Buscar

modelo pronto fichamento 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FICHAMENTO
MELLO, L.M.�
Uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos de graduação reside no fato de não saberem o que fazer com os textos que lêem para desenvolver os futuros trabalhos.
Podemos afirmar o procedimento mais simples que resolve grande parte destas dificuldades, se encontra na elaboração do fichamento, ou seja, recurso de armazenagem de informações, imprescindível, na elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias.
Apesar de existirem vários modelos de fichamentos, o objetivo deste é sinalizar a importância e procedimentos metodológicos. Entretanto, pela experiência acadêmica acumulada nos anos de trabalho com a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, acreditamos ser o modelo esboçado, abaixo, mais utilizado e completo, para a produção científica para quem está inciando.
Os procedimentos descritos garantem a prática eficaz do fichamento, porém o estudante ao se deparar, pela primeira vez com tal metodologia, se assusta.
Entretanto, a prática contínua poderá levá-lo a alterar o ponto de vista e julgamento, fazendo-o perceber que o pequeno trabalho inicial reverte-se em ganho para o futuro, quando precisar escrever sobre determinado assunto. 
Um fichamento, do conteúdo escolhido, possibilita não só a prática de uma redação eficaz, como também proporciona ao autor enriquecimento cultural. Contudo, não se recomenda, porém, o armazenamento de assuntos pelos quais não se tem nenhum interesse. 
ETAPAS DO FICHAMENTO.
REFERÊNCIAS: 
de livro e artigos: Nome do autor. Titulo da obra, Cidade ,Editora e ano de Lançamento.
Ex: DIZARD JR, Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2000.
Via Internet: Nome do autor. Titulo da obra. Dispónível no site. Acesso em data.
Ex: AGUIAR, Leonel Azevedo de. O jornalismo investigativo e seus critérios de noticiabilidade: notas introdutórias. http://publique.rdc.puc-rio.br/revistaalceu/media/alceu_n13_Aguiar.pdf. Acesso em 25 de set. de 2008.
�
RESUMO: 
Registro das idéias principais do autor do texto, entretanto o registro é realizado com suas próprias palavras, mas garantindo a integridade da idéia do autor. Podemos dizer que é uma redução do texto original. 
Não cabem no resumo comentários ou julgamentos pessoais a respeito do que está sendo resumido. Muitas pessoas fazem o resumo de maneira errada porque reproduzem partes ou frases do texto original, elaborando-o à medida que lêem.
Para elaborar um bom resumo é necessário compreender antes todo o conteúdo do texto, Não é possível resumir um texto à medida que se faz a primeira leitura.
Assim sendo, quem resume apresenta: um discurso próprio, os pontos relevantes de um texto, expressa as idéias essenciais na progressão e no encadeamento em que aparecem, ou seja, ao fazer um resumo é importante não perder de vista três elementos: as partes essenciais do texto; a progressão em que elas se sucedem e a correlação entre cada uma dessas partes.
É uma analise crítica do conteúdo, 
CITAÇÕES
Aplica-se para partes de obras ou capítulos, na transcrição fiel de trechos fundamentais da obra estudada. Obedecem algumas normas:
a) toda citação deve vir entre aspas, quando a cópia tiver menos de três linhas; 
Ex: Acreditamos que a partir desse prisma, o jornalismo investigativo é uma das mais importantes contribuições prestadas pela imprensa à democracia. “Ele está relacionado com a lógica de responsabilidade mútua em sistemas democráticos, fornecendo mecanismos valiosos para monitorar o desempenho das instituições democráticas, em sua definição mais ampla que inclui organismos governamentais, organizações cívicas e empresas públicas” (WAISBORD, 2008, p.1). 
b) Caso a cópia tiver mais de três linhas, a citação precisa ser formatada da seguinte forma: 4 cm à esquerda, espaço simples e letra 10cm.
Ex:
Nas palavras de Aguiar (2008, p. 50) 
A pauta dos assuntos tratados pelo jornalismo investigativo não fica, porém, restrita aos temas políticos, estando presente em todas as editorias de um jornal: seu foco é apurar e divulgar informações sobre atos desviantes que afetem o interesse público e que sejam prejudiciais à sociedade. Assim, escolhemos o jornalismo investigativo para objeto de pesquisa exatamente por permitir uma vasta amplitude de assuntos abordados pelos jornais: o trabalho dos repórteres investigativos está presente nos mais diverso editorias – desde a editoria de política, passando pela de esportes e de economia, até a editoria de noticiário local ou internacional. 
c) a supressão de uma ou mais palavras deve ser indicada, utilizando-se no local da omissão, três pontos, entre colchetes [...]. 
Exemplos: 
a) “[...] fornecendo mecanismos valiosos para monitorar o desempenho das instituições democráticas, em sua definição mais ampla que inclui organismos governamentais, organizações cívicas e empresas públicas” (WAISBORD, 2008, p.1). 
b)
Nas palavras de Aguiar (2008, p. 50) 
A pauta dos assuntos tratados pelo jornalismo investigativo não fica, porém, restrita aos temas políticos, estando presente em todas as editorias de um jornal: seu foco é apurar e divulgar informações sobre atos desviantes que afetem o interesse público e que sejam prejudiciais à sociedade. [...] o trabalho dos repórteres investigativos está presente nos mais diverso editorias – desde a editoria de política, passando pela de esportes e de economia, até a editoria de noticiário local ou internacional. 
COMENTÁRIOS: 
É a elaboração pessoal sobre a leitura, devendo conter o parecer e crítica do leitor. Lembrem-se: crítica tanto é positiva como negativa.
Quando o leitor esta lendo com objetivo determinado, por exemplo, para fazer um trabalho acadêmico ou monografia, o comentário já pode ser direcionado especificamente para o trabalho em questão. 
Quando terminar a leitura de um texto, as possibilidades de traçar análises, comparações e críticas são bastante maiores do que dias depois. Assim aos poucos o trabalho científico vai sendo construído. No final cabe organizar as idéias nas subdivisões previstas nos trabalhos científicos.
IDEAÇÃO
Apresentar o que o texto auxiliou em relação às novas perspectivas.
_______________________________________________________
REFERÊNCIAS:
ARAÚJO, A. Elaboração e apresentação de comunicação científica. Acesso em http://www.metodologia.org/. Acesso em 15 de out. de 2008.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: 2001.
CERVO, Amado; BERVIAN, Pedro. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2002.
DMITRUK, Hilda Beatriz (Org). Cadernos metodológicos: diretrizes de metodologia científica. 5. São Paulo: Moderna, 2001. 
� Professora da Universidade Castelo Branco e da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.

Outros materiais