Buscar

AP1 EBC 2017-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Gabarito Avaliação Presencial – AP1
Período - 2017/2º (Setembro 2017)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
Orientações para prova:
Leia atentamente cada uma das questões e responda apenas o que lhe foi perguntado. 
Responda de forma ordenada seguindo a ordem da formulação de cada questão.
Só serão aceitas respostas feitas com caneta esferográfica azul ou preta
.
Só serão aceitas respostas que estejam 
na folha de resposta
.
O valor de cada questão está indicado na própria questão.
O celular e/ou qualquer outro aparelho eletrônico deverá (
ão
) ser desligado (s) e entregue (s), necessariamente, ao (s) responsável (eis) pela aplicação da prova
Boa Prova!!!
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
1ª Questão (4,0 pontos):
Marque como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas abaixo:
1.1. ( V ) No contexto das mudanças na estrutura produtiva nacional ocorridas na década de 1950 passaram a predominar as indústrias de maior porte, produtoras de bens de consumo duráveis, de materiais elétricos e de transporte.
1.2. ( F ) Para o expressivo crescimento da economia brasileira durante o Governo de JK e na época do Plano de Metas houve uma expressiva contribuição do capital interno sob a forma de tecnologia que permitiu aumentar a produtividade e o lucro.
1.3. ( V ) Como uma consequência da forma como se deu o crescimento acelerado da época do Plano de Metas, Governo JK, o Brasil entrou num grave quadro de crise econômica e política.
1.4. ( V ) No contexto de crise pós Governo JK aconteceu o Golpe Militar de 1964 que veio para restabelecer as condições políticas para que o capital seguisse o seu processo de acumulação.
2ª Questão (4,0 pontos):
Marque como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas abaixo:
2.1. ( F ) Considerando o fracasso observado nos últimos anos o Presidente Figueiredo ao tomar posse em 1979 assumiu o compromisso de alterar as linhas gerais do modelo de crescimento econômico que vinha sendo utilizado pelo regime militar.
2.2. ( V ) A Lei da Anistia e a Lei do Pluripartidarismos são indicativos do compromisso político do Presidente Figueiredo de efetuar a transição política iniciada no governo do seu antecessor.
2.3. ( V ) Dentre os pontos que fundamentaram o III PND estava o reconhecimento da opção brasileira pela economia de mercado, limitando-se o governo, como produtor e investidor, aos campos e atividades exigidos pelo interesse e segurança nacionais e aos projetos não desejados ou inviáveis para a iniciativa privada. 
2.4. ( V ) Avaliando os resultados do III PND pode-se dizer que com relação à inflação, à dívida externa e ao salário mínimo os resultados foram muito ruins.
3ª Questão (2,0 pontos):
Sabendo que no âmbito do II PND as empresas estatais foram financiadas com recursos externos, responda: O que motivou a escolha desse caminho?
A escolha deste caminho respondia a duas motivações básicas. A primeira: recorrendo ao exterior para obter financiamento, evitava-se que as grandes empresas estatais disputassem com as empresas privadas nacionais (de menor porte) os escassos recursos disponíveis no mercado interno para fins de financiamento. Isso poderia inclusive elevar as taxas de juros, encarecendo os custos de produção e pressionando a inflação. A segunda razão estava na facilidade de captação de recursos no mercado externo, dada a grande liquidez internacional, motivada pelo PROCESSO DE RECICLAGEM DOS PETRODÓLARES
ATENÇÃO: Suas respostas para essas três questões têm que estar necessariamente na “Folha de Resposta” e claramente identificadas pela numeração. Sob nenhuma hipótese respostas nessa folha de perguntas serão consideradas.

Outros materiais