Buscar

AVA BI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Segundo Tyson (1997), “Business Intelligence é um processo que envolve a coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, fornecedores, candidatos potenciais à aquisição, candidatos à joint-venture e alianças estratégicas. Inclui também eventos econômicos, reguladores e políticos que tenham impacto sobre os negócios da empresa. O processo de BI analisa e valida todas essas informações e as transforma em conhecimento estratégico”
A definição acima é a que mais se enquadra com nosso entendimento, fazendo apenas um adendo que para se montar uma ferramenta confiável para análise de informação se faz necessário ter equipamentos (hardwares) e, principalmente, sistemas de informação (softwares) compatíveis a estrutura e necessidade da sua empresa.
Defina com suas palavras o que significa BI, em quais situações o uso do BI nas empresas é indicado e qual o ganho que as ferramentas de BI podem trazer para as empresas.
O termo BI, significa negócios inteligentes se traduzido ao pé da letra. O conceito surgiu da época de 80 onde aborda um método de auxílio das empresas em tomar as melhores decisões através de uma coleta de dados e informações da empresa, dessa forma o BI é uma tecnologia que possibilita as empresas pegarem seus dados e converterem em informação auxiliando nas decisões. O BI é indicado para as empresas que querem um controle e uma gestão da área financeira melhor e mais eficaz, com informações rápidas e em tempo. Qualquer empresa que necessite de indicadores e de informações para o seu processo de tomada de decisão mais ágil pode implantar o BI.
As vantagens podem ser descritas em: Fácil acesso aos dados e informações; auxilio nas tomadas de decisões; Atende os sistemas ligados de nível tático e estratégico; Permite a ligação de dados específicos para análises; descobre relação entre os dados da empresa que geram informações e permitem uma vantagem competitiva; rápido retorno sob o investimento; melhora os processos de informação (cadastros, movimentação, entradas e saídas); permite acesso as informações de qualidade a curto prazo; detecta fraudes em curto prazo; permite inovações a longo prazo e entre várias outras.
Fonte de Pesquisa: 
Site: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/532. Acesso em Novembro de 2017.
Livro AVA Online – Sistema de Informação Gerencial, 2016, pg. 105
- Melhor conhecimento da realidade interna ou externa da organização (longo prazo);
- Melhorar o desempenho empresarial (longo prazo);
- Conhecer potenciais riscos ou desvios do planejado (longo prazo);
- Obter indicadores de gestão (longo prazo);
- Permitir inovação (longo prazo);

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes