Buscar

Questões sobre Crimes Contra a Pessoa

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604072390)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca da lesão corporal, assinale a opção correta
		
	 
	A ação penal nos delitos de lesões corporais praticadas no contexto de violência doméstica contra a mulher será de iniciativa pública incondicionada, independentemente da sua gravidade.
	 
	As lesões corporais leve, grave e gravíssima, se praticadas através da violência doméstica, terão aumento especial de pena na proporção de um terço.
	
	A Lesão corporal culposa e a de natureza leve são delitos de ações penais públicas condicionadas à representação da vítima ou de seu representante legal, ainda que praticadas no contexto de violência doméstica contra a mulher.
	
	O aumento especial de pena aplicado à violência doméstica praticada contra portador de deficiência aplica-se à lesão corporal leve, grave e gravíssima.
	
	A incapacidade permanente para as ocupações habituais da vítima de lesão corporal, por mais de duzentos dias, classifica a lesão como gravíssima.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603517798)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	João, com emprego de arma de fogo, invade uma locadora de vídeo e anuncia um assalto exigindo do funcionário da mesma que lhe entregue todo o dinheiro que está no caixa. Diante da recusa do funcionário da locadora, João desfere dois tiros no mesmo, que vem a falecer instantaneamente, e foge do local do crime sem levar dinheiro algum. Neste caso, qual a tipificação correta à conduta de João? (31° Exame de Ordem OAB/RJ)
		
	
	João praticou o delito de homicídio qualificado para assegurar a execução de outro crime;
	 
	João praticou o delito de latrocínio.
	
	João praticou o delito de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo na forma tentada;
	 
	Todas as respostas acima estão incorretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604072385)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Juiz de Direito/MG. Modificada) Gertrudes, moça pacata, com 20 anos de idade, residente no sítio Pica-Pau, filha de pai rude e violento, às escondidas, manteve um relacionamento amoroso com Vivaldo Borba, engravidando. Envergonhada, com medo de seu pai e em respeito à sua família e conhecidos, conseguiu manter a gravidez em segredo até que, depois de muito esforço, provocou o parto dando à luz uma criança do sexo masculino. Ainda no estado puerperal, para ocultar sua desonra, levou a criança para local diverso deixando-a debaixo de uma árvore, sem prestar-lhe a assistência devida, razão pela qual veio esta a falecer. Gertrudes praticou o crime de:
		
	
	infanticídio;
	 
	abandono de recém-nascido qualificado pelo resultado morte.
	
	abandono de incapaz qualificado pelo resultado morte.
	
	homicídio privilegiado, impelido por relevante valor social, moral.
	
	aborto provocado pela própria gestante;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604072344)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO José e Maria estavam enamorados, mas posteriormente vieram a descobrir que eram irmãos consanguíneos, separados na maternidade. Extremamente infelizes com a notícia recebida, que impedia por completo qualquer possibilidade de relacionamento, resolveram dar cabo à própria vida. Para tanto, combinaram e executaram o seguinte: no apartamento de Maria, com todas as portas e janelas trancadas, José abriu o registro do gás de cozinha. Ambos inspiraram o ar envenenado e desmaiaram, sendo certo que somente não vieram a falecer porque os vizinhos, assustados com o cheiro forte que vinha do apartamento de Maria, decidiram arrombar a porta e resgatá-los. Ocorre que, não obstante o socorro ter chegado a tempo, José e Maria sofreram lesões corporais de natureza grave. Com base na situação descrita, assinale a afirmativa correta.
		
	
	José e Maria respondem por instigação ou auxílio ao suicídio, em concurso de agentes.
	 
	José responde por tentativa de homicídio e Maria por instigação ou auxílio ao suicídio.
	
	José e Maria respondem por tentativa de instigação ou auxílio ao suicídio, em concurso de agentes.
	
	José e Maria respondem por tentativa de homicídio.
	
	José responde por lesão corporal grave e Maria responde por nada, pois sua conduta é atípica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604072380)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante uma partida de futebol, que terminou num conflito entre jogadores, o torcedor Raimundo invade o campo e passa a distribuir socos e pontapés nos contendores, um dos quais vem a sofrer ferimentos graves, causados por outra pessoa envolvida no tumulto. A infração penal cometida por Raimundo caracteriza-se como: (Juiz de Direito/SP; 170° Concurso- 1ª Fase. Modificada)
		
	
	crime de lesão corporal grave;
	
	contravenção de vias de fatos;
	
	participação em rixa simples.
	 
	participação em rixa qualificada;
	
	crime de lesão corporal leve;
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201604068843)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma discussão de futebol, Rubens e Enrico, em comunhão de ações e desígnios, chamaram Eduardo de ladrão e estelionatário, razão pela qual Eduardo formulou uma queixa-crime em face de ambos. No curso da ação penal, porém, Rubens procurou Eduardo para pedir desculpas pelos seus atos, razão pela qual Eduardo expressamente concedeu perdão do ofendido em seu favor, sendo esse prontamente aceito e, consequentemente, extinta a punibilidade de Rubens. Eduardo, contudo, se recusou a conceder o perdão para Enrico, pois disse que não era a primeira vez que o querelado tinha esse tipo de atitude. Considerando apenas as informações narradas,qual o crime praticado, em tese, por Rubens e Enrico? (XVI Exame de Ordem unificado adaptada pelo professor).
		
	 
	Injúria, porém com extinção da punibilidade do perdão extensivo ao Enrico.
	
	Difamação, porém com extinção da punibilidade pelo perdão extensivo ao Enrico.
	
	Calúnia, porém com extinção da punibilidade do perdão extensivo ao Enrico.
	
	Injúria, sem extinção da punibilidade do perdão ao Enrico.
	
	Calúnia, sem extinção da punibilidade do perdão ao Enrico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604072305)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta.
		
	
	Caracterizado o crime contra a honra de servidor público, em razão do exercício de suas funções, a ação penal será pública incondicionada.
	
	O CP prevê, para os crimes de calúnia, de difamação e de injúria, o instituto da exceção da verdade, que consiste na possibilidade de o acusado comprovar a veracidade de suas alegações, para a exclusão do elemento objetivo do tipo.
	
	O CP prevê, para o crimes de calúnia, sem exceções, o instituto da exceção da verdade, que consiste na possibilidade de o acusado comprovar a veracidade de suas alegações, para a exclusão do elemento objetivo do tipo.
	
	Em regra, a persecução criminal nos crimes contra a honra processa-se mediante ação pública condicionada à representação da pessoa ofendida.
	 
	Não constituem injúria ou difamação punível a ofensa não excessiva praticada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu advogado e a opinião da crítica literária sem intenção de injuriar ou difamar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604072324)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O agente NÃO será punido por tentativa de homicídio doloso quando: (OAB/MG DEZ.2004. modificada)
		
	 
	embora o agente não soubesse, efetua disparos contra pessoa que morrera minutos antes de enfarto agudo do miocárdio.
	
	na tentativa imperfeita de homicídio.
	
	ocorrer o arrependimento posterior.
	
	querendo matar a vítima, utiliza meio eficaz para a consumação do crime.
	
	na tentativa branca de homicídio
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604072395)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ana e Bruna desentenderam-se em uma festividade na cidade onde moram e Ana,sem intenção de matar, mas apenas de lesionar, atingiu levemente, com uma faca, o braço esquerdo de Bruna, a qual, ao ser conduzida ao hospital para tratar o ferimento, foi vítima de acidente de automóvel, vindo a falecer exclusivamente em razão de traumatismo craniano. Acerca dessa situação hipotética, é correto afirmar, à luz do CP, que Ana:
		
	
	deve responder pelo delito de homicídio na modalidade tentada.
	
	não deve responder por delito algum, uma vez que não deu causa à morte de Bruna.
	
	deve responder pelo delito de homicídio consumado.
	 
	deve responder apenas pelo delito de lesão corporal.
	
	praticou conduta atípica, pois o resultado morte foi uma fatalidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604071980)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a opção correta acerca dos crimes contra a honra:
		
	
	Tratando-se do delito de injúria, admite-se a exceção da verdade caso o ofendido seja funcionário público, e a ofensa, relativa ao exercício de suas funções.
	 
	Caso o querelado, antes da sentença, se retrate cabalmente da calúnia ou da difamação, sua pena será diminuída.
	
	O pedido de explicações em juízo é cabível nos delitos de calúnia e difamação, mas não se aplica ao de injúria.
	 
	Caso o querelado, antes da sentença, se retrate cabalmente da calúnia ou da difamação, sua pena será diminuída. Caracterizado o delito de injúria, o juiz pode deixar de aplicar a pena, no caso de retorção imediata, que consista em outra injúria.

Continue navegando