Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL. TEÓRICO
	1a Questão (Ref.: 201506151483)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Algumas alterações apresentadas pelos recém-nascidos e que preocupam as mães estão com frequência relacionadas com o nascimento ou são próprias deste período etário e, por isso, transitórias e sem consequências importantes para o bebé. O Cefalohematoma é uma dessas lesões que podem se apresentar ao nascimento e seria correto dizer:
		
	
	Resulta de trauma maior e é caracterizada por uma grande quantidade de sangue sobre todo o couro cabeludo, inclusive regiões temporais.
	 
	Edema no local de apresentação do couro cabeludo, resulta de trauma leve quando esta área é forçada contra a cérvix uterina.
	 
	Acontece em casos de lesão a pequenos vasos subperiosteais no momento do parto, geralmente sendo clinicamente percebida em alguns dias e o principal diagnóstico diferencial é a bossa, que corresponde unicamente a edema e sangramento restrito aos tecidos moles do couro cabeludo.
	
	Diminuição da espessura e amolecimento dos ossos do crânio. Permanência maior que 3 meses deve ser investigada.
	
	É uma lesão quística presente em alguns recém-nascidos, localizada na região mediana coccínea. Raramente requer tratamento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506151458)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O histórico de enfermagem consiste em um guia sistematizado para levantamento de dados. Para os enfermeiros que atuam em pediatria, cabem habilidades específicas para quer a construção do histórico de enfermagem seja bem sucedido, tais como: capacidade de observação, comunicação e interação com o paciente, além do conhecimento científico. Com relação aos tópicos a serem abordados no histórico de enfermagem, correlacione e em seguida, marque a sequência correta: A - Identificação B- características comportamentais C - hábitos de vida D -Participação da família E - Avaliação física ( ) alimentação, sono e repouso, atividades, recreação e lazer. ( ) avaliação de peso, estatura e perímetros ( ) nome, apelido, sexo, idade, data do nascimento e escolaridade. ( ) cuidado principal e outras pessoas significativas para a criança ( ) temperamento, movimentos incomuns, uso de objetos preferidos
		
	
	B, D, C, A, E
	
	C, A, E, D, B
	
	A, C, E, B, D
	 
	C, E, A, D, B
	
	B, D, A, E, C
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506151687)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	3. Sobre o exame físico do recém-nascido a termo marque a opção correta
		
	
	Em função dos tocotraumatismos, a enfermagem deve atenção especial ao cefalohematoma, pois se deve ao acúmulo de sangue entre o periósteo e o osso produzindo edema que cruza as linha de sutura, podendo se expandir.
	
	As respirações são geralmente torácicas e variam de 40 a 50 mrpm e a freqüência cardíaca varia de 80-100 bpm
	
	A pele geralmente é corada e é comum a acrocianose nas primeiras horas de vida
	
	e) A solução de nitrato de prata a 1% e a fitonadiona devem ser administrados nos cuidados imediatos ao recém-nascido no berçário
	 
	A icterícia pode aparecer em recém-nascidos a termo e saudáveis, mas é preocupante se aparece nas primeiras 24 horas de vida
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506151457)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Aos Enfermeiros que atuam em pediatria cabe o desafio de adequar a sistematização da sistematização da assistência de enfermagem às necessidades das crianças e suas famílias. Com relação as particularidades que devem ser consideradas no histórico de enfermagem de cada criança, leia as assertivas abaixo e em seguida, marque a alternativa que contempla as informações corretas: I - na elaboração do histórico de enfermagem em pediatria com relação as características da família, o enfermeiro deve ter conhecimento sobre o genograma. II - na avaliação física, o enfermeiro ao avaliar os segmentos corporais, deve fazê-lo de forma comum para todas as crianças, independente da faixa etária. III - inserido no histórico de enfermagem em pediatria, encontra-se a avaliação do desenvolvimento e um dos testes mais utilizados atualmente é o teste de triagem do Desenvolvimento de Denver.
		
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	Nenhuma assertiva está correta
	
	Somente a assertiva II está correta
	
	As assertivas I e II estão corretas
	 
	As assertivas I e III estão corretas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506151422)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O crescimento é caracterizado pela multiplicação das células e aumento de tamanho, resultando em aumento de peso do todo ou de qualquer de suas partes. É portanto, considerado um bom parâmetro para a avaliação do crescimento da criança por ser cumulativo, progressivo e não sofrer regressões. Com relação a estatura, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	No 1º ano a criança aumenta 25 cm, sendo 15 cm no 1º semestre e 10 cm no 2º semestre.
	 
	Entre o 3 a 11 anos as crianças crescem em média 5-6 cm ao ano.
	  
	O crescimento linear ou altura é resultado do crescimento esquelético e permanece uniforme ao longo da vida.
	 
	No 2º ano de vida a criança cresce em torno de 10cm ao ano.
	 
	Até os 2 anos, o comprimento deve ser medido na posição deitada em superfície rígida com auxílio de duas pessoas.

Outros materiais