Buscar

alta complexidade apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pneumonia Associada 
 à Ventilação Mecânica (PAV)
 
INTRODUÇÃO
 A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é um processo infeccioso do parênquima pulmonar que acomete pacientes submetidos à intubação endotraqueal e Ventilação Mecânica(VM) por mais de 48-72h e para as quais a infecção não foi o motivo para iniciar a ventilação.
 Considerada a Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) mais recorrente nas Unidades de Terapia Intensiva.
EPIDEMIOLOGIA DA PAV
 A PAVM é em geral a maior complicação que os pacientes conectados a VM enfrentam, considerando a infecção de maior índice de prevalência nas unidades de terapia intensiva (UTI) e a principal causa de óbitos por infecção intra-hospitalar, nos 10 quais os pacientes ventilados por um período maior de que 48 horas são de 20 a 25% com aumento de 1% ao dia de VM. O risco de adquirir pneumonia é 21 vezes maior em pacientes que estão em VM, comparados com os pacientes não submetidos a este procedimento. A mortalidade decorrente da PAVM varia entre 30 a 70% dependendo do estudo realizado, e também os pacientes que sobrevivem, tem um prolongamento de sua estadia entre 20 a 45 dias (IRIBARREN et al.,2009). 
 
Principais Fatores de risco associados com a PAV
 Presença de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
 Intubação traqueal ou Re-intubação traqueal
 Bronco-aspiração
 Monitorização da pressão intracraniana
 Ventilação mecânica por mais de 7 dias
 Uso de pressão positiva expiratória final (PEEP) > a 7,5 cmH2O
Esses fatores associados no ambiente UTI, ainda existe o fato dos pacientes estarem imunologicamente comprometidos devido a sua patologia ou a medicamentos, ocorrendo a diminuição do fluxo salivar devido a procedimentos, além da diminuição do reflexo da tosse e da capacidade de higiene oral diminuída, que fazem com que esse grupo tenha um risco ainda maior de desenvolver outras patologias.
Diagnóstico 
 Sinais clínico 
Infiltrado na radiografia de Tórax
 Temperatura (>38 ou < 35C)
Leucocitose (> 10.000/ mm3) ou leucopenia (<4.000/mm3)
Presença de secreção traqueal purulenta
Presença de patógenos na cultura de secreção traqueal
Os estudos histológicos mostram que a pneumonia é caracterizada pelo acumulo de neutrófilos na região dos bronquíolos e alvéolos , tendo como exames para diagnosticar a Bacterioscopia, Hemoculturas, e a coleta de líquido pleural.
 (MARTINS et al.,2010). 
 AP PA 
 Tórax com provável PAV Tórax sem patologia 
TRATAMENTO
Todo paciente com forte suspeita de pneumonia deve ter seu tratamento iniciado, antes da obtenção de resultados de culturas. O tratamento deve ser baseado em critérios clínicos, desde que não exista explicação alternativa. Não é indicado início do tratamento quando: 
• Há explicação alternativa para a doença, em particular doenças não infecciosas, como por exemplo a embolia ou infarto pulmonar, atelectasia, edema pulmonar e insuficiência cardíaca.
 • Paciente não apresenta sintomas e sinais, mas teve "manipulação" do trato respiratório, seja intubação ou traqueostomia, independente da dificuldade ou complexidade do procedimento. Não há indicação para profilaxia antimicrobiana. 
• Paciente tem bacterioscópico ou cultura de material respiratório positivo, independente da contagem de colônias, na ausência de manifestações clínicas
CONCLUSÃO 
A pneumonia associada à ventilação mecânica é uma infecção que pode ser evitada pelo cuidado de enfermagem, fundamentado nas melhores evidências científicas disponíveis. Para isso, os enfermeiros devem conhecer as práticas efetivas de prevenção. 
Bibliografia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais