Buscar

Endometriose: Causas, Sintomas e Tratamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3-PATOLOGIA
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio ,tecido que reveste o útero ,fora da cavidade uterina ,ou seja, atinge outros órgãos da pelve ,trompas, ovários, intestino e bexiga.
Todos os meses ,o endométrio fica mais espesso para um óvulo fecundado posa se implantar nele,quando não há gravidez, esse endométrio descama e é expelido a menstruação. Em alguns casos, um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal causando lesão no endométrio .As causas desse comportamento ainda são desconhecidas ,mas sabe-se que há risco de desenvolver endometriose se a mãe ou a irmã da paciente sofrer da doença.
Aendometriose acomete mulheres a partir da primeira menstruação e se estende até a última, geralmente o diagnóstico acontece na faixa dos 30 anos.
Cerca de 50% das mulheres com endometriose podem engravidar espontaneamente sem tratamento .(Grande parte das pacientes com infertilidade pela endometriose podem engravidar após ao tratamento adequado ).O tratamento clínico habitualmente usado nos casos de endometriose com hormônios e anticoncepcionais não estão indicados para o tratamento da infertilidade.
A endometriose profunda é definida pela presença de lesões de endometriose com mais de 5mm(0,5cm) de profundidade.
Em geral essas lesões aparecem de forma de nódulos e podem acometer qualquer órgão da pelve em especial os ligamentos do útero ,sacro ,vagina, intestino e bexiga.
Existem várias classificações propostas para a endometriose. O local e tamanho das lesões e das adererências são fatores considerados pelas classificações atuais. A primeira se classifica em endometriose superficial (peritoneal) ,endometriose ovariana e pélvica é a segunda forma de classificação que é mais utilizada em todo o mundo.
Endometriose mínima (grau l)
Endometriose leve ( grau ll)
Endometriose moderada (grau lll)
Endometriose severa (grau lV)
Os principais sintomas da endometriose :
Cólica menstrual ( presente em 90-95% dos casos).
Dor profunda na vagina ou na pelve durante a relação sexual.
Dor pélvica contínua não relacionada a menstruação.
Obstipação intestinal ou diarreia no período menstrual.
Sangramento nas fezes e urina.
Dor ao evacuar e urinar.
Infertilidade.
TRATAMENTO 
A cirurgia por laparoscópica ainda é a principal forma de tratamento da endometriose .A retirada das lesões e a cauterização dos focos permitem uma melhora na qualidade de vida com diminuição ou aumento da dor e retorno a fertilidade em grande parte das situações a cirurgia não está indicada . O principal motivo para a indicação da cirurgia é a presença de sintomas de diagnóstico já firmado de endometriose, sem lesões importantes com risco inerente da perda de função de um órgão.
A recorrência das lesões e dos sintomas da endometriose pode ocorrer em 30% a50% dos casos até dois anos após a cirurgia .Cirurgias incompletas em que não foi possível a retirada de todas as lesões favorecem a recidiva precoce dos sintomas de novas lesões.
Vale lembrar que a endometriose não tem cura, ela tem um tratamento que pode ser o cirúrgico mais indicado e o farmacológico menos utilizado.

Outros materiais