Buscar

Abnt -Tcc

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
MANUAL DE ARTIGOS CIENTIFICOS
Disciplina: Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 
Prof. Sergio Servulo Ribeiro Barbosa
*
*
“Toda comunicação técnica e científica
necessita ter uma apresentação 
sistematizada para poder transmitir
adequadamente seu conteúdo”.
*
*
Tipos de trabalho 
de pesquisa acadêmica 
Monografia 
E geral, trata-se de uma revisão bibliográfica, isto é, um trabalho de assimilação de conteúdos, de confecção de fichamentos e, sobretudo, de reflexão. 
Deve expressar conhecimento aprofundado do assunto escolhido, sendo obrigatoriamente emanada das disciplinas estudadas durante a graduação / especialização.
A monografia é propriamente uma pesquisa bibliográfica, o que não exclui capacidade investigativa de conclusão ou afirmação dos autores consultados.
*
*
Tipos de trabalho 
de pesquisa acadêmica
Dissertação 
Destina-se à obtenção do grau acadêmico de Mestre e deve revelar capacidade de sistematização e domínio do tema escolhido.
*
*
Tipos de trabalho 
de pesquisa acadêmica 
Tese 
Contribuição inédita para o conhecimento. É apresentado para a obtenção do grau acadêmico de Doutor e dos títulos universitários de livre-docente e professor titular.
*
*
ARTIGO CIENTÍFICO 
*
*
DEFINIÇÃO
O artigo científico “é um texto escrito para ser publicado num periódico especializado e tem o objetivo de comunicar os dados de uma pesquisa, seja ela experimental, quase experimental ou documental” (AZEVEDO, 2001, p.82). 
Artigo científico: pode ser considerado como parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diferentes áreas do conhecimento.
*
*
O artigo cientifico “é um texto escrito para ser publicado num periódico especializado e tem o objetivo de comunicar os dados de uma pesquisa, seja ela experimental, quase experimental ou documental” (AZEVEDO, 2001, p.82).
*
*
De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003, p.2), três definições são apresentadas para o artigo, são elas:
1. Artigo cientifico: Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.
2. Artigo de revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.
3. Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
*
*
Escreve-se um artigo científico com a finalidade de comunicar à
comunidade científica os resultados de um estudo que julgamos relevante em termos teóricos ou práticos. A linguagem utilizada deve primar pelo rigor científico e gramaticalmente correta.
Todo trabalho deve ter caráter impessoal. Redigir na terceira pessoa, evitando o uso de “meu trabalho”, o correto é utilizar “o presente trabalho”.
A modéstia e cortesia devem estar evidentes no texto, pois os resultados de um estudo ou pesquisa impõem-se por si mesmos. Não utilize expressões tais como: vou resolver, vou descobrir, vou achar a solução, etc.
Um bom artigo caracteriza-se por sua qualidade, atualidade e cientificidade, considerando-se (SECAF, 2000; AZEVEDO, 2001):
*
*
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
CLAREZA – no resumo, o leitor deve ter uma noção clara do que trata o artigo, deve deixar claro o objetivo em relação ao seu conteúdo.
CONCISÃO – os parágrafos devem ser breves e de construção articulada.
CORREÇÃO - o texto após sua elaboração deve passar por uma avaliação/correção gramatical.
*
*
...
CONSISTÊNCIA – o autor/pesquisador deve optar por um tempo verbal e manter durante todo o desenvolvimento do texto. 
PRECISÃO – as informações/pesquisas apresentadas devem ser verdadeiras e os conceitos, universalmente aceitos. 
ORIGINALIDADE – não utilize frases feitas e lugares comuns, é conveniente evitar modismos e o emprego de palavras rebuscadas. 
ESPECIFICIDADE – é preciso que o texto mostre/apresente os objetivos pretendidos com o estudo, esclarecendo o leitor do que se trata desde o seu título.
*
*
TIPOS DE ARTIGOS
Aparecem dois tipos fundamentais:
a) O artigo original utilizado para o relatório de experiência de pesquisa, estudo de caso etc.. Neste caso são abordados temas únicos, delimitados, em que se serve de um raciocínio rigoroso e metodológico – de acordo com as diretrizes lógicas da pesquisa científica - de forma interpretativa, argumentativa, dissertativa e apreciativa, aferem-se os respectivos resultados e avalia-se o avanço que da pesquisa em relação ao crescimento cientifico da área, o que exige ampla informação cultural e muita
*
*
maturidade intelectual, inclusive por necessitar também de um referencial teórico abalizado de sustentação da ideia nova, original e inédita que comunica.(GONÇALVES, 2004)
b) O artigo de revisão, que significa um estudo aprofundado sobre o determinado tema com o propósito de estabelecer um debate entre os autores pesquisados e deles com o autor do artigo, para a identificação das ideias, posições e posturas acadêmicas, bem como o estado da arte, marco teórico ou quadro teórico, principalmente por meio de publicações periódicas científicas e especializadas, objetivando identificar o grau de profundidade dos estudos desenvolvidos até o mesmo sobre o assunto (NBR 6022, 2003).
*
*
Em Lakatos e Marconi (2001, p.261), o artigo, de acordo com sua abordagem, pode ser:
a) Argumento teórico: Apresenta argumentos favoráveis ou contrário a uma opinião a fim de comprová-la ou refutá-la;
b) Classificatório: Classifica os aspectos de um determinado assunto e explica suas partes;
c) Analítico ou de análise: Prioriza o estudo de cada elemento constitutivo do assunto e sua relação com o todo;
*
*
O seu conteúdo abrange os mais variados assuntos, podendo:
a) versar sobre um estudo pessoal, uma descoberta, ou dar um enfoque contrário ao já conhecido;
b) oferecer soluções para questões controvertidas;
c) levar ao conhecimento do político intelectual ou especializado no assunto ideias novas, para sondagem de opiniões ou atualização de informes;
d) abordar aspectos secundários, e levantados em algumas pesquisas, mas que não seriam utilizados na mesma [sic] (op.cit.,p.260). Nesse tipo de trabalho, há maior liberdade por parte do autor, no sentindo de defender determinada ideia, constituindo numa “exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal”(SEVERINO, 2002, P.153), com o objetivo de convencer os leitores, mediante a apresentação de razões fundamentadas na pesquisa cientifica.
*
*
A organização do artigo científico :
A organização obedece a dois grandes paradigmas, de acordo com a área em que o estudo se insere.
a) O primeiro, voltado para as Ciências Humanas e Sociais, é reconhecido pela sigla IDC, que significa:
I- introdução
D- desenvolvimento (revisão da literatura e resultados obtidos)
C- Conclusão.
*
*
O segundo utilizado nas Ciências Naturais, Exatas, Tecnológicas e da Saúde, representado pela sigla IRMRDC, que significa:
I - Introdução
RMRD- desenvolvimento (revisão da literatura, materiais e métodos, resultados, discussão)
C- conclusão.
Nos dois casos, são descritos todos os procedimentos de realização da pesquisa, com o esclarecimento dos questionamentos sobre os resultados encontrados até o momento e sua demonstração no artigo científico, considerando o rigor dos aspectos metodológicos envolvidos. 
*
*
*
*
Título e subtítulo
 É por onde a leitura começa, assim como o interesse pelo texto. Por isso deve ser estratégico, elaborado após o autor já ter avançado em boa parte da redação final, estando com bastante segurança sobre a abordagem e o direcionamento que deu ao tema. Deve ser uma composição de originalidade e coerência, que certamente provocará o interesse pela leitura. O título do artigo científico deve ser redigido com exatidão, revelando objetivamente o que o restante do texto está
trazendo. Apesar da especificidade que deve ter, não deve ser longo a ponto de tornar-se confuso, utilizando-se tanto quanto possível de termos simples, numa ordem em que a abordagem temática principal seja facilmente captada. O subtítulo é opcional e deve complementar o título com informações relevantes, necessárias, somente quando for para melhorar a compreensão do tema. Na composição do título deve-se evitar ponto, vírgula, ponto de exclamação e aspas ou qualquer outro elemento que interfira no seu significado, exceto o ponto de interrogação, que neste momento serve destacá-lo, para diferenciando-o dos demais.
*
*
 Nome do(s) autor(es):
	O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve estar acompanhado de um breve curriculum bem como da área de atuação que está vinculado, da área escolhida.
	Veja o exemplo: 
	ALMEIDA[1], Ivanete Bellucci P, LIMA[2], Elizeth Gonzaga dos Santos; STEVÃO[3], Christiane Bellório Gennari – UNICAMP
 [1] Professora da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo e METROCAMP, doutoranda do Programa de Pós-Graduação FE/UNICAMP.
 [2] Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e doutoranda do Programa de Pós-Graduação FE/UNICAMP.
 [3] Professora da Faculdade Integrada do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa – IPEP, auxiliar de pesquisa LOED/UNICAMP.
*
*
 Resumo
	Elemento obrigatório, constituído de frases concisas e objetivas, deve apresentar a natureza do problema estudado ou em estudo, objetivo pretendido com a pesquisa, metodologia utilizada, resultados alcançados a partir da investigação.
	Deve conter entre 100 e 250 palavras, descritas em parágrafo único, sem tópicos, em seguida devem aparecer as palavras-chave.
*
*
Palavras-chave 
	As palavras-chave, normalmente seguem as regras do periódico a que se destina, porém devem ser colocadas logo após o resumo. 
	Observem o portal:(www.periodicos.capes.gov.br) que apresenta vários textos , recomendados e avaliados por comissões especializadas, para fins de educação , pesquisa e avanço do conhecimento científicos. 
Veja o exemplo: 
Palavras-chave: avaliação, qualitativo/quantitativo, pesquisa educacional
*
*
NOTAS DE RODAPÉ
	Utilizar página inicial, deve aparecer breve curriculum do(s) autor(es) e endereço eletrônico e/ou postal.
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
Argumentação
 Parte do trabalho em que o assunto é apresentado e desenvolvido. As partes fundamentais da argumentação são:
introdução, 
desenvolvimento e 
conclusão
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
ARGUMENTAÇÃO
 Introdução
Desenvolvimento
Abordagem teórico-conceitual
Abordagem metodológica - memorial descritivo
Resultados e análise
Conclusão
 
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
Introdução
Trata-se da apresentação do tema do trabalho e
explicação de seu desenvolvimento.
OBS: em geral, a introdução é a última parte do texto a ser escrita, uma vez que para apresentar o trabalho é preciso antes concluí-lo.
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
Introdução
Na introdução, são apresentados:
o objetivo da pesquisa; 
a justificativa; e 
a problemática inicial. 
E de forma breve: 
a metodologia adotada e a conclusão principal a que a pesquisa chegou (estas deverão ser tratadas com mais detalhes em tópicos específicos).
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
INTRODUÇÃO
A introdução apresenta também a organização do
trabalho, pela indicação dos itens e de suas abordagens (conteúdo).
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
Desenvolvimento 
 Corresponde à parte teórica e descritiva do trabalho, na qual se faz a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. 
 O desenvolvimento é composto das seguintes etapas:
 a. Revisão da literatura (abordagem teórico-conceitual)
 b. Metodologia e procedimentos metodológicos
 c. Resultados e análise dos resultados
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
Desenvolvimento
a. Revisão da literatura
Momento em que é realizada uma ampla discussão sobre o
estágio do tema, na forma de um debate entre os autores
consultados, com o objetivo de identificar posturas, idéias e
opiniões através de uma análise crítica e reflexiva dos seus
conteúdos (Gonçalves, 2004, p. 51).
.
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
Desenvolvimento
b. Metodologia e procedimentos metodológicos
A metodologia diz respeito à aproximação empírica (abordagem)
do assunto estudado, isto é, os métodos de observação e análise
do objeto de estudo.
O procedimento possibilita gerar elementos para embasar as
opções referentes à amostragem da pesquisa e a definição por
procedimentos de coleta de dados (Barreto et al. 2006, p. 28)
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
Desenvolvimento
b. Metodologia e procedimentos metodológicos
No caso de projeto de natureza técnico artística, faz-se
memorial descritivo do procedimento de realização
do produto final, em que constam:
Justificativa da escolha do produto (meio, suporte e tecnologias utilizadas)
Contextualização crítica do conteúdo proposto
Descrição dos procedimentos utilizados 
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
Desenvolvimento
c. Resultados e análise dos resultados
Resultados: produção de respostas às perguntas formuladas
pelo problema
Demonstração dos resultados encontrados, suas representações gráficas
e respectivas descrições (Gonçalves, 2004, p. 52).
Análise dos resultados: Grau de confiabilidade das respostas
obtidas
Interpretação e análise dos resultados encontrados, relacionando-os
com o referencial teórico existente sobre o assunto (Gonçalves, 2004, p.
52)
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS TEXTUAIS
Conclusão
Avalia e apresenta os resultados obtidos e pode sugerir
idéias e novas abordagens.
Indica se os objetivos foram alcançados
Indica a contribuição para conhecimento do assunto abordado
Pode recomendar outras pesquisas para complementar, expandir o conhecimento adquirido 
Pode fazer sugestões a partir dos resultados alcançados
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Referências
Glossário
Apêndice(s)
Anexo(s)
Índices 
*
*
Estrutura do trabalho 
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Referências
As referências, de acordo com as normas da ABNT, são o conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material, utilizados como fonte de consulta e citados nos trabalhos elaborados (ver exemplos a seguir).
Anexos
Elemento opcional, não elaborado pelo autor, que documenta, esclarece, prova ou confirma as idéias expressas no texto.
Apêndice
Elemento que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, com o intuito de complementar sua argumentação, sem prejuízo do trabalho. 
Glossário
Relação de palavras, em ordem alfabética, de uso restrito, empregadas no texto e acompanhadas das respectivas definições.
*
*
NORMAS PARA INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS 
As referências, de acordo com as normas da ABNT, são o conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material, utilizados como fonte de consulta e citados nos trabalhos elaborados.
*
*
NORMAS PARA INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS
ELEMENTOS ESSENCIAIS
 
 AUTORIA. Título do documento: subtítulo (se houver). Local: Editora, ano
Exemplo:
 GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de monografia, dissertação e tese. São Paulo: Avercamp, 2004
 GONÇALVES, H. A. Manual de monografia, dissertação e tese. São Paulo: Avercamp, 2004.
*
*
NORMAS PARA INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS
 ELEMENTOS COMPLEMENTARES 
 AUTORIA. Título do documento: subtítulo (se houver). Tradução. Edição. Local: Editora, ano. Total de páginas.
Exemplo
1 
 BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som, Tradução: Pedrinho A. Guareschi. 3. ed. – Petrópolis: Ed. Vozes, 2004.
*
*
NORMAS PARA INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS
ELEMENTOS COMPLEMENTARES
Exemplo 2 - organização
 
 FERREIRA, N. S. (Org.) Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
*
*
NORMAS PARA INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS
ELEMENTOS COMPLEMENTARES
Exemplo 3 – dois autores, tradução
 
 BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som, Tradução: Pedrinho A. Guareschi. 3. ed. – Petrópolis: Ed. Vozes, 2004.
*
*
NORMAS PARA INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS ELEMENTOS COMPLEMENTARES
Exemplo 3 – mais de dois autores
 BARRETO, V. S. et al. Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos – Porto Alegre: Sulina, 2006.
*
*
NORMAS PARA INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS
ELEMENTOS COMPLEMENTARES
Exemplo 4 – referência a partes de livros
 LIAKOPOULOS, Miltos. Análise argumentativa _ In: Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som, BAUER, Martin W.; Gaskell, George. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. 3ª. ed., Petrópolis, Ed. Vozes, 2004. cap. 9, p. 218-243
*
*
NORMAS PARA INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS
DOCUMENTOS DE MEIOS ELETRÔNICOS
Exemplo 5 – com autoria 
 
 MÜELLER, S. P. M. A pesquisa na formação do bibliotecário. Disponível em: http://biblioteconomia.cjb.net. Acesso em: 21 ago. 2006. 
Exemplo 6 – sem autoria
 MANUAL de redação e estilo. São Paulo: O Estado de S. Paulo. Disponível em: http://www1.estado.com.br/redac/manual.html.
 Acesso em 19 de ago. 2006
*
*
NORMAS PARA INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS
DOCUMENTOS DE MEIOS ELETRÔNICOS
Exemplo 7 – artigo de jornal
 DUARTE, S. N. Língua Viva. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 de ago. 2006. Disponível em: http://www.jb.com.br/lingua.html. Acesso em: 6 de ago. 2006. 
Exemplo 7 – periódicos
 RODRIGUES, A. L. C. Uma estrutura de classificação com enfoque na cultura amazônica. Brasília, DF. V. 34, N° 2, 2005. Disponível em: http://www.ibict.br/cienciadainformacao/viewissue.php?id=9. Acesso em: 6 de ago. 2006. 
*
*
NORMAS PARA INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS
DOCUMENTOS OFICIAIS
Ex: constituição do Brasil Local: Brasil
*
*
FORMATAÇÃO
Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4, digitados no anverso da folha, utilizando-se fonte Arial.
Recomenda-se , para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e 10 para citações longas e notas de rodapé.
*
*
FORMATAÇÃO
Margem
margem superior: 3,0 cm
margem inferior: 2,0 cm
margem esquerda: 3,0 cm
margem direita: 2,0 cm
*
*
FORMATAÇÃO
Margens
*
*
FORMATAÇÃO
ESPAÇAMENTO 
Todo texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas. 
As citações longas, as notas de rodapé, as referências e os resumos em vernáculo deverão ser digitados em espaço simples. 
O título deve ser separado do texto que o precede, ou que o sucede, por uma entrelinha dupla.
*
*
FORMATAÇÃO
ESPAÇAMENTO 
Corpo do trabalho
		 No corpo do artigo, usar exclusivamente fonte (tipo) Arial, em corpo 12, redondo, com espaços entrelinhas de 1.5, e margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita).
 as citações de mais de três linhas devem ser digitadas em corpo 10, com espaço simples e destacadas do texto por margem esquerda com recuo de 4 centímetro em relação ao parágrafo. 
*
*
FORMATAÇÃO
Indicativos de Seção
O indicativo numérico de uma seção precede seu título com alinhamento esquerdo, separado por um espaço de caractere. Os títulos sem indicativo numérico (sumário, resumo, referências e outros) devem ser centralizados.
Paginação
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha.
*
*
FORMATAÇÃO
	NUMERAÇÃO PROGESSIVA 
 A numeração progressiva tem por objetivo descrever as partes de um documento, de modo a permitir a exposição mais clara das divisões e subdivisões do texto, a seqüência, importância e inter-relacionamento da matéria e permitir a localização imediata de cada parte.
SEÇÕES: são as partes em que se divide o texto de um
documento.
1. SEÇÕES PRIMÁRIAS: principais divisões do texto de um documento, denominadas "capítulos".
seção primária: 1
*
*
NUMERAÇÃO PROGESSIVA
1.1 SEÇÕES SECUNDÁRIAS, TERCIÁRIAS, QUATERNÁRIAS, QUINÁRIAS: divisões de texto de uma seção primária, secundária, terciária etc., respectivamente.
seção secundária: 1.1 ou 1.1.1.
São empregados algarismos arábicos na numeração (1.2.3.4, 5)
Pode ser usada letra maiúscula do alfabeto latino, seguido de parênteses para subdividir itens que são importantes, mas que não são considerados seções.
Ex.: capítulo 1
seção 1.1
alínea a)
Recomenda-se não subdividir demasiadamente as seções, a fim de que a clareza e a concisão do texto não sejam comprometida.
*
*
Tamanho 14
Tamanho 12
Tamanho 12
*
*
 NORMAS PARA CITAÇÃO NOTAS DE RODA PÉ 
Em um trabalho científico devemos ter sempre a
preocupação de fazer referências precisas às
idéias, frases ou conclusões de outros autores, isto
é, citar a fonte de onde são extraídos esses dados.
As citações são como testemunhos de autores
para validar o que se quer afirmar sobre o
assunto investigado.
*
*
NORMAS PARA CITAÇÃO
Diretas 
Quando se referem à transcrição literal de uma parte do texto de um autor, conservando-se a grafia, pontuação, idioma etc. 
*
*
Diretas 
Forma de apresentação
Citações curtas: é mantida no corpo do texto, mas é diferenciada deste por aspas duplas.
 
Exemplo:
 	Para a escolha do tema do projeto de pesquisa, é importante que este apresente fontes para coleta de dados e consulta. A escolha deve considerar ainda “a preferência do autor, de acordo com a suas próprias inclinações e possibilidades” (GONÇALVES, 2004, p. 20).
*
*
Diretas 
Forma de apresentação
Citações longas: mais de três linhas em espaço simples iniciado a 4 cm da margem esquerda, sem aspas. 
Exemplo:
 	Na etapa inicial de planejamento, é importante que o estudante aprofunde o conhecimento sobre o tema de sua pesquisa. Segundo SEVERINO, 
 A preparação metódica e planejada de um trabalho científico supõe uma seqüência de momentos: 1. Determinação do tema-problema; 2. Levantamento da bibliografia referente a este tema; 3. Leitura e documentação desta bibliografia, após seleção (1980, p. 110).
*
*
Indiretas
 Quando são redigidas pelo(s) autor(es) do trabalho a partir das idéias e contribuições de outro autor, portanto, consistem na reprodução do conteúdo e/ou idéia do documento original; devem ser indicadas no texto com a expressão: conforme, segundo... 
*
*
Indiretas 
Forma de apresentação
Dispensam o uso de aspas
Não dispensam a indicação da fonte de consulta/autor
Exemplo
 	Segundo Rocha e Christensen (1999), essa diferenciação de papéis em função do sexo também é de grande relevância para o marketing.
*
*
CITAÇÕES 
Sistemas de chamada
Autor-data
 Esse sistema apresenta a fonte da qual foi extraída a citação no próprio texto do autor (aluno) do trabalho. 
 É feito pelo sobrenome dos autores ou pelo nome da entidade responsável, em letras maiúsculas, seguido da data da publicação do documento entre parênteses, separados por vírgula, podendo ou não conter o número da página.
*
*
CITAÇÕES 
Sistemas de chamada
Autor-data
Exemplo 1: (citação indireta – número da página
opcional)
		A pesquisa científica faz parte da vida universitária do estudante de graduação (ABREU, 2003)
Exemplo 1: (citação direta – número de página
obrigatória)
		“Na pesquisa científica
o estudante de graduação descobre a importância da produção científica na universidade” (ABREU, 2003, p. 18).
*
*
Citação de citação
Quando se faz uma citação a partir de uma outra fonte à qual não se teve acesso, cita-se o autor original seguido da expressão “apud” e da indicação do autor, data e página da obra diretamente consultada. A identificação completa da obra consultada deve constar na seção “Referências”.
*
*
Citação de citação
Exemplos
	A linguagem, o estilo e a redação do trabalho científico têm por objetivo prender a atenção do leitor e desenvolver para si um status favorável o bastante para ser lido. Neste sentido,
	é muito menos importante a gramática e as raízes da língua do que esclarecer nossas respostas a estas três perguntas: 1) Quais são a dificuldade e a complexidade do meu assunto? 3) Quando escrevo, que status estou pretendendo? 2) Para quem procuro escrever? (WRIGHT MILLS, 1965 apud SALOMON, 2001, p. 359)
 
			 
*
*
Citação de citação
	Além dos aspectos mencionados sobre o texto monográfico, Asti Vera (1968 apud SALOMON, 2001, p. 359) completa que o bom senso é,
	em última instância, o que determina o estilo, já que,embora seja certa que em lógica e na temática convém o uso de expressões simbólicas formalizadas, nas ciências de fato não se pode prescindir de uma linguagem formada por palavras técnicas e por expressões extraídas da linguagem coloquial. 
*
*
Citação de citação
Forma de apresentação 
	Exemplo:
	(SILVA, 1992 apud SANTOS, 2000, p.12)
	Silva apud Santos (2000, p.12)
			ou
	Silva (apud SANTOS, 2000, p.12)
*
*
NORMAS PARA 
NOTAS DE RODA PÉ 
As notas de rodapé são usadas para complementar ou esclarecer informações que não são incluídas no texto para não haver interrupção na sua seqüência lógica. Por esse motivo, o uso de notas deve ser reduzido ao mínimo. Essas notas devem ser colocadas, de preferência, ao pé das folhas. As notas podem ser:
*
*
Explicativas
Referem-se a comentários, explanações ou traduções que não podem ser incluídos no texto por interromper a linha de pensamento. As notas explicativas devem ser breves, sucintas e claras;
De Referências
Indicam as fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado. Na primeira vez que se fizer a citação de uma obra em uma nota de rodapé, essa citação deverá ser completa (autor, título, local, editora e data).
*
*
Forma de apresentação
No rodapé ou ao final do trabalho
Indicadas na mesma página do texto
espaço simples com letras menores e separadas do texto por um espaço de 5 cm a partir da margem esquerda
Precedidas em geral de um algarismo, que deve ter uma única seqüência[1, 2, 3...]
___________________________________________________
[1] Inserir as notas do texto em fonte Times New Roman, em corpo 10 (dez), 
 redondo, com espaço entrelinhas de 1 ponto (simples). 
*
*
Referências bibliográficas
CRUZ, A. C.; MENDES, M.T.R.; PEROTA, M. L. L. R. Elaboração de referências (NBR 6023/2000) – Rio de Janeiro: Interciências: Niterói: Intertexto, 2000.
FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. 2 ed. Campinas: Papirus, 1995. 
GONÇALVES, H. A. Manual de monografia, dissertação e tese – São Paulo: Avercamp, 2004.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e amp. São Paulo: São Paulo: Cortez, 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOS. Biblioteca Central. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos: guia para alunos, professores e pesquisadores da Ufes. 6. ed. ver. e amp. Vitória, 2006.
*
*
REFERÊNCIAS
 AZEVEDO, Israel Belo. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 10ed. rev.e atual. São Paulo: Hagnos, 2001. 205p.
 GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de pesquisa científicas. São Paulo: Avercamp, 2003. 68p.
	GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de artigos científicos. São Paulo: Avercamp, 2004. 86p.
	LAKATOS, Eva Maria;MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4.ed.rev. São Paulo: Atlas, 2002. 288p.
	SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2002. 333p.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais