Buscar

Aparelho de Golgi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - CECEN
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR
ALUNA: MICHAELLY COSTA SANTANA
FUNÇÕES DO APARELHO DE GOLGI
O complexo de Golgi, aparelho de Golgi ou simplesmente Golgi, foi descrito em 1898 pelo biólogo italiano Camilo Golgi e é formado por vários conjuntos de sáculos lameliformes interligados denominados dictiossomos o golgiossomos. Localiza-se geralmente próximo ao núcleo e ao reticulo endoplasmático granuloso.
Dentre as suas funções estão: 
• secreção;
• glicosilação e sulfatação de pts.;
• proliferação de membranas celulares; 
• formação da parede celular vegetal;
• acrossomo de espermatozoides;
 • glicosilação de lipídios;
As proteínas produzidas pelos ribossomos do reticulo endoplasmático granuloso são levadas até o complexo de Golgi por meio das vesículas de transporte que se destacam do reticulo onde são modificadas, com a adição de glicídios (glicosilação de proteínas). Vesículas contento essas proteínas modificadas são liberadas do complexo golgiense. Essas vesículas podem ser grânulos de secreção, que liberam o seu conteúdo para o exterior da célula pelo processo de exocitose, ou lisossomos, responsáveis pela digestão intracelular.
Possui enzimas que são responsáveis pela complementação da síntese de glicídios, iniciadas no reticulo. Esses glicídios podem ser usados na formação do glicocálix da membrana plasmática, na constituição da parede de celulose e da lamela média, que divide o citoplasma no final da divisão de uma célula vegetal, associados a proteínas que são secretadas, podem ainda formar um muco que protege as cavidades do corpo (vias respiratórias e tubo digestivo, por exemplo).
Participa também da formação de uma vesícula presente no espermatozoide, o acrossoma, rica em enzimas que facilitam a penetração do espermatozoide no ovulo. O acrossoma é formado a partir do aparelho de Golgi da espermátide, a célula que dá origem ao espermatozoide. 
Sua função não é a produção das secreções proteicas, mas a de modificação e eliminação dessas secreções, no entanto produz alguns tipos de polissacarídeos, como a hemicelulose presente na parede celular de plantas e os carboidratos das glicoproteínas. É abundante em células que são especializadas em secreção, como as células caliciformes (globet) do intestino, que produzem grande quantidade de muco rico em polissacarídeo na luz do intestino.
Referencias
Livros:
[LINHARES, Sérgio. GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje – Citologia/ Histologia/ Origem da Vida. In: Membrana Plasmática – Volume I. Iguape – SP: Editora Ática, 1992.]
[LOPES, Sônia. ROSSO, Sergio. Biologia – Introdução à Biologia e origem da vida/ Citologia/ Reprodução, Embriologia e Histologia/ Seres vivos/ Genética/ Evolução/ Ecologia. In: Introdução à Citologia e superfície das células – Volume Único – Ed 1. Pinheiros – SP: Editora Saraiva, 2005]
Material da Internet/Sites:
Disponível em <http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/capitulo_1_vol2.pdf> Acesso em: 09 nov.2017.
Disponível em <http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/biologia/DURVALINAMARIAM.DOSSANTOS/TEXTO-171.pdf> Acesso em: 09 nov.2017.
Disponível em <http://www.biologia.ufc.br/backup/docentes/IzabelGallao/Grad/Complexo.de.Golgi.pdf> Acesso em: 09 nov.2017.

Outros materiais