Buscar

TALASSEMIA ESCRITO

Prévia do material em texto

TALASSEMIA
ALFA E BETA
Rosilene Gomes de Lima
Luzineide dos Santos
Jaqueline Barbosa
Larissa Gonçalves
Déborah Reis
Professora:
Ana Flávia Lorenço
INTRODUÇÃO
A talassemia constitui um grupo de doenças genéticas (hereditárias), caracterizadas pela falta ou redução na produção de hemoglobina. Ocorre um desequilíbrio entre as globinas do tipo alfa e beta. Esta doença pode manifestar-se na forma: minor ou traço talassêmico, intermediária e major ou anemia de Cooley. A talassemiaminor não é considerada uma doença, sendo apenas a herança de um único gen para a Talassemia de um dos pais. A intermediária tem a deficiência da síntese da hemoglobina moderada. E a anemia de Cooley é a forma mais grave da doença, sendo transmitidos dois genes para talassemia dos pais para os filhos.
SINTOMAS
As formas sintomáticas mais graves caracterizam-se por anemia hemolítica causando fraqueza, irritabilidade, sonolência, icterícia, esplenomegalia, hiperplasia eritróide da medula óssea, hepatomegalia, retardo do desenvolvimento somático e sexual e formas hipocrômicas. 
TRATAMENTO
O traço talassêmico não exige tratamento específico. A intermediária requer transfusões de sangue. E a talassemia major além de transfusões de sangue necessita do uso da droga deferroxamina (DFO) que reduz o excesso de ferro que se acumula no organismo do indivíduo.

Outros materiais