Buscar

AD1 de Gestão de Marketing I 2017 1º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2017/1º
Disciplina: Gestão de Marketing I
Coordenador: Marco Antônio Ferreira de Souza
ALUNO:	MATR:
Orientações para a atividade:
A AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”. Não será mais permitido postá-la pelos correios ou entregá-la nos polos.
Esta atividade está relacionada com as aulas 1 e 2 e vale 10,0 pontos.
Apenas serão aceitas as respostas de autoria do próprio aluno, textos copiados na íntegra e sem citação do autor constituirão plágio e a nota será zerada. Evite blogs e sites de conteúdo não acadêmico.
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao tutor a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 05/03/2017).
Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
Não deixe para postar a atividade no último dia e, após o envio, confirme o recebimento com o tutor a distância através da sala de tutoria.
Boa Atividade!!!
�
1ª Questão: Na Aula 1, estudamos que a principal tarefa do Marketing é compreender profundamente a complexidade das necessidades e desejos humanos, para que se consiga oferecer ao mercado produtos e serviços cada vez mais afinados a essas necessidades e desejos. Dada a real importância desses conceitos para o Marketing, julgue as assertivas abaixo (F) ou
(V) e justifique as falsas. (1,5 pontos)
( ) A necessidade é detectada quando ocorre a consciência de uma privação a partir da qual há o movimento do consumidor para satisfazê-la.
( ) Kotler diz que desejos se torna uma necessidade quando eles são direcionados para um objeto específico que talvez possa satisfazer o desejo.
( ) Diferente do desejo, a necessidade é preexistente. Kotler ensina que não se cria necessidade, o que pode ser feito é influenciar o desejo através de fatores sociais.
( ) Demandas são “desejos por um produto específico apoiada na capacidade de pagar [pelo produto]” explica Kotler em seu livro Marketing Management (Administração de Marketing).
( ) A demanda pela suíte Royal Villa no Grand Resort Lagonissi na Grécia, pode ser medida apenas por aqueles que desejam tal serviço.
2ª Questão: Segundo Peter Druker, o Marketing pretende tornar a venda desnecessária. Explique de forma coerente este pensamento do guru da Administração, considerando os conceitos de necessidade e desejo. (1,5 pontos)
3ª Questão: Explique esta aparente contradição: diz-se que o lucro é o objetivo de um negócio, porém Peter Drucker (1975) afirma que o lucro é uma condição de sobrevivência da empresa. É o custo do futuro, o custo de a empresa se manter funcionando. (1,5 pontos)
4ª Questão: Assinale a alternativa incorreta e justifique a sua resposta. (1,0 ponto)
“Os mercados são constituídos em função dos usos que se fazem dos produtos”. Logo...
Mercado organizacional ou mercado industrial se caracteriza por produzir e vender bens e serviços para outras empresas, através de profissionais de compras capazes de avaliar ofertas competitivas.
O que caracteriza o mercado consumidor é o uso final dos bens e serviços e as revendas de produtos que os consumidores fazem individualmente (ex.: revendedora Natura).
Por mercado global entendem-se as trocas geradas pelas transações de bens
e serviços em outros países.
d) Entende-se por joint-venture a sociedade em conta de participação ou empreendimento conjunto. É uma das estratégias alternativas de entrada e operação em mercados externos.
�
e) Por mercado global ententem-se as trocas geradas pelas transações de bens e serviços em outros países.
5ª Questão: De acordo com Casas (2007) o serviço é qualquer atividade ou benefício que uma parte possa oferecer a outra, que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de qualquer coisa. Além da intangibilidade, descreva sobre as três outras características dos serviços. (1,5 pontos)
6ª Questão: Uma empresa se define pela forma como efetua suas trocas com o mercado: orientada para a produção, para o produto, às vendas, ao marketing integrado ou ao marketing societal. Nem sempre as atitudes e políticas de uma empresa são claras tendo em vista os modelos acima estabelecidos. Analise cada uma das ações abaixo de maneira a identificar os processos e justificar a filosofia empresarial predominante: (2,0 pontos)
O diretor de marketing da empresa americana Webjet deseja aumentar a participação de mercado da empresa na América Latina. Pretende agregar valor aos serviços: oferecer refeições melhores, cabines mais limpas, tripulações mais bem treinadas e tarifas mais baixas e, para tal, submeteu a intenção ao conselho diretor. Para sua surpresa, o conselho diretor definiu como prioridade manter os investimentos restritos e os serviços nos níveis oferecidos até então. Afinal, a concorrência ainda é pequena e o consumidor vai se ajustar à oferta.
A Fundação Volkswagen lançou o projeto “Costurando o Futuro”, que capacita 30 mulheres carentes do entorno da fábrica Anchieta e outras dez em situação de risco atendidas pela prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), que vão confeccionar acessórios a partir do tecido reciclado de uniformes usados por seus funcionários.
A siderúrgica chinesa CST acredita que seus produtos primam pela qualidade e que os compradores valorizam produtos bem-feitos, com qualidade e alto desempenho.
A empresa Surface entende que os consumidores devem ser persuadidos a comprar porque, no geral, resistem à compra ou demonstram desinteresse pelo produto. Pressupõe, assim, que lhe cabe utilizar de forma agressiva as ferramentas de venda e promoção para estimular mais compras.
7ª Questão: Segundo Churchill e Peter (2000), o Marketing voltado para o valor pressupõe que os clientes que estejam dispostos e sejam capazes de realizar trocas (consumir) o farão quando os benefícios das trocas excederem os custos e os produtos ou serviços oferecerem um valor superior em comparação a outras opções. (1,0 ponto)
Das quatro dimensões que compõem os custos esperados, assinale a alternativa incorreta.
Custos monetários: referem-se à quantidade de dinheiro que os clientes pagam para receber produtos e serviços, mas incluem apenas o preço. A taxa de entrega e instalação, a manutenção, os juros pagos, os riscos da perda financeira devido a falhas ou mau funcionamento do produto são excluídas.
Custos temporais: referem-se ao tempo despendido na compra de produtos e serviços, podendo incluir o tempo de entrega.
�
Custos psicológicos: referem-se à energia e à tensão mentais envolvidas em fazer compras e aceitar os riscos dos produtos.
Custos comportamentais: referem-se à energia física que os clientes despendem para comprar produtos e serviços.

Outros materiais