Buscar

Fichamento Comunicação nas organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Katiane Fujita Vieira Lopo
Trabalho na disciplina: Comunicação nas organizações
 Tutor: Prof. Celso Bruno Faria
Brasília 
2017
Estudo de Caso :
Comunicação nas Organizações
Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise
REFERÊNCIA: SASSER, W. E.; BECKMAHN, H. T. Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise. Harvard Business School, Mai. 2008.
	O estudo de caso conta a trajetória de Thomas Green, onde teve seu primeiro trabalho integral como vendedor na empresa National Business Solution, onde obteve muitas conquistas na divisão de bancos. Em março de 2007 foi contratado pela Dynamic Displays para a posição de gerente de contas, no segmento de Viagens e Hospitabilidade, na mesma região que havia trabalhado anteriormente como vendedor.
	Nos primeiros 4 meses na empresa, Green mostrou ótimos resultados, conseguindo o que desejava que era ser notado imediatamente. Ele participou de treinamentos na matriz por uma semana e passou a ter contato com o vice-presidente da divisão, McDonald, e se deram muito bem. O fato de ser conterrâneos e frequentados a mesma universidade facilitou o contato com McDonald.
	Após um jantar McDonald promoveu Green para Especialista Senior de Mercado e deixou bem claro a ele que este cargo exigiria que não só pensasse estrategicamente, mas também taticamente, tendo que coordenar suas ações em diferentes áreas e níveis da companhia.
	A promoção foi um avanço significativo na carreira de Green, pois, normalmente, um gerente de contas seria promovido a Especialista de mercado, e, após alguns anos, a especialista Sênior. Green agora supervisionava os dois especialistas de mercado da região, e reportava-se a Frank Davis o Diretor de Marketing – que ocupava anteriormente o cargo atual de Green. McDonald o alertou que esta seria uma situação delicada, pois Davis esperava que ele mesmo fizesse a escolha do novo Especialista Sênior.
	Green revisou as vendas de 2006 e 2007, fez um tour pelas maiores companhias aéreo do segmento e no final da semana o seu chefe Frank Davis disse: “Nós tivemos excelentes visitas esta semana e os clientes responderam bem a suas ideias. Entretanto, acredito que poderíamos ter sido eficazes se tivéssemos sido capazes de oferecer aos nossos clientes alguns dados do mercado”. Com esta observação, Davis pedia para que Green se preparasse melhor antes das reuniões, a fim de apresentar os resultados da empresa.
	Em uma reunião, Davis demonstrou claramente que não aprovou a atitude de Green nos casos de projeções e metas, ao questionar o percentual de crescimento para a sua região na frente de todos. Green não conseguia alcançar suas metas e por isso Davis o chamou para uma reunião a fim de discutir seu desempenho até aquele momento. Davis preparou uma lista de problemas encontrados em seu primeiro mês de trabalho no novo cargo. Cobrou ao Green que ele não atendia suas ligações, não registrava seus compromissos corretamente para que Davis pudesse localizá-lo. 
	Davis acabou redigindo um e-mail para McDonald copiando Green afim de registrar a conversa que tinha tido com ele. Mesmo assim Green achava que documentos, e-mails, apresentações, e planilhas não passavam de atitudes políticas que não combinavam com ele.
	Após três meses Green não mudou sua postura e os problemas persistiram. Um especialista elogiou o seu trabalho comentando que Green era simpático, atencioso, que pensava fora da caixa, mas alguns clientes exigiam memorandos e apresentações para justificar gastos a seus superiores. Davis novamente o chamou para discutir sobre sua avaliação de desempenho, e mais uma vez relatou os mesmos problemas e a mesma postura. 
	Desta vez Davis enviou um e-mail a McDonald e não copiou Green, relatando as mesmas falhas, a mesma postura, e desta vez disse que estipulou um prazo de 30 dias para apresentar bons resultado, caso contrario, deveria ser substituído. Na sequencia McDonald enviou um e-mail para Green copiando Davis, onde pedia uma mudança imediata do seu desempenho e melhorias.
	Por ter tido sucesso na área de gerente de contas, Green, achou que também poderia ter sucesso em seu novo cargo. Ele não demonstrou ser receptivo aos feedbacks de Davis e achou que também poderia ter bons resultados no seu novo cargo. Ele também se esforçou para se adaptar ao cargo de Especialista Senior de Mercado, não seguiu as formalidades exigidas e não atendia as expectativas de McDonald. Se tivesse passado pelas etapas estabelecidas pela empresa em seu novo cargo essas mudanças seriam atendidas com mais tempo e ele atenderia as expectativas dos envolvidos.
	
�

Outros materiais