Buscar

FISIOLOGIA RENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA RENAL
Quais as principais funções do Sistema Renal?
Regulação do equilíbrio hídrico e eletrolítico (absorção e excreção), excreção dos produtos metabólicos (resíduos), excreção de substâncias bioativas (hormônios, fármacos), regulação da pressão sanguínea (ex.: SRAA), regulação da produção das células vermelhas (eritropoietina – hipóxia, anemia), regulação da produção de vitamina D (balanço do cálcio e fosfato) e gliconeogênese. 
Fale sobre os néfrons corticais e medulares e um pouco das suas características. 
Os néfrons são classificados de acordo com a localização de seus corpúsculos renais/glomérulo no córtex, eles podem ser justaglomerulares (parte superior ou no meio do córtex) ou justamedulares (possuem seus glomérulos logo acima da divisão do córtex para a medula). Os néfrons corticais possuem alças de Henle curtas e muitos capilares peritubulares curtos, enquanto os justamedulares possuem alças mais longas e vasa rectas, capilares peritubulares especializados, que irrigam a medula renal. 
O néfron é composto por uma região cortical (70%) e uma medular (30%). Na região cortical, a unidade se inicia no glomérulo, um conjunto de capilares rodeados por células epiteliais (podócitos) e por uma capsula de tec. epitelial, denominada Cápsula de Bowmann. O que é filtrado nos capilares glomerulares vai para a cápsula, e daí para o túbulo proximal, ainda na região cortical. O túbulo proximal segue seu caminho até chegar à medula, onde se transforma no segmento delgado da alça de Henle (descendente). Ele continua assim até se transformar em segmento espesso da alça de Henle (ascendente) e adentrar no córtex novamente. Quando entra, se transforma na macula densa (parte do complexo justaglomerular que produz renina). Depois isso, vai para o túbulo distal, no córtex, seguido do túbulo coletor e túbulo coletor cortical, que vão para o ducto coletor cortical. A união de ductos coletores forma progressivamente ductos maiores que desembocarão na papila, nos cálices menores, cálices maiores e, por fim, na pelve renal, elemento do pedículo renal. 
Como é o fluxo sanguíneo renal? (Os vasos e a rota do sangue). * DESENHAR
O sangue chega ao hilo pela artéria renal, que se segmenta em artéria interlobar, art. Arqueada, art, interlobular, arteríola aferente, capilares glomerulares (conectados à capsula de bowmann), onde ocorre a filtração, pois eles têm grande pressão hidrostática. Os capilares distais coalescem e formam as arteríolas eferentes, que se dividem, formando os capilares peritubulares, onde a pressão hidrostática não é tão grande e, por isso, é local de reabsorção. Os capilares peritubulares seguem para veias interlobulares, veias arqueadas, veias interlobares e, por vim, veia renal.
Quais são os mecanismos renais de manipulação do plasma sanguíneo? 
Filtração glomerular, que ocorre nos capilares do glomérulo; reabsorção, tem a função de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação, processo que acontece, principalmente, no túbulo proximal do néfron; secreção, momento no qual elementos que não foram filtrados saem dos capilares peritubulares para o túbulo coletor; e excreção, eliminação das substâncias. 
Exemplifique a manipulação de algumas substâncias pelo néfron. 
Existem substâncias que são diferentemente manipuladas pelos rins. 
Substâncias totalmente excretadas= catabólicos e xenobiótipos (ex.: creatinina)
Substâncias parcialmente excretadas e parcialmente reabsorvidas = água e íons
Substâncias totalmente reabsorvidas= glicose e aminoácidos. 
Explique a barreira de filtração e suas estruturas. 
A barreira de filtração está entre as arteríolas e, de certa forma, “escolhe” aquilo que será filtrado, uma vez que possui barreiras físicas, que impedem moléculas grandes de serem filtradas, e barreiras eletroquímicas através da presença de glicoproteínas carregadas negativamente, repelindo cargas negativas. 
Suas estruturas são: epitélio fenestrado (atua como barreira física e eletroquímica), membrana basal (barreira eletroquímica) e podócitos, células aderidas aos capilares renais que auxiliam no processo de filtração (barreira física e eletroquímica). 
 7. Explique a filtração glomerular baseada nos valores:
 a- Quanto é filtrado (valor e equação da taxa de filtração glomerular por minuto e por dia), qual a porcentagem da fração de filtração, quanto é reabsorvido, quanto é excretado? 
Os rins recebem 20% do débito cardíaco, o que equivale a 1,25L/min de sangue; como eles somente filtram o plasma, 50% do que circula no sangue, chegam aos rins 625ml/min de plasma, dos quais serão filtrados 20% (fração de filtração) = 125ml/min). Os outros 80% desse plasma serve para reabastecer a rede renal.
Ao todo, são 3 litros de plasma que serão filtrados em torno de 60x por dia, totalizando uma taxa de filtração glomerular de 180L/dia (0,125L x 60min x 24hrs), dos quais 178,5L são reabsorvidos e 1,5L excretados. 
 8. Sobre a pressão efetiva de filtração: 
 a- O que é: pressão hidrostática, capsular e coloidosmótica? 
Pressão hidrostática (60mmHg): Dada pela pressão do líquido no interior do capilar glomerular;
Pressão capsular (18mmHg): À medida que ocorre a filtração glomerular, o líquido filtrado exerce uma força contrária à filtração. 
Pressão coloidosmótica (32 mmHg): Proteínas plasmáticas não são filtradas, ficam retidas no glomérulo e exercem uma pressão. (A osmose que a proteína gera pela sua afinidade com a água). 
b- Como se representa o valor da pressão efetiva de filtração? 
PEF= PH- (PC+PO) ----- PEF= 60-(18+32) ----- PEF= 10mmHg
 9. O que é a constante de filtração (coeficiente de filtração)? Qual seu valor e como é a fórmula para obter seu valor? 
O coeficiente de filtração indica que os rins filtram cerca de 12,5 ml de plasma por minuto para cada 1 mmHg de pressão exercida na parede do capilar glomerular e é determinado pela fórmula: Kf= FG/PEF ---- Kf= 125ml/min/10mmHg = 12,5ml/min/mmHg. 
10. O que é carga filtrada? Exemplifique.
É a quantidade de substância que é filtrada por unidade de tempo. É o produto entre a TFG e a concentração dessa substância no plasma. Ex.: carga filtrada de sódio, que possui uma concentração de 0,14 mEq/ml, como a TFG= 125ml/min, o resultado será: 17,5 mEq/min. 
11. O que é depuração (clearance)? 
Eliminação de uma determinada substância pelo corpo, é removida do sangue e excretada na urina. Medida pela fórmula: 
“ A depuração é a proporção entre a excreção urinária ([U]x. V) e a concentração plasmática
([P]x) de uma substância”
12. Quais substâncias são consideradas bons marcadores da filtração glomerular? Por que a creatinina é uma boa ferramenta para avaliar a função renal e como ela indica isso?
Principais marcadores renais: creatinina e inulina, substâncias que são filtradas e totalmente excretadas por nosso organismo. A creatinina é o produto final do metabolismo da creatina, liberada pelo músculo esquelético. Por ser filtrada e totalmente excretada, é um importante marcador de função renal. Seu nível normal no sangue é de, no máximo, 1,3mg/100ml, quanto menor for o nível no plasma, melhor, pois significa que a filtração está ocorrendo e que ela está sendo excretada.

Outros materiais