Buscar

Relatório 2 - Análise de Cátions - Grupo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO 2: ANÁLISE DE CÁTIONS – GRUPO 1
ÉRICO DE OLIVEIRA
LISIANE DOS SANTOS OESTRAICH
C4H1.2
Professora: Michele Cristin Behrens
Montenegro/RS, 22 de Agosto de 2011.
Objetivo: Separar e identificar os cátions do grupo I presente na amostra fornecida durante a aula prática de Química Analítica pelo sistema de classificação em grupos.
1. Fundamentação Teórica
1.1 Classificação dos Cátions (íons metálicos) em Grupos Analíticos
	Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes, ou seja, os íons de comportamento análogo são reunidos dentro de um grupo. Os reagentes usados para a classificação dos cátions mais comuns são o ácido clorídrico, o ácido sulfídrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitados. 
	Grupo I Classificação dos Cátions (íons metálicos) em Grupos Analíticos: Os cátions deste grupo formam precipitados com ácido clorídrico diluído. Os íons deste grupo são: chumbo (Pb2+), mercúrio (I)(Hg22+), e prata (Ag+):
	O chumbo é um metal cinza azulado com uma alta densidade (11,48 g mL-1). Dissolve-se facilmente em solução de concentração média de ácido nítrico (8M), produzindo os íons chumbo (II).
O cloreto de chumbo II, é algo solúvel em água e por isso, não se precipita totalmente como cloreto neste grupo, e se encontra também no Grupo II onde é precipitado como sulfeto insolúvel.
	O mercúrio é um metal branco prateado, líquido nas temperaturas normais e apresenta um peso específico de 13,534 g mL-1 a 25ºC. Não é atacado pelo ácido clorídrico ou pelo ácido sulfúrico 2mol/L, mas reage prontamente com o ácido nítrico. A frio e em concentração média de ácido nítrico (8mol/L), com um excesso de mercúrio produz íons mercúrio (I).
	A prata é um metal branco, maleável e dúctil. Apresenta um elevado peso específico (10,5 g.mL-1) e funde a 960,5ºC. É insolúvel em ácido clorídrico, sulfúrico diluído (1mol/L) e nítrico diluído (2mol/L). Dissolve-se em ácidos mais concentrados, tais como: ácido nítrico (8mol/L) ou em ácido sulfúrico. concentrado a quente.
	
	Os íons deste grupo são precipitados na forma de cloretos insolúveis pela adição de um ligeiro excesso de HCl. O cloreto mercuroso é o menos solúvel dos três.
2. Fluxograma
Fluxograma em Anexo
3. Resultados e Discussão
Os íons deste grupo formam cloretos insolúveis que se precipitam na forma de sal quando reagem com o ácido clorídrico.
Pb2 + HCl => PbCl2
Ag + HCl => AgCl
O cloreto de chumbo é solúvel em água quente enquanto os outros cloretos do seu grupo são insolúveis, sendo esse princípio a base de separação do chumbo. Para se identificar a presença do chumbo na amostra pode-se usar o cromato de potássio que formará um precipitado amarelo na presença de chumbo e também o ácido sulfúrico reage com o chumbo formando um precipitado branco.
Para separar o cloreto de prata do cloreto de mercúrio adicionamos o NH4OH que dissolve a prata e precipita o mercúrio. O centrifugado foi misturado com HNO3 e gerou um precipitado branco (cloreto de prata). Uma segunda porção foi misturado com KI que precipitou amarelo (AgI) as reações confirmaram a presença do íon prata.
CONCLUSÃO
	A prática para testar a presença dos cátions na solução mostrou-se coerente com a bibliografia pesquisada. Em alguns casos apresenta pouca diferença nas colorações dos complexos, já a formação de hidróxidos insolúveis foi claramente observada. A análise Qualitativa, através dos testes de precipitados e complexos, se mostrou eficiente na identificação dos cátions, as diferenças na coloração pode estar ligado ao fato de algum reagente ter sido preparado ha algum tempo interferindo sua concentração.
Referências Bibliográficas
Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFFPR http://pessoal.utfpr.edu.br/jcrazevedo/arquivos/pratica4_grupo acesso dia: 21/8/2011
http://www.vsites.unb.br/iq/lqaa/gaston/DescritivaG1.doc acesso dia: 21/8/2011
http://www.deboni.he.com.br/tq/analitica/grupoi.htm acesso dia: 21/8/2011
http://www.scribd.com/doc/.../analise-de-cations-do-grupo-1 acesso dia: 21/8/2011

Outros materiais