Buscar

Avaliando Aprendizado - Português Instrumental

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608300760)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o parágrafo que segue e marque a opção CORRETA:
"Com o gradual enchimento das nossas cidades, mais e mais edifícios foram tomando o lugar das casas - porém o número médio de automóveis por apartamento já há bastante tempo tem crescido a uma progressão bem maior. Acresça-se a isso que os bons ventos que têm soprado ultimamente sobre a economia brasileira aceleraram ainda mais dramaticamente essa carência por vagas, por conta da realização do antigo sonho de consumo do nosso povo: o automóvel próprio. Consequência direta desse fenômeno foi que as ruas das cidades médias e grandes viraram imensos estacionamentos, mormente à noite. É esse o contexto que inspirou a proibição de alienação ou locação de vagas em condomínio".
		
	
	Argumento de autoridade.
	
	Argumento de oposição.
	
	Argumento de senso comum.
	 
	Argumento de causa e efeito.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608285780)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente este parágrafo argumentativo e observe o tipo de raciocínio que o estruturou. Depois, marque a resposta correta.
É importante destacar que o Autor estabeleceu relação contratual com a Ré, relação essa firmada em instrumento de contrato, conforme documento em anexo. Além disso, pagou, sem atraso, os aluguéis, fato esse comprovado pelos recibos. Ademais, segundo a cláusula segunda do contrato, o prazo de locação é de 36 meses, iniciando-se em 10 de janeiro de 2014, com término em 10 de janeiro de 2017, independentemente de aviso, notificação ou interpelação judicial ou mesmo extrajudicial. Portanto, não assiste razão à Ré para exigir a entrega do imóvel.
 
		
	 
	Na elaboração do parágrafo, foram reunidas premissas menores, a fim de  chegar a uma conclusão.
	
	É correto  afirmar que a lógica formal foi preponderante na construção desse parágrafo.
	
	O parágrafo segue o raciocínio lógico, denominado indução.
	
	Com base no raciocínio dedutivo foi estruturado o parágrafo.
	
	O parágrafo pondera a associação do dispositivo ao fato e chega a uma conclusão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608473019)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Muitos resultados são imprevisíveis, MAS os dados já obtidos, diz a pesquisadora, sem dúvida permitirão um desenvolvimento extraordinário, TANTO na medicina e na biotecnologia QUANTO na bioinformática." Os conectivos em maiúsculo podem ser substituídos, sem alteração do significado, respectivamente, por:
		
	
	porque - seja - seja
	 
	porém - não só - mas também
	
	entretanto - ora - ora
	
	portanto - não só - mas também
	
	contudo - ora - ora
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608296864)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção que apresenta o tipo de argumento utilizado no seguinte parágrafo: "Não resta dúvida de que, dificilmente, alguém negaria ser incapaz de utilizar qualquer meio para defender alguém que ama. Em casos de um assalto, por exemplo, uma mãe está perfeitamente disposta a matar o assaltante para defender a vida de seu filho. Para fugir de uma perseguição, o motorista de um carro é plenamente capaz de causar um acidente para evitar que algo de mal aconteça aos caronas que conduz. O que há de comum nestes e em tantos outros casos de que se tem notícia é que existe um sentimento de amor ou bem querer que impede que uma pessoa dimensione racionalmente as consequências do ato que pratica em favor da proteção de alguém. Como, então, Anísio pode dizer que matou por amor? Amava, sim, a si mesmo, já que não suportou o amor próprio ferido. Aceitar sua conduta desmedida seria instituir a pena de morte para a traição amorosa.¿
		
	
	Causa e efeito
	 
	Analogia
	
	Concessão
	
	Autoridade
	
	Senso comum
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608285301)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Chaïm Perelman, ao tratar da argumentação jurídica na obra Lógica Jurídica, a decisão judicial aceitável deve satisfazer três auditórios para os quais ela se destina. Assinale a alternativa que indica corretamente os auditórios.
		
	
	As cortes superiores, os organismos internacionais e os profissionais do direito.
	
	As partes em litígio, o parlamento e as cortes superiores.
	 
	As partes em litígio, os profissionais do direito e a opinião pública.
	
	As cortes superiores, o parlamento e profissionais do direito
	
	A opinião pública, o parlamento e as cortes superiores.

Outros materiais

Perguntas Recentes