Buscar

sistema de espaços livres

Prévia do material em texto

HISTORIA DA CIDADE
Antes da chegada dos portugueses, Bertioga era habitada por índios da tribo tupi-guarani, que chamavam o local de “Buriquioca” (morada dos macacos).
	Da chegada de Pedro Álvares Cabral em 1500 e após três décadas, as poucas povoações em terras brasileiras eram as feitorias de embarque de pau-brasil. Bertioga foi visitada desde o início da colonização pelos portugueses, acredita-se que antes mesmo da fundação de São Vicente, primeira Vila do Brasil, fundada em 1532 por Martim Afonso de Souza.
Neste mesmo ano, João Ramalho teria vindo à cidade a fim de verificar a possibilidade de estabelecer no local uma fortificação para defender São Vicente dos ataques tamoios. Assim como em vários pontos da costa brasileira, aqui foram construídas as paliçadas de um fortim, tarefa atribuída a Diogo de Braga e seus filhos. Essa paliçada primitiva daria origem mais tarde – primeiro em 1531 e, após sua destruição, causada por um incêndio provocado por ataques indígenas, em 1547, quando foi transformado em alvenaria - ao que é hoje o cartão postal de Bertioga: o Forte São João.
A fortaleza, considerada a mais antiga ainda erguida no Brasil, é um patrimônio histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1940. 
Uma das figuras mais importantes para a história de Bertioga foi, sem dúvida, o artilheiro alemão Hans Staden que, através de suas obras, deixou gravadas, além das várias observações a respeito da terra, fauna, flora e civilizações indígenas locais, importantes indicações sobre o desenvolvimento histórico do país no século XVI.
Bertioga foi, até 1943, região livre a dominação santista tem início em 1944, quando o então governador do Estado, Ademar de Barros, decretou a anexação de todo litoral norte a Santos.
Em 1946 a prefeitura de Santos elevou Bertioga à condição de subprefeitura. No fim da década de 70, o desenvolvimento da região intensificou-se, devido à abertura das estradas Mogi-Bertioga e Rio-Santos.
No dia 19 de maio de 1991, realizou-se o plebiscito que confirmaria a autonomia do Distrito, transformando-o num dos mais novos municípios paulistas.
Realizada a primeira eleição no dia 03 de outubro de 1992, Bertioga consolidava sua autonomia, elegendo seu primeiro prefeito.
LOCALIZAÇÃO
Fonte: Google Earth
 Bertioga Ana Paula São Rafael Indaiá Riviera 
O Município de Bertioga, na Baixada Santista, tem extensão territorial de 482 km2, sendo 85% em Área de Proteção Ambiental Permanente, o que lhe confere o título de Estância Balneária.
 Está consideravelmente contido no bioma Mata Atlântica, que corresponde a 46% da área municipal. Localiza-se próximo a Região Metropolitana de Santos, a uma altitude de 8m, na área de influência do Sistema Rodoviário Manuel Hipólito do Rego, Prestes Maia (Rio- Santos) e Anchieta – Imigrantes.
As glebas do loteamento Indaiá são caracterizadas como:
 ZSN - Zona de Suporte Turístico Náutico e Ambiental.
Destina-se ao uso predominantemente, e interligados a atividades náuticas, tais como: Marinas, Garagens Náuticas, Estaleiros, Piers, atracadouros, infraestrutura turística e educativos, manejo sustentável e respectivos acessos a estes; poderão ocupar área de mangue apenas no caso de projetos que contemplem o impacto ambiental. Outras edificações não poderão ocupar área de mangue. 
ZM1 – Zona Mista 1.
Destina-se a localização de edificações uni e pluri habitacionais, comércio em geral, equipamentos turísticos, esportivos e de lazer, institucionais, culturais, religiosos e serviços compatíveis com suas características. 
ZT1 – Zona Turistica 1.
 Destina-se a localização de edificações uni e pluri habitacionais, equipamentos turísticos urbanos, comércios e serviçoes compatíveis com uso residencial em áreas já urbanizadas.

Outros materiais