Buscar

avaliando aprendizado cinesioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502355453)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao conhecermos a " Mobilização Passiva" - recurso aplicado pelo Fisioterapeuta sem a participação mecânico motora do paciente - aplicamos sobre os seguintes tecidos: pele, gordura, fascia, articulação, músculo, cápsula, ligamento, tendão, artéria, veia, vaso linfatico, cartilagem e nervo. A ciência comprova que seus objetivos são:
		
	
	Minimizar a circulação e a dinâmica vascular
	 
	Manter a extensibilidade e a flexibilidade dos tecidos moles.
	
	Aumentar a força e a resistência muscular.
	
	Recuperar somente a elasticidade dos tecidos moles.
	
	Todas as alternativas estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502306508)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabemos que a mobilização articular passiva é uma técnica bastante utilizada por fisioterapeutas para ganho de arco de movimento. Quando deveremos realizar esta técnica fisioterapêutica?
		
	
	Anquilose
	
	Restrição muscular
	
	Artrodese
	
	Encurtamento ligamentar
	 
	Bloqueio articular
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502240034)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta sobre as indicações da cinesioterapia:
		
	
	A cinesioterapia é uma técnica utilizada para a realização de avaliação funcional do paciente.
	
	O exercício feito pelo comando voluntário dos músculos envolvidos no movimento é chamado de exercício passivo que tem como objetivo diminuir a mobilidade da articulação.
	
	O tipo de exercício no qual uma força externa é aplicada às alavancas do corpo, opondo-se à força de contração muscular é o ativo livre, no qual ajuda a diminuir ou inibir a dor.
	 
	Para planejar um programa cinesioterápico é necessário uma boa avaliação da capacidade do paciente, propor metas e objetivos a serem alcançados e graduar os exercícios de acordo com a evolução do paciente.
	
	O uso terapêutico de resistência em um programa de exercício, aplicada manual ou mecanicamente tem como objetivo aumentar a flexibilidade muscular.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501693899)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A técnica de tecido mole e a mobilização sem impulso são técnicas de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utilizam recursos de alongamento, tais como o alongamento lateral (transversal às fibras musculares), o alongamento longitudinal (longitudinal às fibras musculares) e o alongamento separando a inserção proximal da inserção distal. O conhecimento dos efeitos que podem ser obtidos com a realização da técnica comprova a importância desta modalidade terapêutica na recuperação da funcionalidade articular e das estruturas periarticulares, tanto de forma localizada como de forma holística. Assim, marque a alternativa que não aponta seus objetivos:
		
	
	recuperar a elasticidade e plasticidade dos tecidos moles;
	
	gerar relaxamento.
	
	organizar o metabolismo local (aumentar o fluxo sanguíneo local e drenar edemas);
	
	recuperar a mobilidade (arco de movimento), a coordenação e força muscular, interferindo consequentemente na reeducação funcional.
	 
	gerar a hipertrofia muscular;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502405697)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um teste para indicar encurtamento dos flexores de quadril é avaliá-lo em pé e analisar a curvatura da lombar, após pede-se que o paciente fique ajoelhado e verifica-se se a curvatura se mantém, caso ela aumente, significa um encurtamento dos flexores de quadril. Em relação ao encurtamento muscular e exercícios de alongamento, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os fatores que afetam a flexibilidade são o sedentarismo, a imobilidade prolongada, a prática de atividades repetitivas e, no caso dos músculos isquiotibiais, a permanência prolongada na postura sentada, podendo causar alterações na mecânica dos membros inferiores e coluna vertebral.
	 
	O alongamento estático não ocasiona alterações na perfomance muscular e, realizado antes do exercício, pode prevenir lesões e a dor muscular tardia.
	
	O maior ganho da flexibilidade proporcionado pela associação do calor seria explicado pelo aumento da extensibilidade das fibras colágenas, diminuição da viscosidade e tensão tecidual, favorecendo o relaxamento das propriedades mecânicas do músculo, diminuindo, assim, o espasmo muscular.
	
	Quando o comprimento do sarcômero em toda a extensão da fibra muscular torna-se muito pequeno em relação ao comprimento ótimo, a capacidade de gerar tensão máxima diminui consideravelmente, ge¬rando o encurtamento muscular. Desta forma, a força gerada pela contração muscular depende da quantidade de pontes cruzadas entre os filamentos de actina e miosina no interior dos sarcômeros. Portanto, um músculo bem alongado pode ser um músculo forte.
	
	Técnicas de alongamento com Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva caracterizam-se pelo uso de contração muscular ativa com o objetivo de ocasionar inibição autogênica do músculo alongado. Quando aplicada, ocorre relaxamento muscular reflexo que, associado com alongamento passivo, promove aumento no ganho de amplitude de movimento.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201501697766)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente de 42 anos, artista plástico. Relata desconforto em punho D sempre ao esforço, limitando principalmente sua flexão. De acordo com o quadro exposto, marque a única alternativa que NÃO traduz uma correlação correta entre o momento clínico e a fase do controle motor indicada
		
	
	A fase de reabilitação funcional estimulará os movimentos funcionais que desencadearam sua lesão.
	 
	O fortalecimento dos flexores e extensores de punho deverá ser iniciado na fase de mobilidade controlada.
	
	O paciente deverá iniciar exercícios de alongamento e fortalecimento quando iniciar a fase de estabilidade articular.
	
	Inicialmente o paciente se encontra na fase de mobilidade articular, devido à limitação de ADM.
	
	A propriocepção deverá ser iniciada tão logo o paciente apresente condições musculoesqueléticas adequadas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501693905)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A biomecânica normal da respiração é resultado da associação das atividades osteomioarticulares (diafragma e músculos acessórios, mobilidade do tronco, costelas e esterno). A mobilidade fisiológica da caixa torácica (movimentos das costelas e do esterno em forma de alça de balde e braço de bomba) pode ser restabelecida através de manobras manuais que possuem o objetivo de recuperar a fluidez dos movimentos de alça de balde e braço de bomba e assim auxiliar na dinâmica dos líquidos corporais. Neste contexto, assinale a alternativa que não indica um efeito das manobras citadas:
		
	 
	Facilitar o fluxo axoplasmático
	
	facilitar o retorno venoso e linfático
	
	Recuperar a coordenação do gradil costal
	
	recuperar a mobilidade do gradil costal
	
	relaxar e alongar os músculos da cervical como um todo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502329549)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A técnica de energia muscular tem uma grande respeitabilidade entre a comunidade fisioterapêutica devido aos seus resultados imediatos. E sua eficácia é totalmente explicada por mecanismos reflexos que acontece devido a estímulos de várias estruturas. De acordo com a figura, marque a alternativa correta:
		
	 
	d) O reflexo miotático inverso tem como mediador os OTG¿s que inibem a musculatura após contração máxima.
	
	b) Os fusos musculares são estruturas capazes de perceber alterações no comprimento e na tensão musculares e como resposta, estimulam a medula que reage com relaxamento muscular;
	
	e) As fibras intrafusais, ou fusos, são dispostos em série com as extrafusais e monitoram somente o tônus muscular.
	
	c) Os OTG são proprioceptores situados nos ventres musculares esão sensíveis à tensão desenvolvida pelo músculo trabalhado;
	
	a) Após uma contração máxima, segue-se um relaxamento máximo. Esse efeito acontece devido ao reflexo miotático, onde estimulamos os fusos musculares;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502406689)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Exercício resistido pode ser definido como contrações musculares realizadas contra resistências graduáveis e progressivas. A resistência mais comum são os pesos, mas também é possível utilizar resistência hidráulica, eletromagnética, molas, elásticos e outras. Quanto a este tipo de exercício, marque a alternativa incorreta:
		
	 
	O exercício resistido é contra indicação absoluta em distensões musculares e em pós operatório tardio de cirurgia ortopédicas de fraturas expostas com implante metálico.
	
	Na reabilitação, o uso de técnicas de fortalecimento em cadeia fechada tornou-se preferido pelos fisioterapeutas devido ser a maioria das atividades funcionais incluírem algum aspecto de sustentação do peso com o pé em contato com o solo ou a mão na posição de sustentação do peso.
	
	Os exercícios pliométricos são utilizados na fase final dos estágios de reabilitação, no qual inclui o alongamento excêntrico e rápido do músculo, seguido logo depois por uma rápida contração concêntrica, a fim de facilitar e desenvolver um movimento explosivo vigoroso durante curto período.
	
	A utilização de maiores amplitudes articulares aumenta a intensidade do movimento, promovendo maiores ganhos de força e massa muscular.
	
	Nenhuma alternativa está incorreta
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501795120)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos efeitos do alongamento muscular pode-se afirmar que: (concurso público)
		
	
	comprimento e tensão musculares não são propriedades musculares;
	
	comprimento e tensão musculares não podem ser relacionados;
	 
	quanto maior for o comprimento do músculo, maior será sua capacidade de produzir tensão, até um determinado limite;
	
	quanto menor for o comprimento do músculo, maior será sua capacidade de produzir tensão, até um determinado limite;
	
	o alongamento diminui o efeito do torque.

Outros materiais