pois a partir da crítica aos currículos utilizados nas escolas daquela época apontava-se para a construção de um currículo que valorizava os interesses do aluno e o papel importante atribuído à experiência para a aprendizagem escolar. Percebe-se assim a ampliação do sentido dado a noção de currículo para além da matéria, incorporando a dimensão do ensino e da aprendizagem. 
FERRAZ, Osvaldo Luiz; CORREIA, Walter Roberto. Teorias curriculares, perspectivas teóricas em Educação Física Escolar e implicações para a formação docente. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. vol.26 no.3 São Paulo July/Sept. 2012. p. 532. Disponível: < http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n3/18.pdf >. Acesso em: 28/12/2014.
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale quais são as três primeiras subdivisões teóricas que embasaram a organização curricular brasileira:
	A	teorias tecnicistas, teorias não-críticas e teorias pré-críticas.
	B	teoria crítico-reprodutivista, teoria escola-nova, teoria crítica.
	C	teoria crítica, teoria pós-crítica e teorias histórico-críticas.
	D	teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas.
As teorias tradicionais, críticas e pós-críticas são as três primeiras subdivisões teóricas que influenciaram a organização e concepção de currículo em cada período no Brasil (LIVRO BASE, p. 88).
	E	teorias tradicionais, teorias tecnicistas e teorias críticas.
Questão 3/10
“Pensar a escola como espaço e tempo de decisão e de gestão democrática é pensar a formação humana no bojo da atividade de investigação e intervenção. Para tanto, o projeto político-pedagógico é instrumento de concretização do processo de formação humana e de sua viabilização. O projeto politico-pedagógico pode ser referencia e um dispositivo para a construção continua de inovação, para a organização do trabalho pedagógico da escola, para a clarificação das intencionalidades educacionais e escolares e para a articulação solidária das participações dos diferentes protagonistas.”
VEIGA, Ilma Passos A. Quem Sabe Faz a Hora de Construir o Projeto Político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007. p. 7.
 São ações que podem auxiliar no processo de elaboração do PPP.
I. A realização de encontros com pais, professores e a comunidade em geral a fim de suscitar neles a compreensão da importância do PPP para a escola
II. A participação de um teórico da área curricular é de caráter obrigatório para auxiliar os professores e para que o PPP fique pronto de forma rápida e bem elaborada.
III. É essencial o conhecimento de documentos e leis tanto a nível federal, quanto estadual e municipal.
IV. Fazer um levantamento de dados e índices da escola como, numero de alunos e funcionários, taxa de repetência e evasão. 
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I, II e III, apenas.
	B	Afirmativa I, apenas.
	C	Afirmativa IV, apenas.
	D	Afirmativas III e IV, apenas.
	E	Afirmativa I, III e IV, apenas.
As afirmativas I, III e IV estão corretas. Algumas ações podem auxiliar no processo de elaboração do PPP como: realizar de encontros com pais, professores e a comunidade em geral a fim de suscitar neles a compreensão da importância do PPP para a escola; fazer um levantamento de dados e índices da escola como, número de alunos e funcionários, taxa de repetência e evasão. Para sua elaboração é essencial o conhecimento de documentos e leis tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. A afirmativa II é falsa, pois à única obrigatoriedade é a participação dos professores em sua elaboração (LIVRO BASE, p.164; p. 175)
Questão 4/10
Montesquieu na sua obra “Do Espírito das leis” coloca que:
“As leis, no seu sentido mais amplo, são relações necessárias que derivam da natureza das coisas e, nesse sentido, todos os seres têm suas leis; a divindade possui suas leis; o mundo material possui suas leis; as inteligências superiores ao homem possuem suas leis; os animais possuem suas leis, o homem possui suas leis.”
MONTESQUIEU. Do Espírito das leis in Coleção Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 25.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934, mas sua primeira versão foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61), seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996, na qual esta Lei assumiu a versão que utilizamos atualmente. 
Sobre está lei é correto afirmar que:
	A	Norteia a organização curricular, mas não define a forma como este currículo deve ser organizado e nem qual teoria deve fundamentar a prática pedagógica.
Você acertou!
A LDB norteia a organização curricular, mas não define a forma como este currículo deve ser organizado e nem qual teoria deve fundamentar a prática pedagógica; também não dá as respostas as questões o que, como e para que ensinar, pois estas serão explicitadas na proposta pedagógica, que deve ser elaborada pelos professores (LIVRO BASE, p. 163- 168).
	B	
Dá as respostas as questões: o que, como e para que ensinar, para nortear assim da melhor forma a elaboração do currículo na escola.
	C	
O objetivo para o ensino fundamental é a formação para o trabalho, sendo destacado nesta fase do ensino a educação tecnológica básica.
	D	
Delimita como deve ser a proposta pedagógica da educação a nível nacional, esta deve ser acatada na sua integralidade.
	E	
A LDB apresenta aspectos a serem adotados pela escola, a fim de haver uma uniformidade nacional, como: a teoria pedagógica a ser adotada, a concepção de indivíduo que vai embasar a elaboração curricular.
Questão 5/10
“A assunção da centralidade da criança, no seio do mundo e das sociedades contemporâneas e no seio das escolas, constitui o argumento mais invocado pela generalidade dos pedagogos relacionados com o “Movimento da Educação Nova” nos discursos que visam não só legitimar a necessidade de transformação da Escola, como igualmente, fundamentar a natureza, a direção e os conteúdos desta transformação."
TRINDADE, Rui. O movimento da educação nova e a reinvenção da escola: da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo. Porto: Universidade do Porto, 2012. p. 34.
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base sobre o movimento Escola Nova e sua concepção de currículo e educação marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O aluno tem espaço no processo e pode apresentar seus interesses que serão selecionados pelo professor de acordo com sua relevância para o processo de ensino.
II. ( ) A transferência de experiências faz do professor o ponto central do processo, ambicionando a formação do indivíduo crítico.
III. ( ) O professor é o facilitador do processo e o aluno é construtor do seu conhecimento, de forma ativa e participativa.
IV. ( ) Enfatiza os processos de aprendizagem, atendando-se paraos diferentes ritmos dos alunos.
 
Agora, marque a sequência correta:
	A - F, F, V, V
As afirmativas III e IV são verdadeiras pois na Escola Nova o professor se torna o facilitador da aprendizagem e o educando é ativo, participativo, construtor do seu conhecimento. A ênfase curricular não está nos conteúdos, mas sim, nos processos de aprendizagem, na descoberta e no respeito aos diferentes ritmos. As afirmativas I e II estão incorretas pois o ponto central do ensino é o aluno e não há transferência, o professor media o processo (LIVRO BASE, p. 91).
	B	V, V, V, F 
	C	F, V, F, V
	D	F, V, V, F
	E	V, F, V, V
Questão 6/10
“Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP, ou simplesmente projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Tudo preto no branco. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta.” 
GURGEL, Thais. 8 questões essenciais sobre projeto político-pedagógico. Revista Nova Escola. Disponível em: < http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/questoes-essenciais-projeto-pedagogico-427805.shtml>. Acesso em: 21/12/2014. 
De acordo com o texto a cima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I.( ) No PPP estão explicitas as concepções de sociedade, ser humano, educação e aprendizagem. 
II. ( ) É um documento elaborado coletivamente na escola com vistas a cumprir uma exigência legal, não tendo aplicação prática.
III. ( ) São elementos deste documento: tempo escolar, avaliação, currículo, bem como a estrutura organizacional e as finalidades da escola. 
IV. ( ) O projeto político pedagógico é o mesmo em todas as escolas, pois é diretamente influenciado pela LDB e pelas Diretrizes Curriculares.
 
