Buscar

PIB e PNB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DO PIB E DO PNB PARA O PAÍS
O PIB - Produto Interno Bruto é considerado o parâmetro que mede a riqueza de um país, é o demonstrativo de crescimento econômico em determinado período. É composto pela soma de todos os bens e serviços finais, ou seja, os materiais utilizados para a fabricação de um produto não entram na contagem, isso ocorre para que não haja repetições no cálculo, considerando que estão inclusos todos os produtos desde o mais básico alimento até os automóveis mais caros. 
No Brasil o PIB é calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que por sua vez publica os resultados do cálculo no máximo em noventa dias após o término de um ano ou trimestre. 
Há duas maneiras de fazer a medição do PIB:
A primeira é somando as riquezas produzidas no país, incluindo tanto empresas nacionais quanto internacionais localizadas no território. Calculando os dados da indústria, agropecuária e serviços.
A segunda é de acordo com a demanda, considerando o consumo das famílias e do Estado, investimentos (empresas e governo) e por fim, somam-se as importações e exportações. 
No entanto, em se tratando de índices de medições não temos apenas o PIB como também podemos mencionar o PNB – Produto Nacional Bruto, que por sua vez calcula somente o que é fabricado à nível nacional, ou seja, toda produção feita tanto no Brasil quanto no exterior por organizações brasileiras não englobam a fabricação de empresas estrangeiras, portanto, a soma é feita a despeito do local físico no qual a organização está instalada pois só importa a nacionalidade da mesma.
Contudo, em diversos países é comum que o PIB seja maior que o PNB, isso ocorre pois grande quantidade das empresas estrangeiras enviam sua renda para o exterior como no caso do Brasil, cuja somatória compõe o conjunto de riquezas geradas apenas por organizações brasileiras que estão ou não no país.
Desse modo, sendo o Produto Nacional Bruto muito menor do que o PIB no Brasil, o país mantém seu foco principal na renda que se sobressai, porém, seu valor não deve ser minimizado, mas sim, agregado juntamente com o PIB pois o ideal é utilizarmos os dois indicadores para podermos ter maior dimensão da real situação do país.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes