Buscar

1 Atividade Aula 04 Historico da Educacao Profissional (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: EDUCAÇAO PROFISSIONAL: teoria e prática
PROFESSORA: Xênia Honório
DATA: __/__/2017
ALUNOS(AS: __________________________________________________________________________
ATIVIDADE AULA 04 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Com base nos textos “Educação profissional no Brasil: a construção de uma proposta educativa dual”, de Almeida e Suhr, e “Histórico Educação Profissional” do MEC, responda:
Quem foram os primeiros aprendizes de ofícios? Este tipo de preparação era direcionada para qual classe social? Por quê?
O advento do ouro em Minas Gerais provocou quais mudanças em relação ao ensino para o trabalho? Como os aprendizes eram avaliados?
Qual foi o motivo da proibição da existência de fábricas no Brasil em 1785? Quando essa proibição foi revogada? Por quê?
Fale um pouco sobre o modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao “amparo” da camada menos privilegiada da sociedade brasileira durante os anos 1800.
Qual era o objetivo do Colégio das Fábricas criado por D. João VI depois da corte se mudar para o Brasil?
Descreva o cenário industrial no Brasil em 1889, ao final do período imperial, após a abolição da escravatura.
Qual a finalidade do Decreto n° 787, de 11 de setembro de 1906?
Por que o ano de 1906 foi considerado o ano da consolidação do ensino técnico-industrial no Brasil?
Quando foi criada a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, hoje chamada de IFET´s? Qual o número e como eram chamadas essas escolas? 
As “Escolas de Aprendizes Artífices” inicialmente ficaram sobre a jurisdição do Ministério dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, mas a partir de _______ passaram a ser supervisionadas por uma inspetoria própria, chamada de: ________________________________________________ sob a jurisdição do Ministério ____________________________________________________________.
A Constituição brasileira de 1937, em seu artigo 129, foi a primeira a tratar especificamente de ensino técnico, profissional e industrial, como ela descreve esse tipo de ensino? Percebe-se algum tipo de discriminação nesta Lei?
Neste mesmo ano, 1937, a Lei 378 transforma as “Escolas de Aprendizes e Artífices” em: _________________________________ destinados ao __________________________________.
A “Reforma Capanema”, em 1941, promoveu uma série de mudanças em todo o ensino no país, inclusive na educação profissional, dentre as quais se destacam:
 Com o Decreto nº 4.127, de 1942, as Escolas de Aprendizes e Artífices, os “Liceus Profissionais”, são transformados em “Escolas Industriais e Técnicas”, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do secundário. Na prática qual o significado dessa mudança?
No ano de 1959, há novas transformações em relação às escolas profissionais, nomeadas até esse momento de “Escolas Industriais e Técnicas”. Descreva essas mudanças.
A segunda Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - a LDB, nº. 5.692, de 1971, estabelece um novo modelo de educação técnica no país. Descreva seus objetivos.
A partir de 1978, com a Lei nº 6.545 e depois com Lei nº 8.948, de 1994, as Escolas Técnicas Federais foram sendo transformadas em: ______________________________________________.
Quais artigos da LDBEN 9.394/96 regulam a educação técnica e profissional no país?
Qual o objetivo do Decreto 5.773/2006?
Qual o objetivo do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia?

Outros materiais