Agora, marque a sequência correta:
	A	F, F, V, V
	B	V, V, V, F
	C	V, F, V, V
	D	V, F, V, F
Você acertou!
As afirmativas I e III estão corretas. No PPP estão explicitas as concepções de sociedade, ser humano, educação e aprendizagem e ele possui como elementos: tempo escolar, avaliação, currículo, bem como a estrutura organizacional e as finalidades da escola. A afirmativa II é falsa pois apesar de ser uma exigência legal a ser cumprida ele tem aplicação prática de importância substancial à instituição de ensino. A afirmativa IV é falsa pois o PPP é um documento especifico de cada instituição de ensino (LIVRO BASE, p. 173; p. 175; p. 177).
	E	F, V, V, F
Questão 7/10
O currículo oficial desvela facetas do que se está buscando da educação, da escola, mesmo que não concordemos com suas diretrizes. Conhecer criticamente as propostas oficiais nos possibilita um papel mais ativo diante da relação currículo oficial/currículo real, pois só poderemos nos contrapor ao que é imposto se conhecermos o seu conteúdo, as razões das escolhas feitas, as implicações socioeconômicas e a politicas presentes na proposta.
 
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 10.
 
Com relação ao currículo “real”, podemos afirmar que:
	A	É o currículo elaborado pela secretária de educação e repassado à instituição para sua execução.
	B	É o currículo que foi colocado em prática pelo professor, que não possui relação com o currículo formal.
	C	É o currículo elaborado de acordo com a LDB e que compõem o projeto político pedagógico da escola.
	D	
É aquele dado pelo Projeto Político Pedagógico e que o professor executa em sala de aula exatamente de acordo com o que foi planejado.
	E	É aquele que realmente acontece em sala de aula, em decorrência do plano de aula e do projeto politico pedagógico.
Você acertou!
O currículo real é aquele que se efetiva em sala de aula, ele tem sua base a partir do currículo formal, mas sofre interferências do planejamento política pedagógico e do plano de ensino do professor (LIVRO BASE, p. 173).
Questão 8/10
“””””IMAGEM””””’ (ELEFANTE, MACACO E PEIXE, PINQUIN ,FOCA E CACHORRO ,SENDO INTIMADOS A REALIZAR UM OBJETIVO, SUBIR EM UMA ARVORE)
Fonte: Estadão. Disponível em: <http://educacao.estadao.com.br/blogs/a-educacao-no-seculo-21/piadinha-3-sistema-educativo-atual/>. Acesso em: 20/12/2014.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, e pensando na imagem acima, assinale a alternativa que melhor descreve a situação da educação atual e suas necessidades:
	A	A educação está em busca de uma proposta pedagógica ideal que possa atingir a todos os alunos da mesma forma, levando ao alcance de uma educação de qualidade.
	B	Há um novo paradigma social emergindo, e no seu cerne estão questões sobre as diferenças sociais, culturais, religiosas, étnicas e de gênero.
Você acertou!
Há um novo paradigma surgindo com força e intensidade. As diferenças sociais, culturais, religiosas, étnicas, de gênero, entre outras, estão no cerne dessa nova organização social, e por tal motivo o nosso modelo educacional precisa ser revisto e reelaborado. Para tanto, a preocupação com a elaboração curricular deve estar associada à função social e política da escola, bem como deve valorizar a diversidade de indivíduos, garantindo a cada um deles, em sua especificidade, uma formação sociocultural (LIVRO BASE, pp. 105- 111).
	C	A visão atual de currículo deve se distanciar da função política e social da escola, pensando num currículo mais engajado com o processo de aprendizagem.
	D	
A educação deve caminhar para o retorno a uma estrutura curricular que vislumbre apenas a aquisição de informações, por compreender esta como a maneira mais eficaz de formar cidadãos.
	E	
Na atual realidade educacional ambiciona-se proporcionar a todos os alunos o acesso à mesma aprendizagem e sob a mesma metodologia: isto garantirá uma educação igualitária, pois todos os indivíduos são iguais.
Questão 9/10
O mundo, que sempre esteve em permanente mudança, hoje tem altamente multiplicada a rapidez dessas mudanças, devido ao avanço das tecnologias. É esse o cenário que possibilita o fortalecimento das corporações internacionais e consequente ruptura das fronteiras nacionais, atingindo "áreas até então fora do mercado". Essa realidade tem como sustentáculo os meios de comunicação, mediadores privilegiados entre nós e o mundo, e que cumprem o papel de costurar as diferentes realidades. São os meios de comunicação que divulgam, em escala mundial, informações hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, do processo metonímico - a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se "o mundo todo" fosse constituído apenas por aqueles fatos/ notícias que chegam até nós. Consideramos, porém, que informação não é conhecimento. 
BACCEGA, Maria Aparecida. Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola. Revista Comunicação & Educação (USP), v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713>. Acesso em: 20/12/2014.
 
Após a leitura do texto acima e dos conteúdos abordados no livro base relacione conhecimento e informação às suas características:
 
Conhecimento
Informação
 
( ) Está presente na mídia em geral: internet, jornais e outros veículos de comunicação.
( ) Possibilita ao aluno, ao ser ensinado na escola, o desenvolvimento de formas de pensamento (conceitual) diferentes das que constitui na vida cotidiana.
( ) Por ser ordenado possibilita a ampliação e reorganização a partir de mais conhecimentos e informações.( ) Precisa ser analisada e interpretada.
( ) Resulta da organização de dados e de redes de significados.
Selecione a sequência correta:
 
	A	2, 1, 2, 2, 2
	B	1, 1, 2, 1, 1
	C	1, 2, 2, 2, 1
	D	2, 1, 1, 2, 1
Você acertou!
A Informação está presente na mídia em geral e precisa ser ordenada, analisada e interpretada. O Conhecimento resulta da organização de dados e de redes de significados e é passível de a ele ser agregado mais conhecimento e informação, o que possibilita ao aluno, ao ter contato com ele, o desenvolvimento do pensamento conceitual (Livro Base, p. 38)
	E	2, 2, 1, 1, 2
Questão 10/10
Leia o texto a seguir:
Durante os anos de 1920, o Brasil, como se sabe, é tomado por um movimento de novas ideias no plano cultural, econômico, social e educacional. Nesse período, os assuntos educacionais estavam entregues ao então Ministério da Justiça e Negócios Interiores, cabendo aos governos estaduais às iniciativas quanto à organização do ensino primário, normal e secundário.
Em 1924, formou-se, no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Educação (ABE), congregando um grupo de intelectuais que ficaram conhecidos como Renovadores da Educação. Com o lançamento do Manifesto, em 1932, e inspirados no momento cultural vivido pelo país, intitularam-se Pioneiros da Educação Nova, dando origem ao Movimento Renovador Educacional.Por mais de meio século os Renovadores conquistaram e consolidaram uma hegemonia no campo educacional em âmbito nacional, pela intensa atividade que desenvolveram como idealizadores e organizadores dos sistemas públicos de ensino e da pesquisa educacional, também, como promotores de cursos, palestras, semanas de educação e da difusão de uma vasta e diferenciada produção educacional através de obras próprias ou coleções especializadas e, principalmente, como organizadores das Conferências Nacionais de Educação. Politizaram, ainda, o debate sobre a escola pública, gratuita, laica e universal.
 
ARAÚJO, Marta Maria. Tempo de balanço a organização do campo educacional e a produção histórico-educacional brasileira e da região nordeste. In Revista Brasileira de História da Educação. n. 1º, 2001. p.10-11. Disponível em:< http://201.147.150.252:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1065/RBHE5.pdf?sequence=1>. Acesso em: 16/12/2014.
 
Analise as afirmativas a seguir sobre os Renovadores da Educação Nacional:
 I.Os renovadores da educação nacional estavam embasados pelo pensamento liberal.
II. São teóricos renovadores: Anísio Teixeira, Demerval Saviani e José Libâneo.
III. Há uma intima relação entre as propostas renovadoras empreendidas no Brasil nas décadas de 1920 e 1930 com as ideias liberais e os princípios do progressismo.
IV. Estas reformas ocorreram num momento de mudanças sociais ocasionadas pelo processo de industrialização e urbanização do país.
 
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I e III, apenas.
	B	Afirmativa III, apenas.
	C	Afirmativas II e IV, apenas.
	D	Afirmativas I, III e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV estão corretas. Os renovadores da educação nacional estavam embasados pelo pensamento liberal. Havia uma intima relação entre as propostas renovadoras empreendidas no Brasil nas décadas de 1920 e 1930 com as ideias liberais e os princípios do progressismo. Estas reformas ocorreram num momento de mudanças sociais ocasionadas pelo processo de industrialização e urbanização do país. A afirmativa II é falsa pois como teóricos reformadores podem se citar: Anísio Teixeira, Fernando Azevedo, Francisco Campos e Mário Casassanta (LIVRO-BASE, p. 55-57).
	E	Afirmativa II e III, apenas.
QUESTOES OBJETIVAS DIDATICA
Questão 1/10
As transformações ocorridas no mundo do trabalho neste fim de milênio desencadearam impactos sociais nos diversos campos, inclusive no educacional. [...] Nesse contexto, observa-se uma profusão de discursos que, articulando-se a partir de conceitos como competitividade, produtividade, eficiência, eficácia, equidade, competências, novas qualificações, entre outros, destacam a educação como elemento estratégico para a implementação dos processos de modernização almejados. [...] As críticas dirigidas à escola e à educação escolar condenam seu "tradicionalismo" expresso pela presença de currículos "enciclopédicos" e por métodos de ensino baseados na simples transmissão de conhecimentos. Em contraposição, propõem o retorno à centralidade dos processos de aprendizagem e dos chamados "métodos ativos", destacando-se que mais do que saber, o importante é "aprender a aprender". Esta concepção seria, segundo os organismos multilaterais, mais adequada à formação de novos requisitos de qualificação profissional, requeridos pelo mundo do trabalho contemporâneo, caracterizados por novas disposições cognitivas, comportamentais e atitudinais.CAMPOS, Roselane Fátima; SHIROMA, Eneida Oto. O resgate da Escola Nova pelas reformas educacionais contemporâneas. 
Disponível em: < http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/173/172>. Acesso em: 09/02/2015. Com base nos conteúdos abordados no livro-texto e nas aulas, analise as afirmativas a seguir sobre a abordagem didática do “aprender a aprender”:
I. Fundamenta-se numa visão existencialista, e como consequência vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem.
II. A abordagem deste processo didático está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender.
III. John Dewey é um dos teóricos que se coloca contra esta perspectiva do aprender a aprender.
IV. O centro deste processo está no professor, que ensina o aluno o método de aprender.
 
