Buscar

AV2 PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE 2015.2 (2)

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0155_AV2_201402100728 » PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno
	Professor:
	CRISTIANE DE CARVALHO GUIMARAES
	Turma
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 27/11/2015 10:48:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201402285438)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Um dos processos multidimensionais das teorias da personalidade é a Psicopatologia. Ofereça argumentos que esclareçam o termo.
		
	
Resposta: A psicopatologia é quando um indivíduo desenvolve um distúrbio cognitivo, emocional e comportamental. o que as teorias procuram exclareser é porque alguns indivíduos consequem passar por estímulos aversivo como stress, sofrimento etc e mesmo assim conseguem ser feliz enquanto outros ao passar pela mesma situação desenvolvem patologias.
	
Gabarito: Causas das desordens da personalidade. Ou seja, as teorias devem investigar por que algumas pessoas conseguem suportar o estresse e as dificuldades do dia a dia e ainda se sentirem felizes, enquanto outras desenvolvem transtornos mentais. Essas teorias devem também sugerir uma indicação psicoterápica e formas de contribuir para a saúde mental das pessoas com alguma psicopatologia.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): ESCLARECER!!!
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402184758)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um dos conceitos mais importantes na teoria cognitivo social da aprendizagem desenvolvida por Albert Bandura é o conceito de modelagem que, nas palavras do próprio autor refere-se ao sentimento de adequação, eficácia e competência para lidarmos com as situações da vida cotidiana. Ainda segundo o autor as principais fontes da autoeficária são quatro: concretização do desempenho, experiências vicárias, persuasão verbal e estimulação fisiológica e emocional e podemos afirmar que, dentro deste contexto, famílias muito exigentes apresentam a tendência a desenvolver pessoas com baixa autoeficácia. Explique o motivo de tal tendência.
		
	
Resposta: Para Bandura o conceito de modelagem é que quando o indivíduo adquire um comportamento pela obsernação e no decorrer da vida ele adquire a auto eficácia através de experiencias que vão desenvolver essa boa auto eficácia em famílias muito exigentes o indivíduo pede desenvolver um baixa autoeficácia devido achar que tudo o que faz não é bom o bastante.
	
Gabarito: uma das mais importantes fontes de elevação ou rebaixamento da autoeficácia é a concretização do desempenho; a medida que observa o resultado de suas ações o indivíduo vai aumentando ou reduzindo o seu senso de adequação e competência; neste sentido famílias muito exigentes vão sinalizar para o indivíduo que nada que ele faz é suficientemente bom o que acabaria por rebaixar sua autoeficácia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402342021)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção correta. Sobre os componentes da personalidade, podemos dizer que a maioria dos autores considera os seguintes aspectos:
		
	
	emocionais, pessoais e espirituais
	
	emocionais, sociais e individuais
	
	espirituais, sociais e orgânicos
	 
	cognitivos, emocionais e comportamentais
	
	comportamentais, sociais e pessoais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402162607)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿Conceitos estruturais como resposta, hábito, traço e tipo são populares em tentativas de conceitualizar a maneira como as pessoas são¿ (PERVIN, 2004, p. 24). O conceito de traço está ligado à consistência da resposta individual em situações diversas ou modos de descrever uma pessoa. São exemplos de traços:
		
	 
	Honesto e divertido
	
	Pergunta e definição
	
	Personalidade e resposta
	
	Exoneração e colocação
	
	Psicologia e processo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402200064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Bárbara não tem limites e faz tudo o que quer. Sua vida é completamente desregrada e ela segue todos os seus impulsos. Bárbara vive conforme os princípio:
		
	
	da concretude
	
	da autocensura
	
	da realidade
	 
	do prazer
	
	do relacionamento
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402162615)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿[...] nossos verdadeiros sentimentos e motivos subjacentes podem se expressar apesar de nossas tentativas para enterrá-los no inconsciente. Não significa apenas que existam partes nossas das quais somos inconscientes, mas que essas partes influenciam o nosso comportamento cotidiano, frequentemente de maneiras que chocam a nós e aos outros¿ (PERVIN, 2004, p. 76). São exemplos disso:
		
	
	Conhecimento e diversão
	
	Alegria e tristeza
	
	Teoria e Pesquisa
	 
	Chistes e atos falhos
	
	Saber e não saber
	
	 7a Questão (Ref.: 201402150660)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A abordagem comportamental enfatiza o conceito de processo e, em particular dos processos que ocorrem com todos os indivíduos. No processo de condicionamento operante o reforço consiste em:
		
	
	um estímulo que diminui a probabilidade de ocorrência de uma resposta
	
	uma associação entre dois estímulos neutros
	
	um estímulo incondicionado que aumenta a probabilidade de um estímulo independente
	 
	um estímulo que aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta
	
	uma associação entre estímulo condicionado e incondicionado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402861476)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para George Kelly o homem cria padrões, moldes, que permitem que ele tenha um comportamento. Sem estes padrões, o homem não reagiria ao Universo. Mas isso não quer dizer que os homens não mudem seu modo de ver o mundo. Estes moldes chamam-se, segundo o autor:
		
	
	Persona
	 
	Constructo Pessoal
	
	Self individual
	
	Afetividade
	
	Cognição grupal
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402158472)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria tem vinte e cinco anos, percebe e experimenta tudo a sua volta de forma negativa, atribuindo significados às suas experiências conforme seu sistema de percepções. As partes do campo fenomenal, vistas pelo indivíduo como ¿eu¿, denomina-se:
		
	
	Id
	
	Superego
	 
	Self
	
	Incongruência
	
	Auto-realização
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402172028)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a posição de Rogers, cada indivíduo percebe o mundo de uma forma única. Essas percepções formam um campo chamado:
		
	 
	campo fenomenal do indivíduo
	
	campo de memória episódica do indivíduo
	
	campo de educação do indivíduo
	
	campo comportamental do indivíduo
	
	campo inconsciente do indivíduo

Outros materiais