Buscar

avaliando aprendizado cs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201707874875)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O CONHECIMENTO É UMA CARACTERÍSTICA INERENTE À HUMANIDADE. SOBRE OS CONHECIMENTOS RELATIVOS AS CIÊNCIAS SOCIAIS, COMPREENDEMOS O CONHECIMENTO RELIGIOSO COMO:
		
	 
	OCORRE A PARTIR DA SEPARAÇÃO ENTRE O SAGRADO E O PROFANO E TEM COMO PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL A FÉ.
	
	É CARACTERIZADO PELO AMOR À SABEDORIA E À BUSCA DO CONHECIMENTO.
	
	FORNECE UMA COMPREENSÃO DO MUNDO A PARTIR DA AÇÃO DE ENTIDADES, FORÇAS, ENERGIAS E CRIATURAS.
	
	É BASEADO NO APRENDIZADO ACUMULADO DA SOCIEDADE.
	
	RESULTA DE INVESTIAÇÃO METÓDICA E SISTEMÁTICA DA REALIDADE.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707582415)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Capacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, também como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos, o que também gera deveres e responsabilidades, elementos da cidadania plena. Tal capacidade está expressa na (o):
		
	 
	Alteridade
	
	Organicismo
	
	Cientificismo
	 
	Etnocentrismo
	
	Marxismo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707613237)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fundador do Positivismo, corrente de pensamento filosófico que compreende as sociedades numa evolução que deve passar por Três estados: teológico, metafísico e positivo.
		
	
	Émile Durkheim
	
	Max Weber
	
	Zygmunt Bauman
	
	Karl Marx
	 
	Auguste Comte
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707663075)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as Ciências Sociais, é correto dizer, exceto:
		
	
	Abrange a antropologia, a sociologia e as ciências políticas
	
	Examina as diferentes realidades
	
	É o conjunto de saber relativo ao comportamento do homem
	 
	A sua metodologia é a mesma utilizada em qualquer outra ciência
	
	Envolve valores e significados sociais
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707782107)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O CARÁTER ETNOCÊNTRICO DAS ATITUDES COTIDIANAS: UM DEBATE INICIAL: A história da humanidade é construída no tempo e no espaço, processo de produzir os meios necessários para a manutenção da vida, bem como, pela forma do homem se representar culturalmente. Assim, as manifestações culturais constituem o grande movimento humano em busca de espaços para se constituírem como sujeitos históricos. O etnocentrismo, objeto desse estudo moldou o comportamento humano e continua a determinar normas de conduta social que marca sobremaneira a sociedade contemporânea. Cada um age de acordo com o seu padrão cultural, e consequentemente o resultado desse comportamento é o julgamento negativo do padrão cultural do outro considerado diferente. Tudo o que for diferente é errado e rejeitado, apenas o modo próprio de ser é que é o correto. Este estranhamento em relação a outras culturas provoca atitudes preconceituosas, ao considerar um modo de vida superior a outro. Os estudos antropológicos buscam superar tais atitudes e apontar para algo novo na convivência humana, mas isso não significa ausência de conflitos. O conflito constitui a dinâmica própria do existir humano, mas julgar pessoas e populações a partir de um universo cultural determinado, configura a postura etnocêntrica e é isso que deve ser debatido. (Cleuza Proetti Yurassek, Valdair da Silva) Tomando como referencia o texto acima e seus conhecimentos sobre cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, alteridade e as abordagens antropológicas sobre esses conceitos, considere as asserções abaixo atentando-se para o que é V (Verdadeiro) e o que é falso F (Falso) nas afirmações: 1. O nacionalismo exacerbado não se constitui em uma via para o etnocentrismo, mesmo quando se manifesta por meio de comportamento agressivo, de atitudes de superioridade e de hostilidade. 2. A ausência de alteridade e a presença do etnocentrismo explicam por que algumas práticas dos índios da costa brasileira, como a antropofagia e a nudez, foram condenadas e consideradas selvagens pelos europeus. 3. Uma avaliação dos padrões culturais de um determinado povo que não é feita em relação ao contexto cultural do próprio povo, mas de acordo com os valores éticos e morais predominantes na cultura daquele que avalia caracteriza-se como uma atitude etnocêntrica. 4. Negar o etnocentrismo significa posicionar-se a favor de uma atitude que consiste em supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, bárbaras e atrasadas. 5. A afirmação do princípio de alteridade é a negação do etnocentrismo. Afirmar a alteridade significa, então, fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, na alteridade. A sequencia correta é:
		
	
	1 (F) - 2(F) - 3(F) - 4(F) - 5(V)
	
	1 (V) - 2(V) - 3(F) - 4(V) - 5(V)
	 
	1 (F) -2(V) -3(V) - 4(F) - 5(V)
	
	1 (V) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)
	
	1 (F) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)

Outros materiais