Buscar

Av2 Psicologia da Personalidade 2015.1

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0155_AV2_201307297307 » PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:
	Professor:
	CRISTIANE DE CARVALHO GUIMARAES
	Turma: 9005/AL
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 17/06/2015 13:16:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201307573106)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em sua segunda tópica, Freud propõe a existência de três instâncias psíquicas. Diga quais são essas instâncias e aponte pelo menos uma característica de cada uma delas.
		
	
Resposta: Id, Ego e Superego. Id: É regido pelo princípio do prazer, é inconsciente. Ego: Possui os mecanismos de defesa. Superego: É regido pelo princípio da realidade.
	
Gabarito: As instâncias são: o Ego, o Id e o superego. Id sede das pulsões; Ego responsável pela motricidade. Administra as demandas contraditórias feitas pelo Id, pelo superego e pela realidade; Superego representa a consciência moral e exige que o sujeito atenda aos ideais sociais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307501696)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Lucas é aluno de psicologia e durante a aula de psicologia da personalidade perguntou ao professor o que era o Id. O professor respondeu que:
		
	
	Estrutura psíquica que inclui o conjunto de processos psíquicos e de mecanismos através dos quais o organismo entra em contato com a realidade.
	 
	O Id é a fonte da energia oriunda das pulsões ¿ as motivações e desejos mais primitivos do ser humano.
	
	O Id corresponde às normas e valores sociais do grupo no qual o indivíduo foi criado e está inserido.
	
	Esta instância exige um comportamento correto e impecável. Caso isso não ocorra, surge a culpa.
	
	O Id é totalmente regido pelo princípio da realidade. É totalmente consciente e impõe o adiamento da satisfação dos impulsos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307501686)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O caso de Anna O. foi importante para o desenvolvimento da Psicanálise, por ter apresentado a Freud :
		
	 
	o método catártico
	
	o método efusivo
	
	o método assimétrico
	
	o método abusivo
	
	o método filosófico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307366876)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As teorias da personalidade preocupam-se com os problemas significativos para a sobrevivência do organismo. Os teóricos da personalidade atribuem um papel decisivo aos processos:
		
	 
	Motivacionais
	
	Desiguais
	
	Institucionais
	 
	Fundamentais
	
	Transcendentais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307501662)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ricardo, ao participar da aula de psicologia da personalidade, não conseguiu entender como uma teoria de personalidade ajuda na compreensão do ser humano e seu professor explicou que:
		
	
	Uma teoria da personalidade é o conjunto das categorias determinantes que ajudam na compreensão do ser humano no aspecto avaliativo (que explique as avaliações) e no aspecto incognoscivo (que explique a incognição).
	
	Uma teoria da personalidade é o conjunto das variáveis indiferentes que ajuda na determinação do ser humano no fundamento anormal (que explique as anormalidades) e no aspecto normal (que explique as normalidades).
	
	Uma teoria da personalidade é o conjunto das variações de soluções que ajudam na compreensão do ser humano no aspecto menor (que explique as microfacilidades) e no aspecto maior (que explique as macrodificuldades).
	 
	Uma teoria da personalidade é o conjunto das suposições relevantes que ajuda na compreensão do ser humano no aspecto geral (que explique as semelhanças) e no aspecto individual (que explique as diferenças).
	
	Uma teoria da personalidade é o conjunto das atividades de forma que ajuda na compreensão do ser humano no aspecto de conformidade (que explique a depressão) e no aspecto emocional (que explique os sentimentos).
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307501710)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Rui é um experimentador e está replicando a pesquisa de Pavlov. Neste momento da sua pesquisa ele está querendo provocar a extinção do condicionamento. Para isso ele está expondo o animal à campainha sem a apresentação da comida. Ao correlacionarmos o caso de Rui com os estudos acerca do condicionamento clássico, podemos afirmar que:
		
	
	Rui está correto. Ele deveria oferecer algum método de punição para que o animal desfizesse a associação entre a campainha e a comida.
	
	Rui está errado. Depois de fazer isso algumas vezes, o animal desfará a ligação entre comida e campainha, deixando assim de salivar diante da campainha.
	
	Não há correlação entre o caso de Rui e os estudos acerca do condicionamento clássico.
	 
	Rui está correto. Depois de fazer isso algumas vezes, o animal desfará a ligação entre comida e campainha, deixando assim de salivar diante da campainha.
	
	Rui está errado. Ele deveria oferecer algum método de punição para que o animal desfizesse a associação entre a campainha e a comida.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307366898)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A teoria sociocognitiva enfatiza as origens sociais do comportamento e a importância de processos de pensamento cognitivos em todos os aspectos do funcionamento humano ¿ motivação, emoção e ação. Um dos principais teóricos dessa teoria é:
		
	
	Pavlov
	
	Freud
	
	C. Rogers
	
	Watson
	 
	A. Bandura
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307400998)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em sua teoria cognitivo social da aprendizagem Bandura propõe o conceito de modelação que seria o processo de aprendizagem através da observação de determinados modelos significativos. Discuta a forma como tal conceito pode ser incorporado à prática psicoterápica tomando-se como referencial uma terapia cognitva.
		
	
Resposta: Exemplo, se uma criança assiste filmes violentos e fica agressiva, fazendo ela observar que não deve ser violenta através de um reforço negativo ou punição, ela pode ser modelada.
	
Gabarito: considerando-se que a modelação é uma das formas através das quais adquirimos determinados comportamentos, ela pode ser utilizada também como um modo eficaz de reaprender ou modificar comportamento desadaptativos, sendo assim, utilizada no processo terapêutico. Neste caso o modelo poderia ser o próprio terapeuta ou uma outra pessoa que fosse utilizada com tal finalidade. Por exemplo, crianças com fobias de cães poderiam ser levadas para observar, à distância, outras crianças brincando com cachorros em um determinado parque ou mesmo a assistir vídeos de crianças se divertindo com seus cães; sendo convidado para aproximar-se gradativamente
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307946051)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma técnica utilizada por Rogers para atendimento diz respeito a fazer ecoar o que foi dito pelo cliente. É reformular e buscar esclarecer o que está sendo expresso pelo outro, seja de forma verbal ou não verbal, e reconhecer os sentimentos que estão sendo expressos. O nome desta técnica é:
		
	 
	Escuta ativa
	
	Audição empática
	
	Audição incondicional
	
	Escuta direcionada
	
	Escuta verdadeira
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307388269)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Márcia afirma que nunca sente raiva e rancor, mas ontem , no trabalho, quando uma colega a acusou de ser egoísta, Márcia experimentou raiva. A esse fenômeno denomina-se:
		
	 
	Incongruência
	
	Transição
	
	Explosão emocional
	
	Inadequação
	
	Elaboração secundária

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes