Buscar

discursivas (2)

Prévia do material em texto

No senso comum, geralmente afirmamos que cada um tem uma personalidade diferente. Mas na Psicologia, como podemos definir personalidade? Ofereça argumentos que esclareçam o termo.
Gabarito: conjunto dinâmico e organizado dos aspectos cognitivos, motivacionais, emocionais e comportamentais, relativamente duradouras, de uma pessoa, que nos permite prever suas respostas à sua capacidade de ajustamento.
Diversos foram os autores que propuseram estudar e explicar a personalidade e por meio dessas pesquisas que puderam ser criadas as teorias para as terapias na prática. Um deles, com importante participação foi Carl Rogers, que nomeou sua Terapia com Centrada na pessoa. O preconiza este tipo de tratamento?
Gabarito: A formação das características dos seres humanos por meio da autonomia de alterar consciente e racionalmente seus pensamentos e comportamentos indesejáveis, tornando-os desejáveis. Ele não acreditava que as pessoas sejam controladas por forças inconscientes. A personalidade é moldada pelo presente e pela maneira como o percebemos conscientemente.
Em sua teoria cognitivo social da aprendizagem Bandura propõe o conceito de modelação que seria o processo de aprendizagem através da observação de determinados modelos significativos. Discuta a forma como tal conceito pode ser incorporado à prática psicoterápica tomando-se como referencial uma terapia cognitva.
	Gabarito: considerando-se que a modelação é uma das formas através das quais adquirimos determinados comportamentos, ela pode ser utilizada também como um modo eficaz de reaprender ou modificar comportamento desadaptativos, sendo assim, utilizada no processo terapêutico. Neste caso o modelo poderia ser o próprio terapeuta ou uma outra pessoa que fosse utilizada com tal finalidade. Por exemplo, crianças com fobias de cães poderiam ser levadas para observar, à distância, outras crianças brincando com cachorros em um determinado parque ou mesmo a assistir vídeos de crianças se divertindo com seus cães; sendo convidado para aproximar-se gradativamente.
Em sua segunda tópica, Freud propõe a existência de três instâncias psíquicas. Diga quais são essas instâncias e aponte pelo menos uma característica de cada uma delas.
Resposta: As instâncias são: Id, Ego e Superego. Id: É regido pelo princípio do prazer, é inconsciente. Ego: Possui os mecanismos de defesa, administra as demandas contraditórias, Superego: representa a consciência moral e exige que o sujeito atenda aos ideais sociais..
Bruna está com dificuldades de comportamento na escola, seus pais foram chamados na direção para uma conversa sobre o comportamento inadequado da adolescente. Ela empurra os colegas, rouba provas e se veste de forma a chocar a todos. Relacione a sentença com a noção de aprendizagem proposta pela perspectiva comportamentalista.
Gabarito: Para a perspectiva comportamentalista, a personalidade é um ramo do campo geral da aprendizagem. Entende-se psicopatologia em termos da aprendizagem de comportamentos mal-adaptativos ou do fracasso em aprender comportamentos adaptativos. Os seguidores da visão de aprendizagem-comportamental falam de modificação do comportamento e de terapia do comportamento. Bruna, de acordo com essa visão, tem comportamentos mal-adaptados.
Lucas é um psicólogo que gosta de utilizar testes projetivos em suas avaliações de personalidade. Os testes que ele mais utiliza são o HTP e o Zulliger. Ofereça argumentos que esclareçam o papel dos testes projetivos na avaliação da personalidade.
	
	
	
	Gabarito: Os testes projetivos caracterizam-se pela apresentação de estímulos indefinidos e ambíguos. Analisa-se a resposta do examinando do ponto de vista emocional e motivacional, consciente e inconsciente.
	
	
	
		
	
Após a ênfase inicial em sua busca por características básicas da personalidade humana (introversãoextroversão e neuroticismo), Eysenck adicionou uma terceira dimensão básica da personalidade, à qual chamou de psicoticismo (PERVIL, 2004, p. 193 - adaptado). Segundo Eysenck, quais as características encontradas em uma pessoa com psicoticismo?
Gabarito: As pessoas com fortes características na dimensão do psicoticismo, tendem a ser solitárias, insensíveis, desinteressadas com relação aos outros e contra os costumes sociais aceitos.
Um dos processos multidimensionais das teorias da personalidade é a Psicopatologia. Ofereça argumentos que esclareçam o termo
resposta: Causas das desordens da personalidade. Ou seja, as teorias devem investigar por que algumas pessoas conseguem suportar o estresse e as dificuldades do dia a dia e ainda se sentirem felizes, enquanto outras desenvolvem transtornos mentais. Essas teorias devem também sugerir uma indicação psicoterápica e formas de contribuir para a saúde mental das pessoas com alguma psicopatologia.
Um dos processos multidimensionais das teorias da personalidade é o desenvolvimento. Ofereça argumentos que esclareçam o termo.
resposta: Relevância de aspectos inatos e adquiridos, associados à formação da personalidade. Segundo algumas teorias, o aspecto genético é mais relevante em características como: Inteligência; Nível de atividade motora; Nível de ansiedade.
Um dos conceitos mais importantes na teoria cognitivo social da aprendizagem desenvolvida por Albert Bandura é o conceito de modelagem que, nas palavras do próprio autor refere-se ao sentimento de adequação, eficácia e competência para lidarmos com as situações da vida cotidiana. Ainda segundo o autor as principais fontes da autoeficária são quatro: concretização do desempenho, experiências vicárias, persuasão verbal e estimulação fisiológica e emocional e podemos afirmar que, dentro deste contexto, famílias muito exigentes apresentam a tendência a desenvolver pessoas com baixa autoeficácia. Explique o motivo de tal tendência
resposta: uma das mais importantes fontes de elevação ou rebaixamento da autoeficácia é a concretização do desempenho; a medida que observa o resultado de suas ações o indivíduo vai aumentando ou reduzindo o seu senso de adequação e competência; neste sentido famílias muito exigentes vão sinalizar para o indivíduo que nada que ele faz é suficientemente bom o que acabaria por rebaixar sua autoeficácia.
Em uma pesquisa, duas equipes de trabalho de uma organização recebem a mesma tarefa. Uma equipe tem membros que acreditam serem muito competentes e eficazes, enquanto a outra equipe tem elementos no seu grupo que acreditam que a tarefa é muito difícil e que não conseguirão realizá-la. Ao final do experimento, a equipe que acredita ser eficaz tem resultados melhores do que a que se percebe com dificuldades, mesmo tendo realizado o mesmo trabalho. Correlacione a sentença com a teoria da aprendizagem social de Albert Bandura.
resposta: Albert Bandura defende que aprendemos a observar os outros. A observação de modelos exteriores (pessoas, meios electrónicos, livros) acelera mais a aprendizagem do que se esse comportamento tivesse de ser executado pelo ¿aprendiz¿. Também se evita receber consequências negativas. Bandura, através de seus experimentos, afirma que o juízo que fazemos de certos comportamentos são determinantes para resposta a determinados estímulos. Na sua teoria ressalta o determinismo recíproco: tanto o mundo quanto o indivíduo causam efeitos um no outro. Muito de seu trabalho foi desenvolvido estudando a motivação e a auto-eficácia. Em seus experimentos comprovou que estabelecer vários objetivos próximos é mais eficaz do que estabelecer objetivos distantes ou não estabelecer objetivos. Também comprovou que a percepção de um grupo competente tornava a equipe mais eficaz do que um grupo que se percebesse incompetente mesmo com desempenhos individuais semelhantes entre os grupos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes