Buscar

AD Feb

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2017/1º
Disciplina: Formaçao Economica Brasileira
Coordenador: Alexis Toríbio Dantas 
Aluno (a):  		
Polo:
Matrícula: 
Associe: Imigração – Colonato – Mercado Interno – Industrialização. 
R. Imigração como meio de ascensão da oferta de mão de obra, demandada pela ampliação da atividade cafeeira. A partir do momento em que a estrutura do colonato é implementada, inicia-se um processo de monetização da economia e consequente formação e crescimento do mercado interno, a elevação da demanda interna por bens industrializados, ainda que de consumo corrente, impulsionou a formação das primeiras plantas industriais no Brasil, favorecendo a industrialização.
Analise os principais determinantes da recorrente desvalorização cambial do final do século XIX no Brasil.
R. A desvalorização cambial foi resultante de dois fatores: a queda da receita de exportações e a pressão política dos cafeicultores. A queda da receita gerou a redução do capital estrangeiro no Brasil, por causa da queda do preço internacional do café. E os cafeicultores tinham como propósito preservar seus ganhos em moeda nacional, pois o governo reduziu a moeda nacional em relação à libra para manter elevada a renda desses cafeicultores.
O Convenio de Taubaté de 1906 tinha como principal objetivo estabilizar o preço internacional do café e, assim, garantir a renda dos cafeicultores mesmo diante das variações importantes da produção. Explique essa afirmativa e descreva as principais medidas adotadas. 
R. O Convênio Taubaté de 1906 se baseou em medidas de controle de exportação do café e teve como objetivo dar destino a toda produção excedente, uma vez que o café ainda não havia se recuperado no cenário internacional. O convênio estabeleceu:
• Os governos estaduais comprariam a produção excedente do café no estado;
• A compra seria viabilizada através de financiamentos de 15 milhões de libras esterlinas;
• O gasto com a compra do café excedente seria coberto pela criação de um imposto em ouro aplicado a cada saca exportada de café;
• Haveria a criação de um fundo para estabilizar a taxa de câmbio, impedindo sua constante valorização, funcionando como caixa de conversão (estabilizador da taxa de cambial, através dela o câmbio era impedido ser se desvalorizar ou de se valorizar.).
• Foram tomadas medidas pra desencorajar a expansão das lavouras em longo prazo, como a definição de taxas proibitivas que tinham o intuito de inibir essa prática. 
Após anos de crise e das diversas atitudes tomadas para sua recuperação a atividade cafeeira obteve sua recuperação e consequentemente favoreceu o desenvolvimento nacional, também implementou a indústria que naquele momento tinha como objetivo atender as necessidades manufatureiras do país. 
O café se manteve no auge até o fim da década de 1920, quando o mundo foi abatido pela épica crise de 29 nos Estados Unidos. A partir daí surge no Brasil a necessidade de reestruturar a economia nacional, mas agora através da atividade industrial.

Outros materiais

Outros materiais