Buscar

BDQ PCTM Questões Discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301647009)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	
	
	No mundo atual, para onde lançarmos nosso olhar, veremos um cerâmico incorporado aos utensílios do dia a dia. Seja na forma de um objeto completo seja na forma de um componente inserido em um todo e que precisa das características de um cerâmico. Considerando a imensa importância dos cerâmicos, CITE TRÊS PROPRIEDADES dos mesmos.
	
Gabarito: Refratários, isolantes e frágeis.
	 2a Questão (Ref.: 201301647010)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	
	
	O policloreto de vinila e o acetato de vinila são dois polímeros muito utilizados na construção civil, aparecendo na forma de telas, placas e pavimentos para as instalações nas quais não pode haver juntas. Com relação aos polímeros de uma FORMA GERAL, indique três características.
	
Gabarito: São materiais amorfos, possuem grande capacidade de deformação e baixo ponto de fusão quando comparados aos metais.
	 9a Questão (Ref.: 201308250065)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um material pode sofre fratura mesmo quando é submetido a esforços repetitivos abaixo do seu limite de resistência. Baseado na descrição anterior, descreva o tipo de fratura associada a este contexto e uma forma de minimizar a sua ocorrência.
		
	Gabarito:
A descrição corresponde a fratura por fadiga e sua frequência pode ser minimizada através de polimento superficial da peça.
	 1a Questão (Ref.: 201308709910)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os materiais têm uma importância significativa no processo evolutivo das civilizações, com suas respectivas Idades, e nos tempos atuais continuam sendo essenciais para a sobrevivência da humanidade. Descreva um conceito básico sobre a Ciência dos Materiais, considerando as principais características de suas propriedades e aplicações.
		
	
	Gabarito: É a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que relacionem composição, estrutura e processamento dos materiais às suas propriedades e aplicações.
	 1a Questão (Ref.: 201408267489)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um material cristalino possui diversas possibilidade de arranjo atômico, como o cúbico de corpo centrado e cúbico de face centrada. Baseado na geometria destes dois arranjos atômicos, determine o equivalente de número de átomos no interior de cada uma.
		
	
Gabarito: CCC: 2 átomos; CFC: 4 átomos.
	 8a Questão (Ref.: 201408345321)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	
	
	Na fase de obtenção dos polímeros é possível formar uma rede cristalina com os mesmos. No entanto, devido à complexidade das moléculas, raramente o material será totalmente cristalino, ocasionando apenas o surgimento de regiões cristalinas que estarão dispersas dentro da parte amorfa do material. Vale ressaltar que, polímeros lineares cristalizam com mais facilidade. Neste contexto, cite 03 tipos de fatores importantes que possam influenciar no grau de cristalinidade deste material.
	
Gabarito: - Taxa de resfriamento na solidificação - Complexidade química - Configuração da macromolécula
 	
	
 10a Questão (Cód.: 160098)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	
	
	Existem diversas possibilidades de ligas de cobre, entre as quais as denominadas ligas nobres, que são ligas de cobre com baixíssimos teores de outros elementos; não ultrapassando 2%. Neste tipo de liga, discorra sobre a atuação de elementos como o Cádmio e o Cromo nas propriedades físicas da liga.
		
	
Resposta: O cobre ligado desta forma pode ser usado na construção mecânica, especificamente na fabricação de aletas de radiadores de automóveis e outros trocadores de calor.
	 4a Questão (Ref.: 201201702206)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A tenacidade e a resiliência são propriedades mecânicas relacionadas à capacidade de um material em absorver energia quando são deformados. Sendo assim, qual a diferença entre essas propriedades?
	Gabarito: A tenacidade é a propriedade que mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura, enquanto a resiliência é a propriedade que mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente, ou seja, até o seu limite de escoamento.
1a Questão (Ref.: 201403077531)
A classificação tradicional dos materiais é geralmente baseada na estrutura atômica e ligações químicas destes. Assim podemos classifica-los em metais, cerâmicos e polímeros. Cite as principais características desses materiais, dando um exemplo para cada material.
Sua Resposta: Metais: relativamente resistentes, maleável ou dúctil (alta plasticidade), resistente à fratura ( alta tenacidade), excelente condutor de eletricidade e calor e brilho metálico. EX. bronze 
Cerâmicos: resistentes, rígidos, frágeis (não sofrem deformação plástica), isolantes de calor e eletricidade, leves. EX. vidro. 
Polímeros: São macromoléculas, baixa densidade, alta flexibilidade, resistência à corrosão, resistência ao impacto e menor custo. EX. PVC
Compare com a sua resposta: Metais são resistentes; bons condutores elétricos e de calor; são deformáveis e muito usados em aplicações estruturais. Cerâmicos compostos que contêm elementos metálicos e não metálicos; fracos condutores de eletricidade e de calor; duros e frágeis e resistentes a altas temperaturas. Polímeros compostos orgânicos que são plásticos ou borrachas; feitos de C, H e outros elementos não metálicos; macromoléculas; baixa densidade e muito flexíveis.
2a Questão (Ref.: 201403119596)
A associação entre átomos resulta nas ligações químicas realizadas entre os átomos quando estes reagem entre si a fim possibilitando a estabilidade dos mesmos. Cite três características de uma ligação iônica.
Compare com a sua resposta: Resulta da atração entre cátions e ânions. Todas as substâncias iônicas são sólidas. Apresentam-se na forma de cristais.
3a Questão (Ref.: 201402733528)
Os Tratamentos Térmicos de Materiais visam alterar as microestruturas e como consequência as propriedades mecânicas dos materiais. Da mesma forma, permitem a remoção de tensões, modificando a dureza e a resistência mecânica. Para realização dos processos específicos existem fatores na operação de execução que
influenciam os tipos de tratamentos quanto à obtenção de resultados. Cite e descreva 02 dos principais fatores
que fatores que influenciam os Tratamentos Térmicos e comente sobre a característica específica para cada um deles.
Compare com a sua resposta: Citar 02 fatores para resposta: 
Tempo: Maior a segurança da completa dissolução das fases para posterior transformação; 
Temperatura: Depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. 
Velocidade de Resfriamento: Determina o tipo de microestrutura final do material.
2a Questão (Ref.: 201403117960)
O que é o Limite de Solubilidade?
Compare com a sua resposta: É a capacidade de uma dada fase em dissolver um elemento de liga ou impureza tem limite.

Outros materiais