Buscar

Gabarito AD1 Gestão de Marketing II 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2017/2º
Disciplina: Gestão de Marketing II
Coordenador: Marco Antônio Ferreira de Souza
ALUNO: MATR:
	
Boa Atividade!!!
Sessão Aula 1
1ª Questão:Existem produtos que demoram a mudar ou mudam muito pouco, enquanto outros mudam rapidamente, transformação total. Isso significa que os produtos tem segredos a serem desvendados? Explique. (1,0 pontos)
Segundo a Aula 1, “o segredo de um produto vai além de sua aparência física, funcionalidade ou modernidade – estas são características que já devem ser consideradas básicas pelos fabricantes. Um produto deve ter um significado especial para quem adquiri-lo e, além disso, não pode falhar na hora do consumo. Essa é a chamada hora da verdade”. O produto precisa chamar a atenção dos consumidores.
2ª Questão:Quais são os produtos para mercados organizacional e consumidor? (1,5 pontos)
Segundo a Aula 1, os produtos se dividem em produtos de consumo e industriais. Os primeiros são direcionados ao mercado consumidor, e os outros direcionados para organizações. Os produtos de consumo são classificados da seguinte forma:
Ao mercado consumidor: Produtos de conveniência; Produtos de compra comparada; Produtos de especialidade; Produtos não-procurados. 
Ao mercado organizacional, entre duráveis e não duráveis: Instalações; Equipamentos; Componentes; Matéria-prima; Suprimentos; Serviços empresariais.
3ª Questão:Conceitue Composto e linha de produto e aponte as principais características de um composto de produto. (1,0 pontos)
Segundo a Aula 1, também chamado sortimento de produto, o composto de produto é “o conjunto de todos produtos e itens que uma organização coloca à venda em seu mercado”. Por sua vez, a mesma Aula diz que linhas de produto são “produtos que desempenham função similar e que são vendidos ao mesmo grupo de consumidores, geralmente pelos mesmos canais e dentro de faixas de preço específicas”.
Com relação às principais características de um composto de produto, a Aula aponta as seguintes: abrangência, profundidade, consistência e extensão.
4ª Questão: Defina marca e aponte, sem explicar, os três tipos de marcas e os quatros nomes da marca (classificações para nomes da marca) possíveis de serem colocados.(1,5 pontos)
Segundo a Aula 1, marca “é um termo, sinal, símbolo ou desenho – ou uma combinação desses elementos – que identifica o fabricante ou vendedor de um produto (bens) ou serviço”. Também pode ser “um nome, símbolo ou estampa associado a um produto ou serviço e ao qual os compradores associam sensações psicológicas”.
Os três tipos de marca possíveis de serem desenvolvidas, conforme a Aula 1, são ‘marcas funcionais’, ‘marcas de imagem” e ‘marcas de experiência’. Quanto às classificações do nomes que podem ser dados às marcas, tem-se: nomes individuais, nomes de família abrangentes, nomes de famílias separados, nomes combinados (marca híbrida).
Sessão Aula 2
5ª Questão:Elementos externos à operação influenciam a definição de preços, tornando-o um assunto estratégico e não apenas operacional – reflexo direto dos custos.Liste os elementos (ou fatores) que devem ser considerados (1,0 pontos)
Segundo a Aula 2, tais elementos ou fatores são: o comportamento do consumidor e sua sensibilidade ao preço; como o mercado está segmentado; a influência das forças domacroambiente; o ciclo de vida do produto; a concorrência; objetivos estratégicos; o cliente-alvo (quem);o posicionamento do produto (como);refletir a posição competitiva (a empresa é líder de mercado? Temparticipação dominante? Ou é uma participação mais fraca?).
6ª Questão:Defina os seguintes fatores influenciando a sensibilidade em relação ao preço: Dificuldade de comparação, Preço e qualidade e Efeito de contexto. (1,5 pontos)
Segundo a Aula 2, tem-se:
Dificuldade de comparação: consumidores que tendem a ser menos sensíveis aos preços têm dificuldade para comparar as ofertas dos concorrentes e substitutos. Dificuldades derivam da incapacidade técnica para julgar ou do peso de fatores como reputação e credibilidade.
Preço e qualidade: Compradores são menos sensíveis a preços quando eles priorizam os benefícios pessoais e sociais. Preços mais altos sinalizam maior qualidade, prestígio ou exclusividade.
Efeito de contexto: Quando as pessoas colocam a decisão de compra dentro de uma “moldura” em suas mentes, com pacotes de ganhos e perdas. Preço é visto como uma “perda”, ao invés de “ganho” renunciado. Custos psicológicos tendem a ser menores com preços sugerindo desconto se pagos à vista do que com preços sugerindo acréscimos se pagos a prazo. 
7ª Questão:Quais são as recomendações sobre preço considerando o Ciclo de Vida do Produto?(1,5 pontos)
Segundo à Aula 2, temos o seguinte quadro:
8ª Questão:Explique a abordagem de Precificação ‘preço baseado no concorrente’(1,0 pontos)
Segundo a Aula 2, “esta abordagem consiste no ajuste dos preços à realidade da concorrência no mercado. As empresas podem optar por estar com seus preços abaixo, no mesmo nível ou acima dos concorrentes, conforme suas necessidades ou imposições da realidade”.
Orientações para a atividade:
A AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”.Não será mais permitido postá-la pelos correios ou entregá-la nos polos. 
Esta atividade está relacionada com as aulas 1 e 2 e vale 10,0 pontos.
Apenas serão aceitas as respostas de autoria do próprio aluno, textos copiados na íntegra e sem citação do autor constituirão plágio e a nota será zerada. Evite blogs e sites de conteúdo não acadêmico. 
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao tutor a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até20/08/2017).
Envie o arquivo em formato doc ou pdf. Não serão aceitas fotografias da AD.
Não deixe para postar a atividade no último dia e, após o envio, confirme o recebimento com o tutor a distância através da sala de tutoria.
Para o desenvolvimento das questões siga o modelo a seguir:
Questão 1: O que é serviço?
R: Segundo a Aula 1 (ou como visto à Aula 1), Philip Kotler define serviço “como qualquer ato ou desempenho que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta em propriedade de nada”.

Outros materiais