Buscar

Mec solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório: Análise tátil e visual do solo
Para realizar obras de engenharia, mineração e meio ambiente é necessários caracterizar e classificar os solos para prever os seus comportamentos mecânicos e hidráulicos. As classificações geotécnicas exigem a realização de alguns ensaios desenvolvidos no âmbito da mecânica dos solos.
Uma análise simples e direta de estimar previamente o solo é a táctil-visual, esse tipo de ensaio é realizado para determinar características predominantes do solo e, a partir disso as demais características do mesmo.
RESUMO
No laboratório de Mecânica dos solos, sob supervisão da professora Gisele, os alunos se dividiram em grupos, no qual cada um tinha uma amostra de solo para ser analisada.·.
OBJETIVO
Adquirir conhecimentos de como realizar a análise tátil visual dos solos, comparando e caracterizando as amostras.
MATERIAIS UTILIZADOS
Amostras de solos
Pisseta com água
Recipiente de metal
Béquer de vidro 
PROCEDIMENTOS
Ensaio 1: Análise Visual
Neste primeiro ensaio, foi coletado uma pequena amostra de solo nas mãos e sentia-se a aspereza do solo, observando também a visibilidade dos grãos e a sua cor, classificando-os de acordo com os seguintes critérios:
Areias: São ásperas ao tato, quando misturada com água. Quando seca, suas partículas são visíveis a olho nu e permitem muitas vezes o reconhecimento de minerais. 
Siltes: Quando secos são menos ásperos que a areia, mas perceptíveis ao tato. Argilas: Quando secas tem uma sensação de farinha ao tato. Com água, tem a semelhança de uma pasta de sabão escorregadia. 
Ensaio 2: Teste de tenacidade
Foi feito uma pasta de solo com água até ser possível moldar a misturar, após moldada balançamos a mesma e verificamos com que velocidade ela se partia. Se a mistura partir com facilidade a substancia é pouco tenaz.
Ensaio 3: Teste de sujar as mãos
Para este ensaio, colocava-se uma pequena quantidade de solo com água na palma da mão e misturava a amostra até se obter uma pasta, a pasta foi esfregada na mão e em seguida colocada sob água corrente no qual verificamos com que velocidade a pasta escoava da mão e se manchava ou não a mão, classificando cada tipo de solo da seguinte maneira:
Areias: Lava-se facilmente. 
Siltes: Leve fricção após tempo de fluxo de água superior ao anterior. 
Argilas: Rigorosa fricção após logo tempo de fluxo de água. 
Ensaio 4: Teste de mobilidade da água intersticial 
Mistura-se o solo com água até a formação de uma bola, macia, mas não pegajosa; coloca-se a amostra na palma de uma mão e sacudir com a outra mão, através de batidas vigorosas, a água pode, ou não (reação negativa), aparecer na superfície (que ficará úmida e brilhante), caso a reação seja positiva, então apertasse a amostra entre os dedos: 
Areias: Água desaparece rapidamente 
Argilas: Água desaparece lentamente. 
Ensaio 5: Teste de dispersão em água
Coloca-se o solo desagregado em uma proveta com água, agita-se o conjunto e se observa o tempo de deposição das partículas: 
Areias: De 15 a 30 segundos 
Siltes: de 30 a 60 segundos. 
Argilas: Horas 
CONCLUÃO
O solo analisado pelo nosso grupo, era um solo rosado, um pouco áspero tanto úmido quanto seco e saia rapidamente da mão quando lavado em água corrente. Oferece um pouco de resistência a desagregação. Sua água intersticial sobe e desce em velocidade intermediaria e o solo se apresentou pouco tenaz. Por apresentar todas estas característica e por possuir um pouco de facilidade ao ser moldado pode perceber que se trata de um material siltoso com evidencia de certa porcentagem de areia. Desta forma foi convencionado chama-lo de Silte arenoso·.

Outros materiais