Buscar

historia dos povos indigenas e afrodescendentes

Prévia do material em texto

A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...). (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.). A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto:
		
	 
	A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.
	
	A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
	
	Os signos e símbolos dos nativos da costa marítima eram homogêneos.
	
	A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma.
	
	A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402758426)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	No momento da chegada dos portugueses ao território brasileiro estima-se que haviam cerca de 3,5 milhões de indígenas. Os Tupis ocupavam o litoral e tinham expulsado outros grupos indígenas para o interior. Dessa forma, manter relações de amizade e aliança com o grupo dominante passou a ser fundamental para os conquistadores europeus. Contudo, uma das maiores dificuldades e estranhamento dos portugueses em relação a organização dos indígenas residia:
		
	 
	A sua organização social fortemente hierarquizada e escravocrata.
	 
	Na ausência de uma hierarquia e estratificação social pois até mesmo o chefe da tribo caçava, pescava e roçava como os demais membros.
	
	Na ausência de divisão do trabalho pois tanto os homens quanto as mulheres eram responsáveis pela agricultura e por caçar, pescar e guerrear.
	
	A sua culinária pouco diversificada baseada em peixes e raízes.
	
	Na organização das tribos com grandes construções e estruturas de defesa e proteção.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402251913)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a escravidão indígena é CORRETO afirmar que:
		
	
	a partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa;
	
	dada à tradição de liberdade, a população indígena na América protuguesa nunca pode ser submetida à escravidão, optando-se, então, pela compra de negros da África;
	
	o apresamento dos Guarani não pode ser considreado fator de ocupação do planalto paulista e da região Sul da América portuguesa.
	 
	o início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios denominados "negros da terra" como mão-de-obra;
	
	os índios só forma escravizados na América espanhola;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402251900)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a escravidão indígena sabemos que:
		
	
	impediu a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole;
	
	impediu a implantação e o desenvolvimento da miscigenação na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	 
	tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole;
	
	tornou possível a implantação e o desenvolvimento da miscigenação na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura cafeeira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402293610)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os indígenas foram usados como mão de obra, sobretudo, nas pequenas e médias propriedades que tinham como objetivo produzir para:
		
	
	O mercado americano
	 
	O Mercado Europeu
	 
	A subsistência da Colônia.
	
	A exportação e larga escala
	
	O Tráfico Atlântico
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402109729)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a importância da mão de obra indígena, podemos afirmar que:
		
	
	A troca da mão de obra africana pela indígena aconteceu por que os africanos eram mais adaptáveis ao trabalho na lavoura açucareira e à escravidão por serem menos rebeldes do que os índios.
	
	O período de sua utilização foi muito curto pois eles eram preguiçosos não se adptando assim a lógica da lavoura açucareira.
	
	A troca da mão de obra indígena pela africana foi o fator que possibilitou a introdução da lavoura açucareira no Brasil pois os índios não se adaptaram a este tipo de atividade.
	
	O conhecimento do território e o fato do indígena considerar o trabalho na gricultura humilhante tornaram inviável sua escavização.
	 
	Os índios foram os primeiros escravos da lavoura açucareira e, mesmo após a introdução dos escravos africanos eles permaneceram escravizados.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402194625)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Igreja Católica era uma das instituições mais importantes da colônia brasileira. Sobre a sua relação com os negros podemos lembrar que:
		
	
	Os africanos eram organizados por regiões de proveniência. Seguidores do Islão eram exorcizados em praça pública, e os animistas recebiam o catecismo.
	 
	Os africanos antes de serem vendidos eram encaminhados para Igreja, fazendo sua catequese e depois seguiam para venda.
	
	Os africanos eram convertidos a força, em cerimônias de casamento públicas e sendo vendidos sempre em par.
	
	Os africanos, por não terem alma, não passaram até o século XIX pelo crivo da Igreja Católica.
	 
	Os africanos recém-chegados eram batizados e recebiam um nome cristão que deveria levar até sua morte
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402966921)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O filme Cafundó (2004) de Paulo Betti e Clóvis Bueno é baseado em fatos reais e trata sobre uma experiência de sincretismo religioso desenvolvida em Sorocaba, estado de São Paulo, durante o século XIX. Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem, O Preto Velho João de Camargo.
Sobre o sincretismo religioso, qual das afirmativas abaixo está correta:
		
	
	O sincretismo religioso significa manter plenamente puras suas religiões.
	
	No sincretismo religioso existe o abandono total das práticas religiosas e culturais natais das populações escravas e indígenas.
	 
	No processo de sincretismo religioso ocorre a introdução de elementos das culturas indígena e negra na religião oficial católica. Assim proibidos de praticar sua própria religião abertamente, os escravos mesclavam sua religião com o catolicismo.
	
	Por conta do sincretismo religioso os escravos se recusavam a passar pela catequese.
	 
	Com o sincretismo religioso os colonizadores obrigavam indígenas e negros a se converterem ao catolicismo.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.:201402293685)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Entre 1554 e 1567, ocorreu uma revolta dos tupinambás contra a escravização. Estamos falando de qual movimento?
		
	 
	Confederação dos Tamoios
	
	Quilombo dos Palmares
	
	Santidade
	
	Revolta da Armada
	 
	Revolta dos Tupis
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402160020)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os africanos eram trazidos ao Brasil e tentavam manter alguns traços de sua cultura, ainda que misturados aos elementos da cultura hegemônica europeia. Esse processo é denominado:
		
	 
	resistência adaptativa
	
	contaminatio
	
	hibridismo
	
	assimilacionismo
	 
	degeneracionismo
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes