Buscar

Atividade discursiva homem cultura e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo o dicionário Aurélio (2017) a globalização é fenômeno ou processo mundial de integração ou partilha de informações, de culturas e de mercados. Esse fenômeno invade as fronteiras, mudando culturas, costumes, religiões, línguas, novas tecnologias, áreas da ciência, etc.
Um grande exemplo de globalização é o Brasil, em 1500, quando as grandes navegações descobriram a América. Nessa descoberta houve um intenso povoamento das novas colônias e exploração de produtos como o pau brasil, a cana de açúcar, tabaco, café, minério, etc. utilizavam a mão de obra escrava vinda da África e a indígena.
E com isso, novas culturas, costumes, crenças, histórias e línguas se misturaram e o Brasil tornou-se um pais multicultural. A miscigenação no Brasil é muito forte, devido a essa mistura de raças (negros, brancos e indígenas) o que afeta a nossa identidade nacional.
Além disso, a globalização afeta a economia do país, o Brasil tanto importa como exporta produtos, o que torna o país ativo no mercado internacional. Porém, toda essa movimentação pode causar danos à economia brasileira, pois em muitos casos os produtos importados possuem preço muito baixo em relação aos nossos, o que pode gerar o enfraquecimento do Estado.
No aspecto cultural os pontos são mais positivos do que negativos. Com a globalização, temos o acesso ao cinema, a músicas e artes. Pela internet, celulares, televisão, rádio, etc. podemos nos conectar com o mundo a fora, além de ter conhecimento de avanços tecnológicos.

Outros materiais