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas III e IV, apenas.
	B	Afirmativas I, II e III, apenas.
	C	Afirmativas II e IV, apenas.
	D	Afirmativa II, apenas.
	E	Afirmativa I e II, apenas.
As afirmativas I e II são corretas. A abordagem do “aprender a aprender” fundamenta-se numa visão existencialista, e como consequência vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem. Sua abordagem está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender. A afirmativa III está incorreta pois John Dewey é o proponente do método utilizado nesta abordagem didática. E a afirmativa IV está incorreta pois o centro deste processo está no aluno.
 (LIVRO-BASE, p.39)
Questão 2/10
Leia as asserções a seguir:
I. O período compreendido entre 1960 e 1968 é marcado pela crise da Pedagogia Nova e pela articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata. 
Por que:
II. Esta tendência tem como núcleo de suas preocupações a racionalização do processo produtivo, pela organização do trabalho, estratégias de ação são elaboradas por profissionais capacitados, a fim de serem executadas em sala. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	A	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma explicação correta da I.
A tendência tecnicista instala-se na educação com o Golpe Militar e implanta na educação uma prática educacional voltada para a formação eficaz do aluno para a indústria e para tal, o professor se torna executor de planos construídos por intelectuais, ou seja, descola-se concepção da execução (LIVRO-BASE, p. 41-42).
	B	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é a justificativa correta da I.
	C	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	D	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	E	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/10
Métodos de ensino são também meios de dinamização das aulas; assim, conhecê-los, em suas diversas opções, e pratica-los, com fundamentação e segurança teórico-práticas, são valores expressivos da competência docente. [...] a diversificação dos métodos é importante não só porque pode ampliar as alternativas de aprendizagem, como também expandir as possibilidades de que ela se realize, superando possíveis dificuldadesdos alunos. A diversificação metodologia praticada na dinâmica das aulas alarga suas perspectivas, seus ritmos, suas motivações e seu encaminhamento no sentido da aprendizagem.
RANGEL, Mary. Métodos de Ensino Para a Aprendizagem E a Dinamização Das Aulas. Campinas: Papirus, 2005, p. 8. 
Sabemos que são inúmeros os métodos passiveis de ser aplicados em sala de aula aqui no Brasil, alguns foram pontuados pela professora Martins em nosso livro-base. De acordo com o pontuado pela professora, relacione cada abordagem didática com as características do seu método empregado no ensino:
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
( ) Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo.
( ) Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo a professor como centro do processo.
( ) Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender.
( ) O centro do seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos.
Agora selecione a sequência correta:
	A	3, 2, 1, 4
	B	4, 2, 1, 3
	C	4, 1, 2, 3
Você acertou!
Transmissão-assimilação - Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo a professor como centro do processo.
Aprender a aprender - Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender.
Aprender a fazer - O centro do seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos.
Sistematização coletiva do conhecimento - Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo.
 (LIVRO-BASE, p. 63)
	D	2, 1, 3, 4
	E	1, 3, 2, 4
Questão 4/10
O professor adentra a sala de aula com um plano já estruturado de ensino. Primeiramente cumprem-se todos os rituais rotineiros, vistos nas agendas, correção da lição de casa. Posteriormente o professor passa a rememorar o que foi aprendido na aula anterior para dar continuidade ao processo. Seu plano de aula foi construído a partir de estudos e debates entre estudiosos da educação, que definiram qual seria o melhor método de ensino a ser utilizado; sua formação se deu a partir do treinamento dado por esta equipe que formulou o plano de ensino, a fim de garantir os resultados desejados. Com base nas aula e no livro-texto, este caso retrata uma prática de ensino orientada pela:
	A	abordagem do aprender a aprender
	B	abordagem da sistematização coletiva do conhecimento
	C	abordagem da transmissão-assimilação
	D	pelas abordagens do aprender a fazer e transmissão-assimilação
	E	abordagem do aprender a fazer
essa prática está ancorada no aprender a fazer cujo cerne é o planejamento elaborado por uma equipe técnica, com vistas a aumentar e melhorar a produção, sendo que as elaboração e execução são dissociadas (LIVRO-BASE, p. 40-41; Vídeo Aula 3, slide 8).
Questão 5/10
A aula expositiva se consolidou como prática pedagógica na Idade Média pelas mãos dos jesuítas, se transformando na estratégia mais utilizada nas escolas - quando não a única. A transmissão do conhecimento, sobretudo pela linguagem verbal, era uma corrente hegemônica. Acreditava-se que bastava o mestre falar para as crianças aprenderem. O século 20 trouxe luz sobre o processo de ensino e aprendizagem, e pesquisadores como Jean Piaget (1986-1980), Lev Vygotsky (1896-1934), Henri Wallon (1879-1962) e David Ausubel (1918-2008) demonstraram a importância da ação de cada indivíduo na construção do próprio saber e o papel do educador como mediador entre o conhecimento e o aluno. Com base nisso, a escola passou a valorizar outras formas de ensinar, como aquelas que envolvem a resolução de problemas, os trabalhos em grupo, os jogos e as pesquisas.
FERNANDES, Elisângela. Aula expositiva: o professor no centro das atenções. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/aula-expositiva-professor-centro-atencoes-645903.shtml>. Acesso em: 06/02/2015.
 
De acordo com o livro-base, não há apenas uma modalidade de aula expositiva. Assim, relacione cada modalidade a sua característica:
Exposição dialógica
Exposição cognitiva
Exposição exegética
Exposição dogmática
 
( ) Apresenta-se o conteúdo em sua forma final, sem permitir questionamentos do aluno o professor realiza a exegese de um texto à turma. 
( ) É permitida a participação ativa dos alunos, mas quem predomina é o professor.
( ) O professor desenvolve seu raciocínio sem participação do aluno que deve assimila-lo.
( ) Pressupõe a reelaboração do saber; se dá numa relação de intercambio entre professor e aluno. 
Marque a alternativa que apresenta a sequencia correta:
	A	3, 2, 4, 1 
Você acertou!
Exposição dialógica - Pressupõe a reelaboração do saber; se dá numa relação de intercambio entre professor e aluno.
Exposição cognitiva - É permitida a participação ativa dos alunos, mas quem predomina é o professor.
Exposição exegética - Apresenta-se o conteúdo em sua forma final, sem permitir questionamentos do aluno o professor realiza a exegese de um texto à turma.
Exposição dogmática - O professor desenvolve seu raciocínio sem participação do aluno que deve assimila-lo.
 (LIVRO-BASE, p.38)
	B	3, 4, 2, 1
	C	2, 3, 4, 1
	D	4, 2, 1, 3
	E	1, 4, 3, 2
Questão 6/10
Leia as asserções a seguir:
I. Os materiais que se usam como recurso didático expressam valores e concepções a respeito de seu objeto.
 
Por que:
II. A prática do professor está diretamente relacionada à sua concepção pedagógica, é ela quem direciona suas ações e seus métodos.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	A	As asserções I e II são proposições falsas.
	B	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é a justificativa correta da I.
	C	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	D	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
A prática do professor e suas escolhas metodológicas estão diretamente relacionadas ao contexto sócio histórico em que esta inserido que o leva a escolher sua concepção pedagógica; a partir desta escolha delineiam-se quais recursos didáticos serão utilizados, para se atingir seus objetivos. (LIVRO-BASE, p. 34-35; 56-57)
	E	A asserção I é uma proposição verdadeira e a Ii é uma proposição falsa.
Questão 7/10
A compreensão contemporânea, segundo Houaiss (2001), é de que a Didática é a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente.
Desta forma, a Didática hoje é um campo do conhecimento que contribui para a educação, assim como a Sociologia, a Filosofia a ou a Psicologia. Sua especificidade está na natureza de seu objeto: o ensino.
PIMENTA, Sônia de Almeida. Didática e o ensino de geografia a / Campina Grande: EDUEP, 2008. P.3.
 
A didática atualmente tem seu foco na pratica mais critica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essências.
 
Com base nas aulas e no livro, assinale a alternativa que contem apenas os elementos didáticos que compõe o planejamento docente:
	A	Objetivos, materiais, conteúdos
	B	Conteúdos, autores e materiais
	C	Métodos, objetivos e avaliação.
Você acertou!
Os elementos didáticos que compõem o planejamento docente são: Elaboração de objetivos; Seleção dos conteúdos e ordenação; Definição do método; Estabelecimento de critérios de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados para tal (LIVRO-BASE, p.56 ).
	D	Escolha de critérios de avaliação e materiais.
	E	Conteúdos, avaliação e recursos materiais.
Questão 8/10
O professor inicia sua aula tratando sobre um assunto comum a turma: o mau cheiro que o córrego ao lado da escola vem apresentando. Debate-sequais aspectos são responsáveis por tal acontecimento e levantam-se aspectos sobre a importância dos rios e da água para a comunidade. A professora apresenta um texto de um jornalista sobre este córrego. Juntos, professor e alunos, elencam no quadro quais foram as práticas que ocasionaram o problema que os atingem. Juntos elaboram propostas de intervenção na realidade deste córrego, e elaboram um projeto de ação junto a comunidade. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, essa prática educativa é característica do método:
	A	De aprender a aprender
	B	De transmissão-assimilação do conhecimento
	C	De aprender a fazer e aprender a aprender
	D	Da sistematização coletiva dos conteúdos
Este processo de Caracterização e problematização da prática e/ou realidade social na qual o professor e aluno estão inseridas, seguida da explicação prática, da compreensão da prática e da elaboração de propostas de intervenção na prática são marcas do método proposto por Martins da sistematização coletiva dos conteúdos (LIVRO-BASE, p.45).
	E	Aprender a fazer
Questão 9/10
Um dos pontos-chave da nova proposta pedagógica encontra-se na alteração do processo de ensino e não apenas na alteração do discurso a respeito dele. Para se obter uma inversão radical na lógica do processo de ensino, atendendo aos interesses e necessidades práticas dos alunos oriundos das camadas subalternas, não basta transmitir ao futuro professor um conteúdo mais crítico; é preciso vivenciar, refletir e sistematizar, coletivamente, um processo articulado à lógica dessas classes. É preciso romper com a distribuição de um saber sistematizado falando sobre ele. Não se trata de falar sobre, mas de vivenciar e refletir com.
MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002, p. 175.
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, o texto dado refere-se a abordagem didática do:
	A	Aprender a aprender
	B	Sistematização coletiva do conhecimento
Você acertou!
Refere-se a sistematização coletiva do conhecimento que propõem a reorganização das relações sociais dentro da escola, isso a partir da ênfase no outro, no que este sabe, e na pratica social dos envolvidos no processo, para assim chegar a alteração das relações sociais. Busca romper com o eixo transmissão-assimilação dos conteúdos, com vista a uma sistematização coletiva do conhecimento. Considera a teoria expressão da prática assim, a prática é o elemento central na sua proposta. (LIVRO-BASE, p.24)
	C	Aprender a fazer e transmissão assimilação
	D	Aprender a fazer
	E	Transmissão-assimilação
Questão 10/10
A pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. A Didática é uma seção ou ramo especifico da pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Enquanto a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino.
HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.13.
 
São diversas as abordagens didáticas que foram surgindo e são aplicadas na educação nacional, cada uma possui diferentes enfoques. Com relação a interação professor-aluno, analise as afirmativas a seguir:
I. Na abordagem do ensino voltado para o aprender a aprender, o centro do processo está no professor.
II. Quando a ênfase está no aprender a fazer o centro do processo está no planejamento, que é elaborado por especialistas.
III. O ensino centrado na transmissão e assimilação de conteúdos tem no professor o centro do processo de ensino e o aluno é considerado uma “tábula rasa”.
IV. A forma de interação entre professor e aluno na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento se dá sob a compreensão do professor como mediador e do aluno como ser histórico, sendo a prática social o centro do processo.
 
São corretas as afirmativas:
 
	A	Afirmativas II, III e IV, apenas.
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II, III e IV são corretas. Quando a ênfase está no aprender a fazer o centro do processo está no planejamento, que é elaborado por especialistas; já o ensino centrado na transmissão e assimilação de conteúdos tem no professor o centro do processo de ensino e o aluno é considerado uma “tábula rasa”; e na sistematização coletiva do conhecimento a forma de interação entre professor e aluno se dá sob a compreensão do professor como mediador e do aluno como ser histórico, sendo a prática social o centro do processo. A afirmativa I está incorreta pois na abordagem do ensino voltado para o aprender a aprender, o centro do processo está no aluno . (LIVRO-BASE, p.37-46)
	B	Afirmativas I e II, apenas.
	C	Afirmativa IV, apenas.
	D	Afirmativas III e IV, apenas.
	E	Afirmativa II e IV, apenas.
EXEMPLO DE CAPA E CONTRA CAPA ABAIXOO
CENTRO UNIVERITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME COMPLETO , RU:.........., TURMA...............
PORTFÓLIO
UTA - .....................................................
FASE l
CIDADE- SIGLA DO ESTADO
 MÊS 2015
CENTRO UNIVERITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME COMPLETO , RU:.........., TURMA...............
PORTFÓLIO
UTA- ...........................................................
FASE l
Relatório de Portfólio da UTA: Fundamentos da Educação-FASE l Curso: Licenciatura em Letras Tutor Local:................. Centro Associado: Polo Uninter CIDADE-MG
CIDADE- SIGLA DO ESTADO
 MÊS 2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes