Buscar

Relação entre filosofia e ciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Relação entre filosofia e ciência 
Hobbes em sua época tentou dar à filosofia um caráter científico, segundo ele a filosofia é ciência e ciência nada mais é que o conhecimento das relações de causa e efeito, seja nas áreas naturais quanto nas políticas. De acordo com seu pensamento se a filosofia fosse baseada em um método seu raciocínio seria mais seguro, tornando-se uma ciência prática que busca saber o que a vida humana precisa para sua subsistência e proteção.
Hobbes sugere uma visão de filosofia e de conhecimento formada na tese de que tudo é corpo em movimento. A ciência natural salienta a necessidade da divisão entre filosofia e religião, bem como a concepção de uma razão e de uma ciência sinalizadora dos artifícios da eloquência e da retórica. Thomas mais do que qualquer outro filósofo moderno se esforçou para tornar a filosofia e a ciência uma coisa só. 
A filosofia natural ou civil para ele é sinônimo de raciocínio e raciocínio é semelhante a cálculo, ou seja, adição e subtração dos pensamentos com o propósito de evitar erros. Tentar elucidar os elementos comuns dessas duas partes da filosofia é o objetivo de Hobbes.
Uma possível ligação entre as filosofias naturais e civis
	A importância dada por Hobbes a filosofia como ciência é gigante, visto que para ele fora das ciências naturais e civis não existe conhecimento dos efeitos das coisas, onde não existe a ciência civil tem uma luta que busca a preservação da vida e de uma existência carente.
	Para que isso possa ser revertido depende somente do conhecimento das coisas que compõem o estado uma aproximação entre as considerações finais da física e da ética da filosofia natural, e analise iniciais da filosofia civil. Filosofia natural e civil nada mais são que poder e conhecimento se unindo por vezes de forma sutil. Nas duas situações Hobbes lida com corpos, soma e diminui seus acidentes, calcula através da metafisica as suas ações involuntárias e voluntarias.
	Para Hobbes o corpo é o que sugere uma ligação entre as filosofias natural e civil. Na natural, o ser humano é estudado através da física em suas características animais e especiais como os sentidos e os movimentos da mente e do corpo, suas consequências encontram-se presentes na filosofia civil.
	Quando Hobbes estuda e natureza humana sob esse ponto de vista, a ligação entre as duas partes de sua filosofia, que mostra uma teoria das paixões e da moralidade que pode ser estudada não somente do ponto de vista filosófico por meio da filosofia natural, mas também de uma perspectiva moral da filosofia civil.
Igualdade
A análise feita por Hobbes no que diz respeito do homem e a universalidade de seus movimentos, desejos e paixões leva ele defender a tese de que todos os seres humanos são iguais, são iguais em força física em inteligência e essa igualdade os tornam naturalmente competitivos. 
REFERENCIA 
MARIA ELIANE ROSA DE SOUZA, THOMAS HOBBES: DO MOVIMENTO FÍSICO À FUNDAÇÃO DO ESTADO, Porto Alegre Junho de 2008.

Outros materiais