Buscar

CELITA GESTÃO 1

Prévia do material em texto

1-INTRODUÇÃO
	O presente trabalho é o resultado do Estágio Supervisionado Gestão Escolar, do Curso de Pedagogia da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter, transformado em relatório que é um documento construído tendo como principal base acoleta dos dados da observação.
A Prática e o Estágio curricular são instâncias privilegiadas deformação docente no contexto do curso de Licenciatura, pois permitem aarticulação entre o estudo teórico e os saberes práticos, desde que ancoradosem possibilidades formativas orientadas pela reflexão, investigação e relaçãoteoria e prática. É um dos componentes curricularesobrigatórios para a obtenção do diploma no curso de Licenciatura emPedagogia, pois se trata de um elemento relevante para a formação inicial doPedagogo ao aproximá-lo do contexto em que atuará futuramente. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 determina essa exigência. 
O Estágio tem como finalidade a análise reflexiva do contexto escolar, pormeio de observação, investigação, planejamento na Gestão Escolar.
A realização do estágio cujo objeto de estudo é a gestão escolarestá diretamente relacionada à equipe pedagógica (diretor, supervisor,orientador, coordenador) e, principalmente, ao pedagogo, que é o profissionalque tem como função organizar e articular o trabalho pedagógico na escolaatuando com diferentes segmentos da comunidade escolar, tais como:professores, funcionários, pais, alunos, direção escolar etc. (BELLARDO,2009).
Assim sendo, durante o estágio, foi observado os espaços deação coletiva como: conselho de escola, planejamento de professores, reuniões pedagógicas, reuniões de pais, entre outros.
2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO
2.1 LOCALIZAÇÃO DO CEIM ILIDIA ROSA DE ALMEIDA DOS SANTOS – ESPAÇO DE ESTÁGIO
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL “ILIDIA ROSA DE ALMEIDA DOS SANTOS” localizada a Avenida Amapá, s/n- Bairro Interlagos- Linhares ES - Telefone: (27)3371-6737. 
E-mail: ceimilidiarosadealmeidadossantos.linhares.es.gov.br, a Entidade Mantenedora é a PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES, com endereço à Av. Governador Jones dos Santos Neves, nº 1292, centro, Linhares – ES. TEL.: (27) 3372-1888. Site:http://www.linhares.es.gov.br Administrada pela SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LINHARES com Endereço: Rua Nilo Peçanha, 82 – Shell, Linhares – ES.Telefone: (27) 3372-1917/ 1249/1216 E-mail: seme@linhares.es.gov.br.
Oferta educação para crianças de faixa etária: 01 ano a 05 anos e 11 meses, e o regime de atendimento é: 
Parcial – Matutino – 7 horas às 11 horas
Vespertino – 13 horas às 17 horas
Integral – 7 horas às 17 horas
	ATOS LEGAIS:
ATO DE CRIAÇÃO: Decreto nº 1857/79 - 17/01/79.
MUDANÇA DE NOMENCLATURA: Decreto nº 350/2000 de 10/10/2002.
Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
LDB Nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 
Lei Nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente
Resolução Nº2/2001 – Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
Resolução Nº4/2009 – Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação Básica, modalidade Educação Especial.
Resolução Nº 5/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil
3 – CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO
	O CEIM Ilidia Rosa de Almeida dos Santos é uma escola grande, construída em um terreno amplo, com planta baixa. Nela encontramos 12 salas de aula, biblioteca, 02 berçários, cozinha, refeitório, lavanderia e uma área externa com pátios de areia que rodeiam toda sua estrutura.
O CEIM Ilidia tem capacidade para atender até 450 crianças. Atualmente o CEIM possui 334 crianças matriculadas.
	De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, em seu Art. 5º, “ A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada parcial ou integral, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.” Ainda no parágrafo 6º “ É considerada Educação Infantil em tempo integral, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.” O CEIM Ilidia oferece atendimento em tempo parcial com quatro horas diárias, desenvolvendo atividades pedagógicas, recreação e alimentação, incluindo lanche, almoço e jantar. 
	No atendimento em tempo integral, a criança permanece na escola durante dez horas diárias, com início das atividades às sete horas e término às dezessete horas. Este período é dividido em tempo escolar e oficina. No tempo escolar desenvolvemos atividades pedagógicas incluindo as áreas de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática, Música, Artes e Movimento. Nas oficinas utilizamos atividades, materiais e técnicas diversas que possibilitam experiências múltiplas despertando o prazer e o desenvolvimento de atitudes e habilidades.			Atende a uma clientela de crianças que pertencem à classe baixa e média da sociedade, predominando famílias onde pais, mães ou responsáveis trabalham fora, empregados no comércio, fábricas, residências, construção civil e órgãos públicos. Na região onde o CEIM está localizado predominam as residências. Existem também igrejas, supermercados, farmácias, padarias, mercadinhos e postinho de saúde.A expectativa das famílias atendidas é ter um CEIM que contribua na formação da criança, desenvolvendo situações propicias nas quais ela é estimulada a criar, explorar, construir, imaginar, produzir, possibilitando uma educação significativa e de qualidade.
		A escola está construída em uma área de 1112 (metros quadrados) com os seguintes ambientes:
	
AMBIENTES
	01 refeitório
	01 secretaria escolar
	01 sala de professores
	01 sala da direção
	01 sala de coordenação pedagógica
	01 sala de coordenação
	02 banheiros sociais
	01 almoxarifado para material didático
	01 cozinha
	01 dispensa para merenda
	01 almoxarifado para material de limpeza
	01 banheiropara os funcionários
	01 lavanderia
	01 área de serviço
	04 salas de berçário com banheiro conjugado
	 08 salas de aulas
	01 brinquedoteca
	01 biblioteca
	01 sala de artes
	02 banheiros femininos
	02 banheiros masculinos
	02 corredores
	01 circulação para salas
	01 pátio com brinquedos
		As salas são espaçosas e ventiladas pois a escola está localizada próxima de uma lagoa tornando o ar mais puro, a limpeza é impecável os banheiros mesmo sendo usados por crianças estão sempre limpos e secos. No refeitório tem dois painéis que são utilizados para as datas comemorativas e estavam enfeitados com motivos de Consciência Negra e Ação de Graças. Quando cheguei na escola a primeira vez era Dia do Professor e Dia das crianças. As portas são enfeitadas assim como o interior das salas de aula.
		Presta atendimento as crianças e pais os seguintes funcionários: Aline Alves Tavares Graduada: Normal Superior em Series Iniciais Pós-Graduada: Educação Infantil e Series Iniciais do Ens. Fundamental Andreia Vieira da Silva Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ens. Fundamental AneideTessarolo Machado Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Supervisão- Carolina Bittencourt Manzoli Graduada: Normal Superior em Educação Infantil/ Pós Graduada: Ed. Infantil e Series Iniciais Claudiceia Barbosa dos Santos Magistério:Graduada: CienciasContabeis/ Pós Graduada: Psicopedagogia/ Matemática Cleidiane dos Santos Graduada: Quarto Período Pedagogia DeuzianeCapiche Alves Graduação: Pedagogia / Pós Graduação: Educação Infantil e Edina Mara dos Santos Almeida Lima Series Iniciais do Ens. Fundamental Graduação: Pedagogia / Pós GraduaçãoEducação Inclusiva Elizetti Aparecida Miguel Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Series Iniciais e Educação Infantil/ Gestão Escolar FabriciaGaburro de Araujo Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Educação Inclusiva Fernanda Cremonini Rosa Ensino Medio: Cursando Pedagogia Josiane Pereira do Nascimento Silva Graduada: Normal Superior em Educação Infantil/ Pós Graduada: Series Iniciais e Educação InfantilJucionara Evangelista de Oliveira da Silva Magistério Karine de Oliveira Pereira Graduada: Normal Superior em Educ. Infantil/ Pós Graduada: Series Iniciais e Ed. Infantil Léia Moura Loureiro Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ens. Fundamental/ Gestão Escolar Lidiane dos Santos Mitre Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Alfabetização Léia Moura Loureiro Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ens. Fundamental/ Gestão Escolar Lidiane dos Santos Mitre Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Alfabetização Mara Gisela Barcelos Moraes E. Médio (Cursando Pedagogia) Maria da Penha Pedroni Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Supervisão/ Educação Infantil Maria das Graças Viana Manenti Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Psicopedagogia / Educação Especial Maria de Fátima VialCutini Graduada: Pedagogia/ Pòs Graduada: Series Iniciais / Alfabetização e Letramento Maria do Carmo Passos Miranda Graduada: Normal Superior em Series Iniciais Pós-Graduada:Series Iniciais e Educação Infantil Maria José Siqueira Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ens. Fundamental Monica Maria Curitiba Barreto Graduada: Normal Superior e Anos Inciais/ Pós Graduada: Educação Infantil e Séries Inciais do Ens. Fundamental NadyesdaRigotti dos Anjos Bissoli Graduada: Normal Superior em Series Iniciais Pós-Graduada: Alfabetização e Linguística/ Séries Iniciais e Educação Infantil Polyana Lorena Da Ré Graduada: Normal Superior e Anos Inciais/ Pós Graduada: Psicopedagogia Rosangela Machado Graduação: Pedagogia / Pós graduação Educação infantil séries iniciais Rosimari Leite Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Arte na Educação/ Gestão Escolar RosimariaFolle Morais de Assis Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ens. Fundamental Sandra Denadai Garcia Duarte Graduada: Pedagogia / Pós Graduada: Educação Infantil e Series Iniciais do Ens. Fundamental Sanoelane Silva Santos Graduada: Normal Superior em Educação Infantil/ Pós Graduada: Psicomotricidade Suane Rangel de Souza Dias Graduada: Pedagogia/Pós Graduada: Series Iniciais e Ed. Infantil/ Alfabetização e Letramento/Educação Inclusiva (curs.) Carla Carvalho Lopes Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Planejamento Educacional/ Gestão Escolar/ Arte na EducaçãoAngela Maria GiovanelliGraduada: Pedagogia/Pós Graduada: Series Iniciais e Ed. Infantil/ Alfabetização e Letramento/Educação Inclusiva-Eliane Cruz Graduada: Pedagogia/ Pós Graduada: Educação Infantil e Series IniciaisJucilene FazoloAraujoGraduação em Pedagogia, inspeção e Supervisão e Pós Graduação em Supervisão Escolar, Educação especial inclusiva, e alfabetização e Linguistica.Shirley Rosa Costa de AlmeidaGraduação em Pedagogia anos Iniciais e Pós-Graduação em Educação Infantil anos Iniciais do Ensino fundamental- Serventes: Rosa Regina Vianna da SilvaEnsino FundamentalShirley Rosa Costa de AlmeidaEnsino Fundamental Patrícia dos Santos Carapina de OliveiraIncompleto- Vera Lúcia Costa Ensino médio completo- Elizabete Pollezi (cursando Pedagogia) Ana Maria Francelino (cursando Pedagogia) – Regina Magnago (Ensino Fundamental) Rosangela Rocha (Ensino médio) Rosenir Dias (cursando Pedagogia) – Claudecir Souza Dias (Ensino Médio). A atual Diretora do CEIM é a Srª Solange Maria Prata Mairinck formada em Normal Superior com complementação pedagógica em Pedagogia e Pós-Graduada em Alfabetização e Linguística e exerce a função de professora a 25 anos e pela segunda vez assume a direção de escola. A supervisora é Carla Carvalho Lopes Graduada: Pedagogia/ Pós-Graduada: Planejamento Educacional/ Gestão Escolar/ Arte na Educação e trabalha na educação a 12 anos, a Coordenadora é Fabíola Petri estudante de Pedagogia assumiu o cargo a 02 anos por meio de cargo de confiança do Prefeito municipal. 
		No CEIM ILIDIA ROSA DE ALMEIDA DOS SANTOS são utilizadas as seguintes metodologias:
PROJETOS INSTITUCIONAIS E DIDÁTICOS – São situações didáticas que se articulam em função de um objetivo e de um produto final. Os projetos contextualizam as atividades de linguagem oral e escrita (ler, escrever, estudar, pesquisar) e devem ser interdisciplinares.
ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS - São atividades tem sentido e significado, em si mesmas para o grupo de crianças, pois elas têm prazer em realizá-las ou mesmo compreendem o porquê da sua realização. Aqui se inclui as atividades como brincar, passear, dançar e realizar experiências “científicas”.
ATIVIDADES SEQUENCIADAS – São situações didáticas articuladas que possuem uma sequência de realizações cujo critério principal são os níveis de dificuldades.
OFICINAS – É uma metodologia que prevê uma proposta de trabalho diversificado com atividades significativas em que os grupos escolhem com o quê, ou onde irão trabalhar, prevendo ou não um produto coletivo e são usados com as crianças de tempo integral.
ATIVIDADES PERMANENTES - São situações didáticas propostas com regularidade cujo objetivo é construir atitudes, desenvolver hábitos, etc.
		O Pedagogo da instituição estagiada cumpre o horário de 04:20 turnomatutino. Ela acompanha a entrada das crianças faz atendimento aos pais que necessita, com os professores ela tem um cronograma de atendimento pedagógico auxiliando nas rotinas, oficinas, diários e interpretação da escrita dos alunos que já estão descobrindo o prazer da leitura e escrita. Pode-se observar também a organização das sextas-culturais que são apresentações de professores e crianças, e também nos planejamentos coletivos, dando assistência aos dois turnos. As reuniões trimestrais de Pais acontecem durante o horário de aula, e o encerramento de projetos tem a participação dos pais e o Pedagogo conduz com muita diplomacia, já as reuniões com toda a comunidade é realizada à noite e registrada em ata com assinatura de todos os participantes, assim como as reuniões para tratar de algum problema entre família aluno e escola também são registradas e assinadas. Participamos da rematrícula para o ano de 2016 e o pedagogo já organizava as turmas na medida que o numero de alunos atingia o limite. A atual Gestão é bastante democrática distribui tarefas e confia no profissional facilitando o trabalho do pedagogo e dos professores em qualquer situação de diferenças de opinião sabe conduzir com delicadeza e firmeza.
A missão do CEIM Ilidia Rosa de Almeida dos Santos é oferecer um ambiente acolhedor, intermediando o conhecimento através do lúdico, proporcionando as crianças, um lugar onde podem obter carinho, atenção e cuidados, conhecimento, promovendo a sua inserção na sociedade, como sujeitos de direitos. Os valores defendidos é educar com afeto, respeitar a individualidade e construir valores como: justiça, amor, amizade, ética, solidariedade, carinho, atenção, competência, integridade, responsabilidade, compromisso. As ações de inclusão não são colocadas em prática por que não receberam ainda crianças portadoras de educação especial, mas o Projeto Político Pedagógico prevê que uma educação democrática se dá através da diversidade. A educação deve contemplar as diferenças individuais e proporcionar experiências de aprendizagem de acordo com as habilidades, interesses e potencialidades dos alunos.Considerando que a educação é ao mesmo tempo um processo individual e um processo social que acontece através das inter-relações, o CEIM Ilidia Rosa de Almeida dos Santos busca referências em algumas tendências existentes no sistema pedagógico.Objetivando suscitar na criança a consciência de si e do mundo, o CEIM busca na pedagogia progressista (baseada nos estudos de Paulo Freire), a teoria dialéticado conhecimento, refletindo a prática e retornando a ela para transformá-la. Educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta esta teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.A educação é o meio que permite ao homem transformar-se em um ser digno e consciente de suas ações. É através da educação que ele se torna cidadão, interagindo com o meio e com o outro, e, poderá ou não, modificar a sua vida e a sociedade.
É o local de estímulo e construção do saber, seja ele o saber técnico, que capacita o indivíduo para o mercado de trabalho, seja o saber racional, vivência que prepara o indivíduo a interagir com o meio em que vive.A escola não se limita somente ao espaço físico, ela age e transforma em conjunto com a família e as instituições sociais, integrando e colaborando na construção do saber.A escola deve proporcionar uma educação transformadora, dinâmica e inovadora, experimentando o saber, que não pode ser estático e pronto.O papel da escola como agente de transformação é ampliar a liberdade e a compreensão do mundo de cada cidadão.Cabe à escola proporcionar o questionamento de seu papel de conscientizar e libertar as ações, das relações da tríade escola - sociedade - família, oferecendo condições para que haja a exploração do ambiente, inventando, descobrindo e direcionando o ser humano às finalidades de caráter social e renovador. A concepção de aluno prevista no PPP é de um sujeito ativo no processo de ensino - aprendizagem. Sujeito que inova que transforma e desenvolve meios de refazer o que já está feito, de forma mais ampla e útil.O aluno deve ser um questionador do mundo, da sociedade e de si mesmo, com o objetivo de compreender, trabalhar e perpetuar a cultura a qual está inserido. É um ser em formação busca seu espaço na sociedade e precisa de mediação e auxílio para a construção de seus conhecimentos.A criança apropria-se de conhecimentos científicos, interpreta-os, adéqua-os à sua realidade e desenvolve seu senso crítico através das relações professor/aluno e aluno/professor. É o agente modificador da trajetória da educação e do mundo. A criança aperfeiçoa meios que levam a um progresso ativo, dinâmico e sustentador da vida humana. O aluno é acima de tudo, um sujeito de direito e deve ser respeitado como tal.O professor hoje interage com todo o conhecimento pedagógico, científico e psíquico e tem como referência seus alunos, vendo-os como seres atuantes no processo de ensino - aprendizagem.A relação entre professor e aluno se dá de forma que a liberdade do aluno não é proibida. Essa opção não é, na verdade, pedagógica, mas política, o que faz do professor um político e um artista e não uma pessoa neutra.
assim o modelo de professor “detentor do saber” faz parte de uma indumentária passada.Desta maneira, alunos e professores estão abertos a aprender. O professor passa a ser um instrumento pronto para ser usado, lapidado, melhorado e, acima de tudo, agir como ponte, que pode ou não deixar um rio transponível. Sua paixão pelo ensino é que tornará concreta essa ponte, que permitirá seu aluno caminhar por ela, dando-lhe oportunidade de ter uma visão de tudo o que está à sua volta. Na verdade, não ensinamos nada a ninguém, o aluno aprende quando sua mente e seu coração abertos. Dessa forma, a postura do professor para tanto, é muito importante. Considera o homem um ser dotado de grande bagagem cultural e sentimentos enraizados desde sua origem, provido de qualidades físicas e psíquicas, movem e removem situações de acordo com sua vivência. Agente transformador, criativo e capaz de solucionar problemas.O homem é diferenciado pelas suas ideias, que, cumulativas, formam a sociedade na qual vivemos. De acordo com as necessidades impostas pelo meio, o homem pode e poderá modificar a realidade em prol de uma vida mais tranquila. Cabe a cada ser manter o equilíbrio emocional, para que o seu próprio mundo seja preservado e sua espécie não seja extinta. E o mundo é um grande laboratório capaz de proporcionar infinitas descobertas que podem contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento das nossas potencialidades.Quanto mais pudermos trazer este laboratório para a sala de aula, mais estaremos em sintonia com tudo o que nos cerca. Mais importante que pôr escolas no mundo é saber pôr o mundo dentro das escolas. Portanto, é fundamental reconhecê-lo como laboratório onde o que conta é o descobrir e o descobrir-se nele.Pensar sociedade é saber que o homem pertence a um grupo e que este grupo precisa conviver e esta convivência é permeada por um senso comum, regras comuns, intenções colhidas por um todo que servem a um único propósito, a sobrevivência do homem.
As regras que emanam do pensar coletivo, são postas para o surgimento de uma cultura única, que determina a solidificação no momento em que o grupo a elege como tal.O ser social é regido pelos seus próprios dogmas, preceitos e interdições. Por esta manifestação ele se estrutura como particular e cria sua identidade.
Desde o milagre de seu nascimento o indivíduo percebe o seu funcionamento e procedimento, o qual direciona sua convivência em sociedade.
PLANO DE ESTÁGIO
TEMA:
O PAPEL DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO INTEGRAL. 
JUSTIFICATIVA:
Visto durante o estágio que a escola pesquisada oferece tempo integral mas apresenta práticas permanentemente identificadas com o assistencialismo ao dizer que a criança mais necessitada e mais vulnerável tem a sua permanência garantida.
OBJETIVOS:
Analisar as concepções, motivações e estratégias que se configuram em torno dos processos de organização e implementação do tempo integral no CEIM: Ilidia Rosa de Almeida dos Santos;
Identificar os fatores de natureza econômica, pedagógica, social e política que motivam a sua organização.
PROPOSTA DE TRABALHO:
Aulas de dança;
Pintura de telas e tecido;
Xadrez;
Oficina de contação de histórias;
Oficina de sucatas (construção de brinquedos);
Aula de Música;
Aulas de teatro;
Coral etc.
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
		O desenvolvimento deste trabalho desde a escolha da escola, o desenvolvimento teórico, as pesquisas, análise dos dados foram fatores que requereram força de vontade e dedicação.
		Algumas variáveis como tempo disponível para realizar as pesquisas, colaboração dos funcionários da escola que detêm os dados, foram fatores que realmente exigiram do estagiário muita persistência.
		Porém, a lição deixada deste trabalho para o acadêmico foi compensadora, pois ele conseguiu identificar que a educação de tempo integral pode dar certo se a escola e o profissional tiverem suporte, para que a criança se sinta bem o todo de permanência ali.
		Para o estagiário fica a satisfação de realizar um excelente trabalho e a perspectiva de satisfação do professor e da criança, visto que o trabalho desenvolvido atingiu os objetivos propostos.
5 – REFERENCIAS
BELLARDO, W. S. Estágio – Gestão escolar. In: SILVA, M. CV.; URBANETZ, S. T.(Orgs). O estágio no curso de Pedagogia. Curitiba: Editora do IBPEX - 2009
PPP – Projeto Político Pedagógico – CEIM: Ilidia Rosa de Almeida dos Santos- 2015/2016

Continue navegando