Buscar

ORIENTAÇÃO 3

Prévia do material em texto

No presente trabalo falaremos sobre a orientação profissional levando em conta sua aplicação, seus objetivos e princípios. A palavra vocação vem do latim vocatione e significa predestinação. Parsons (1909), divide a orientação vocacional em princípios, tais como: compreensção de si mesmo, conhecimento de requisitos e condições de sucesso. A Orientação Vocacional trata-se de um pressuposto que leva o indivíduo através do seu próprio autoconhecimento omar decisões precisas acerca da sua carreira profissional. 
	Se submeter a uma Orientação Profissional é se permitir a ter um conhecimento amplo sobre cada profissão, sobre as demandas do mercado de trabalho envolvendo uma profissão específica. 
	Gostaríamos de nesse parágrafo frisar um pouco sobre a Orientação Profissional voltando-se para a área da adolescência, onde é o período de transição da infância para a fase adulta que acarreta em mudanças intensas. O adolescente nessa fase começa a se questionar, a se planejar e a sonhar sobre o seu futuro e sobre a temida escolha da profissão. Para muitos isso causa aflição e inúmeras dúvidas, principalmnte nos dias de hoje onde o mercado se encontra cada vez mais exigente. 
	Para um eficaz desenvolvimento desse aspecto, a Psicologia oferece instrumentos que tem como intuito proporcionar reflexão e autoconhecimento por meio do processo desse tipo de orientação a qual estamos falando e de também levar o indivíduo a ter uma adequada escolha sobre os desejos profissionais que se ligam aos desejos pessoais.
	A Orientação Vocacional remete a uma identificação pessoal, ao autoconhecimento, a análise, a aquisição, a integração de conhecimento e sobre as várias áreas de atuação profissional. Esse tipo de orientação também tem o objetivo de formar cidadãos conscientes sobre as suas responsabilidades sociais, de si mesmos e de tornar o indivíduo protagonista de si mesmo e do mundo; frutos da autonomia, da maturidade e da autoconfiança. Assim surgirá maiores oportunidades na inclusão no mercado de trabalho.
Referências Bibliográficas
https://www.pearsonclinical.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-orientacao-profissional-e-orientacao-vocacional/
https://www.imed.edu.br/Uploads/micimed2014_submission_27.pdf

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes