Buscar

Caso Concreto 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto 2
Aluno: Bruno Nicodemos de Souza Silva nº Mat: 20130730708-6/ 1º Período Direito
* Uma carta de foral é um documento concedido por um rei ou por um senhorio a uma povoação onde se estabelecem as normas de relacionamento dos seus habitantes, entre si e com o senhor que lhes outorgou o documento. É concedido como uma carta de privilégio, concedendo aos moradores da terra que a recebe um estatuto privilegiado ou de excepção.
* O Foral de 1537, chega até os dias atuais legitimado, com força de lei, devido ao processo histórico, aos procedimentos administrativos e jurídicos adotados.
1ª R: B
2ª R: B
3ª R: A
A linha do tempo dos Direitos Humanos.
No ano de 1789, começou-se a dar início aos Direitos Humanos, não muito fortalecido, abrangendo áreas que hoje são alcançadas nos tempos vigentes. Época esta, onde os Direitos Humanos era mais válido à Nobres, pessoas com condições superiores financeiramente falando, excluindo os mais carentes de tais direitos, porém, mantendo os deveres dos mesmos acima do que de qualquer Nobre. Período esse podendo ser visto como “Raízes do conceito dos Direitos Humanos”.
Passando para a Organização dos Direitos da Primeira Geração, que consagram as liberdades civis e os direitos políticos. São chamados “Direitos de Liberdade”, onde dava-se liberdade a pessoa humana de ter sua propriedade, sua segurança como pessoa, sua dignidade, opção de escolha em algumas áreas de sua vida que condizia com a sua perspectiva de vida social e religiosa.
Com o passar do tempo, brotando novas culturas e a necessidade de os Direitos Humanos se adequar às novas regras da sociedade que não parara de evoluir, viu –se necessário a conquista dos direitos sociais, econômicos e culturais, denominados Direitos de Segunda Geração ou Direitos de Igualdade, onde firmado pela ONU em 1966, o direito de trabalhar, da remuneração pelo trabalho, entre outras garantias que o ser humano deveria vir a ter, independente da cor, raça ou religião.
Enfim, chegou-se aos tempos contemporâneos, onde  a etapa de formulação dos Direito dos Povos, que constituem a Terceira Geração de Direitos Humanos e que se é perceptível drástica mudança em seu conceito, modo de impor deveres, atribuindo também direitos, o que era raro desde o início do desenvolvimento dos Direitos Humanos. Durante esse percurso histórico, hoje temos, de forma mais completa e atualizada, o Direito dos Povos, que garante a segurança não só de um único indivíduo na sociedade, mas protege o seu direito de ir e vir, direito de religião, da dignidade e moral, abrangendo várias áreas intocáveis, dando mais credibilidade a pessoa humana, independente de cor, raça, religião, etc.

Outros materiais