Buscar

Importância do Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Prévia do material em texto

Aula 8: A Importância do Terceiro Setor
As mudanças sociais, econômicas e ambientais ocorridas nos últimos anos  pressionam as empresas a demonstrar um maior senso de responsabilidade social. É nesse contexto que o Administrador pode dar uma enorme contribuição à sociedade, implementando medidas que tornem as organizações espelho daquilo que merece uma sociedade sadia.
O voluntariado está em plena expansão. Até as organizações lucrativas estão estimulando e ajudando seus colaboradores a se empenharem em atividades de apoio e suporte às comunidades carentes. É comum encontrar empresas que planejam e organizam jornadas de voluntariado para dedicar um dia de trabalho exclusivamente para oferecer serviços essenciais ou ajuda financeira para comunidades pobres. O retorno em termos de satisfação moral é muito grande.
Responsabilidade Social - Responsabilidade social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade na medida em que ela procura atingir seus próprios interesses. Refere-se ao grau de eficiência e eficácia que uma organização apresenta no alcance de suas responsabilidades sociais. A organização socialmente responsável é aquela que desempenha as seguintes obrigações, de acordo com Harry Lipson:
Incorpora objetivos sociais em seus processos de planejamento.
Aplica normas comparativas de outras organizações em seus programas sociais.
Apresenta relatórios aos membros organizacionais e aos parceiros sobre os progressos na sua responsabilidade social.
Procura medir os custos dos programas sociais e o retorno dos investimentos em programas sociais.
FILANTROPIA X RESPONSABILIDADE SOCIAL - Segundo Melo Neto e Fróes (2004), tanto a filantropia quanto a responsabilidade social são de natureza diversa. A filantropia é uma simples “doação”, fruto da maior sensibilidade e consciência social do empresário. 
Já a responsabilidade social é uma “ação transformadora”. Uma nova forma de inserção social e uma intervenção direta em busca da solução de problemas sociais.
Níveis de responsabilidade social – é a obrigação de uma organização de atuar de maneira a servir tanto aos seus interesses quanto aos interesses dos diferentes públicos envolvidos.
Existem 2 pontos de vista a respeito da responsabilidade social das oranizações. Clasico – proporciona lucro Maximo para para a empresa.
Socioeconomico – ligada ao bem estar social e não apenas aos seus lucros.
Em termos de comprometimento com a responsabilidade social, as organizações podem adotar quatro níveis, indo desde uma estratégia obstrutiva até uma estratégia proativa, de acordo com Carrol.
• Toma liderança nas iniciativas sociais. 
• Assume voluntariamente responsabilidades econômicas, legais, éticas, espontâneas e antecipatórias.
Responsabilidades espontâneas e voluntárias
 A ênfase em valores sociais e morais está criando novas demandas sobre as decisões administrativas que refletem padrões éticos e de alto desempenho. O administrador deve aceitar a responsabilidade pessoal para fazer as coisas certas também sob o ponto de vista ético e de responsabilidade social. Os critérios sociais e morais devem ser usados para examinar os interesses dos múltiplos grupos de interesse (stakeholders) envolvidos em um ambiente dinâmico e complexo. Compete aos administradores uma tarefa preponderante em sua atuação organizacional, no sentido de disciplinar, conscientizar, motivar e aplicar os preceitos, éticos e de responsabilidade socioambiental que devem reger o relacionamento entre os indivíduos que trabalham numa mesma empresa ou com outros públicos com os quais se relacionam.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes