Buscar

02 de outubro IDEIAS PARA GUARDAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IDEIAS PARA GUARDAR
DANIELE NÓBREGA
Página 94
A educação no Período Contemporâneo e sua influência sobre a educação brasileira
Sujeito Objeto
Relação
Perguntas:
O que é o conhecimento?
O que é a verdade?
É possível o conhecimento?
Qual o Fundamento do conhecimento? 
René Descartes ( 1596 – 1650 )
Afirma : Para conhecermos a verdade é preciso colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida, questionando tudo, para criteriosamente, analisar se existe algo na realidade que possamos ter plena certeza 
Este processo da dúvida é chamado por ele de Dúvida Metódica 
RACIONALISTAS
no século XVIII havia um debate sobre como nós conhecemos a realidade e como aprendemos. Os racionalistas, como Descartes, defendiam que pelo raciocínio, pensamento e razão conseguimos compreender melhor o mundo, sem depender tanto dos sentidos ou da observação. 
Racionalismo: René Descartes
Racionalismo: corrente filosófica : defende a razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade. ( O conhecimento só é possível via Razão ).
Afirma: a experiência sensorial é uma fonte de erros.
Os princípios lógicos fundamentais são inatos na mente humana, daí a razão deve ser considerada fonte básica do conhecimento. 
Empirismo: John Locke
Defende que todas as nossas ideias são provenientes de nossas percepções sensoriais ( nada vem a mente ser ter passado pelos sentidos).
empiristas
os empiristas, como Francis Bacon e John Locke, diziam que não é possível compreender a realidade apenas por meio do pensamento, mas que a observação e a experimentação, ou seja, o conhecimento empírico é indispensável para se chegar à verdade.
John Locke ( 1632 – 1704 )
Afirma: ao nascermos nossa, mente é como um papel em branco, desprovido de ideias.
 De onde provém o vasto conjunto de ideia que existe na mente humana? Provém da Experiência
 Combate a doutrina do inatismo ( Platão e Descartes ) ideias que existem na mente humana desde o nascimento ( Racionalismo ). Se não existe ideias inatas, também não deveria existir poder inato ( origem divina, como no absolutismo monárquico).
EDUCAÇÃO PARA TODOS
Comênio, ainda no século XVII, defendia a ideia de ensinar tudo a todos. 
Comênio, o pai da didática moderna
O filósofo tcheco combateu o sistema medieval, defendeu o ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança.
Immanuel Kant (1724-1804
 foi um filósofo alemão, fundador da “Filosofia Crítica”. Dedicou-se em resolver a confusão conceitual a respeito do debate acerca da natureza do nosso conhecimento. Procurou explicar como é o funcionamento do mecanismo de apreensão e de compreensão da realidade que permite ao Homem saber-se inserido em um Universo.
KANT
Immanuel Kant. Ele vai relativizar esses dois pontos de vista, afirmando que o conhecimento envolve dois elementos: sujeito e objeto. Os empiristas acreditam na impressão que o objeto causa no sujeito. Enquanto isso, os racionalistas acreditam apenas no sujeito, diminuindo a importância do objeto (VASCONCELOS, 2012). Kant vai propor que o conhecimento é fruto da interação entre sujeito e objeto, isto é, a ação do sujeito permite a compreensão, mas é a experiência 
Educação
homem – sujeito, objeto e objetivo
para kant a educação é um processo que cabe inteiramente ao homem e apenas a ele.
Para pensar...
Para Kant, esse é o motivo pelo qual enviamos as crianças à escola logo cedo: não para aprender conteúdos propriamente ditos, mas para que aprendam a viver em sociedade.
NO BRASIL
no Brasil do século XIX, TINHAMOS CONDIÇÕES DIFERENCIADAS em relação à Europa. Nesse período ainda tínhamos uma sociedade escravocrata e que não previa direitos iguais para todos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais