Buscar

Hand Talk - reportagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
ESCOLA PÚBLICA DE BOM DESPACHO INOVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS 
Data: 29/08/2017
 
Fonte: Site Correio dos Municípios 
O aplicativo Hand Talk vem sendo utilizado pelas escolas públicas de Bom Despacho neste ano de 2017, com o intuito de promover a inclusão de alunos surdos. As professoras que atuam na inclusão adotaram o aplicativo que vem trazendo excelentes resultados no processo de ensino-aprendizagem destes alunos.
A cada dia que passa as redes de ensino vem buscando meios de inserir alunos portadores de necessidades especiais no ensino regular, e por meio dos avanços tecnológicos isso vem sendo possível. Nas escolas públicas de Bom Despacho essa tecnologia já está trazendo benefícios para esses alunos no processo de inclusão. 
O Aplicativo Hand Talk é um tradutor que converte mensagens de voz em português para Língua Brasileira de Sinais (Libras), podendo ser utilizado em computadores, tablets e celulares. Este aplicativo foi lançado no ano de 2013 e desde lá seu número de acessos estão aumentando.
O aplicativo Hand Talk (em português “mãos que falam”) vem trazendo meios de inclusão para pessoas portadoras de deficiência auditiva e está sendo utilizado até por professores nas escolas.
O aplicativo Hand Talk é brasileiro, foi criado no Estado de Alagoas por três amigos estudantes da Universidade Federal de Alagoas. Foi premiado internacionalmente no ano de 2013 pela Organização das Nações Unidas, como o melhor aplicativo social do mundo.
O Hand Talk é resultado de um projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2001, com objetivo de fazer a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, sanando a dificuldade de aprender Língua Portuguesa.
Na cidade de Bom Despacho, a professora Apoio Maria Aparecida buscando meios de ajudar seu aluno portador de deficiência auditiva encontrou a solução no Hand Talk, sendo possível que seu aluno agora acompanhe as aulas e aprenda o conteúdo de forma mais fácil. 
Segundo a professora, o aluno portador de deficiência auditiva está conseguindo interagir mais a cada dia com os outros alunos, sendo possível que este acompanhe as aulas no mesmo ritmo dos alunos da turma regular. 
O Hand Talk foi uma revolução na área de inclusão, pode serve não apenas como uma ferramenta de estudo, mas também de trabalho e para a vida pessoal de pessoas surdas. 
Por meio dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos com o aluno portador de deficiência auditiva, a professora Maria Aparecida vem conseguindo grandes resultados, o aluno do 3º ano do Ensino Fundamental começou a ler depois do uso do aplicativo, melhorou em matemática e agora consegue fazer suas atividades sozinho. Segundo relato da professora, o aluno após o uso do App Hand Talk começou a interagir com a turma, fazer amigos e brincar com os colegas.

Outros materiais