Buscar

Fael - Workshop - Pedagogia - Acadêmico - WORKSHOP VIRTUAL DE CURSO: BULLYING NA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
É importante saber identificar quando a agressão, física ou moral é ou não bullying. Para ser considerado bullying, quatro características devem ser apresentadas. Leia as alternativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso, com relação as características do bullying e em seguida escolha a ordem de suas respostas:
( ) Ação intencional para ferir uma pessoa em questão.
( ) Ação repetitiva.
( ) Sempre com um público espectador.
( ) A pessoa ofendida não se defende – concorda com a ofensa (ou seja, a pessoa não reage, ao reagir ou ignorar, a pessoa desmotiva o agressor).
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V,V,V,V. 
b. V,F,V,F.
c. F,V,F,F.
d. V,V,F,F.
e. V,V,V,F.
Feedback
A resposta correta é: V,V,V,V..
QUESTÃO 2
No dia a dia da sala de aula o professor deve inserir atividades que visem o olhar a si e ao outro. Dentro dessas perspectivas quais são os aspectos que o professor pode levantar ao inserir essas atividades? Avalie as afirmativas a seguir:
I-Criar relacionamentos saudáveis: a tolerância deve existir e também o senso de proteção coletiva e lealdade.
II-Deixar a turma falar - Num ambiente equilibrado, o professor forma vínculos estreitos com os estudantes, que mostram o que os deixa descontentes e assim são, de fato, reconhecidos quando estão sofrendo.
III-Dar o exemplo - Se a equipe docente, pedagógica e diretiva agem com violência e autoritarismo, os jovens aprendem que gritos e indiferença são formas normais de enfrentar insatisfações. Os professores sempre são modelo (para o bem e para o mal).
IV-Mostrar os limites - É essencial estabelecer normas e justificar por que devem ser seguidas. Às vezes, por medo de ser rígidos demais, os educadores deixam os adolescentes soltos.
V-Alertar para os riscos da tecnologia - O aluno deve estar ciente da necessidade de limitar a divulgação de dados pessoais nos sites de relacionamento, o tempo de uso do computador e os conteúdos acessados.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I, II e III estão corretas.
b. Apenas alternativas I e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas. 
d. Apenas alternativa I está correta.
e. I, II e V estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
QUESTÃO 3
Bullying se caracteriza por situações onde ocorrem agressões intencionais. Como podem ser essas agressões? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Verbais ou físicas. 
b. Verbais ou emocionais.
c. Físicas ou intencionais.
d. Emocionais e repetitivas.
e. Leves ou moderadas.
Feedback
A resposta correta é: Verbais ou físicas..
QUESTÃO 4
Sabemos que o cyberbullying é a violência virtual. Assinale a alternativa que corresponde as formas de manifestação do cyberbullying:
Escolha uma:
a. O cyberbullying manifesta-se, principalmente, através de e-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores, sempre envolvendo uma vítima pontual. 
b. O cyberbullying manifesta-se, principalmente, através de emails ameaçadores, correspondência enviada para a residência da vítima.
c. O cyberbullying manifesta-se, principalmente, através de mensagens postadas em redes sociais.
d. O cyberbullying manifesta-se, somente, através de emails ameaçadores e mensagens de texto.
e. O cyberbullying manifesta-se, principalmente, através de emails ameaçadores, mensagens negativas em sites de propaganda e torpedos com fotos e textos constrangedores, sempre envolvendo um grupo de alunos.
Feedback
A resposta correta é: O cyberbullying manifesta-se, principalmente, através de e-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores, sempre envolvendo uma vítima pontual..
QUESTÃO 5
De acordo com os conteúdos abordados no workshop de curso, existe uma Lei de combate ao bullying. Qual é essa lei e o que ela determina? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Lei de combate ao bullying é a Lei nº 13.185, que determina que será considerada intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. 
b. A Lei de combate ao bullying é a Lei nº 9394/06, que determina que será considerada intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
c. A Lei de combate ao bullying é a Lei nº 13.185 que determina que será considerada intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorra com motivação evidente, praticado por um indivíduo, contra uma pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
d. A Lei de combate ao bullying é a Lei nº 13.185, que determina que será considerada intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra mulheres , com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
e. A Lei de combate ao bullying é a Lei nº 13.185 que determina que será considerada intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorra com motivação evidente, praticado apenas na escola, contra a professora com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
Feedback
A resposta correta é: A Lei de combate ao bullying é a Lei nº 13.185, que determina que será considerada intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas..

Outros materiais