Buscar

Aula 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 1 	
EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
*
*
IMPORTÂNCIA DO TEMA
A importância do clima organizacional para os trabalhadores e para as organizações.
 
 Clima é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento.
 
*
*
HISTÓRICO
Os primeiros estudos indiretos sobre clima organizacional nos remetem à Escola Neoclássica, com a Escola das Relações Humanas e com a Escola Comportamental (1920 e 1950).
 
 Visando compensar a negligência da Escola Clássica da Administração à interação humana no e com o trabalho, a Escola Neoclássica introduziu as ciências comportamentais na administração.
 
*
*
REFERÊNCIAS
 A literatura sobre clima organizacional é ainda muito escassa. As referências mais frequentes encontram-se dispersas entre os autores que estudam: 
  Cultura Organizacional
   Comportamento Organizacional
   Desenvolvimento Organizacional
 
*
*
RELEVÂNCIA DO TEMA - 1 
Das 269 empresas, de diversos portes, espalhadas por 16 estados brasileiros, pesquisadas pela ABRH, só 29,5% realizam, regularmente, pesquisa de clima.
70% das Maiores e Melhores pesquisam o clima.
 
O segredo das empresas mais admiradas está na gestão do clima 
*
*
A RELEVÂNCIA DO TEMA - 2
“As Melhores Empresas para se Trabalhar” e as vencedoras do “Prêmio Nacional da Qualidade” têm um ponto em comum: gestão de pessoas como diferencial competitivo.
 
Fundação Dom Cabral: 66% dos executivos brasileiros estão insatisfeitos com o próprio trabalho (principal motivo: competição).
*
*
A RELEVÂNCIA DO TEMA - 3
Pesquisa da Hay com 35 presidentes de empresas de grande porte e segmentos variados revelou que:
82% deles consideram que a gestão de RH exerce alto impacto nos negócios;
 A estratégia de RH que mais agrega valor aos negócios é a Melhoria contínua do clima de trabalho.
*
*
RENTABILIDADE DAS EMPRESAS - 1
Existem duas publicações anuais oferecidas no mercado brasileiro. Uma apresenta as 500 Maiores e Melhores empresas brasileiras segundo as suas receitas (vendas, faturamento). Essa publicação divulga uma série de indicadores financeiros das 500 maiores empresas. Outra publicação apresenta as Melhores Empresas para se Trabalhar. Nela são apresentados vários indicadores que estão relacionados com os seus recursos humanos.
*
*
RENTABILIDADE DAS EMPRESAS - 2
Alguns estudos vêm demonstrando que as Melhores Empresas para se Trabalhar têm apresentado uma rentabilidade média superior à das 500 Melhores e Maiores empresas brasileiras. Esse é um forte indicador da correlação existente entre clima e resultados financeiros. Como um dos critérios para as empresas figurarem na lista das Melhores Para se Trabalhar é ter um bom clima, conclui-se que a correlação entre clima e resultados financeiros existe e é positiva. 
 
*
*
O IMPACTO DO CLIMA
Em 2007, as 10 Melhores para Trabalhar (as 10 primeiras colocadas) obtiveram uma rentabilidade de 27,5%. 
*
*
PESQUISAS - 1
Pesquisa elaborada pela Watson Wyatt com cerca de 170 empresas brasileiras sobre pesquisa de clima organizacional revelou que aquelas empresas que consideravam o clima como fundamental ou crítico apresentavam um aumento de 15%, em média, na rentabilidade sobre o patrimônio líquido, ao passo que as que tinham baixa crença nas pesquisas de clima apresentavam índice de 4,9% negativo. (fonte: Revista Melhor janeiro de 2007).
 
*
*
PESQUISAS - 2
Nos últimos anos, o retorno anual para os acionistas das empresas cotadas em bolsa das melhores empresas nos Estados Unidos foi de 50% superior ao indicador S&P 500. No Brasil, o retorno das melhores empresas para se trabalhar de setembro de 2000 a dezembro de 2007 foi 94% superior ao Ibovespa, segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Finanças da EASP da FGV. (fonte: Robert Levering, fundador do Great Place to Work - GPTW e consultor especialista em gestão de pessoas. O Globo- Boa Chance, pág. 8. em 17/8/2008).
*
*
PESQUISAS - 3
No primeiro levantamento, que a FGV fez sob encomenda do GPTW, apurou-se que, de 2000 a 2005, as ações das melhores empresas para se trabalhar tinham subido 266% em média contra 63% do Ibovespa. (fonte: O Globo, Boa Chance, pág. 3. 17/8/2008, reportagem sobre as 25 melhores empresas para se trabalhar no Estado do Rio de Janeiro).
*
*
CONCLUSÃO
A gestão do clima está associada à preocupação da empresa com a qualidade de vida dos seus empregados. Por isso que é importante proporcionar a eles um ambiente onde as pessoas sintam-se à vontade, estejam satisfeitas com as suas relações pessoais e com os diferentes aspectos da empresa, como por exemplo: salário, os recursos que dispõem para a realização de suas tarefas, seus superiores hierárquicos, entre tantos outros.
*
*
O PAPEL DO RH - 1
O RH deve criar condições para que o ambiente de trabalho além de harmonioso seja também democrático e humano. Harmonioso, no tocante à redução dos conflitos internos. Democrático, no que diz respeito ao acesso às diferentes oportunidades de poder que a empresa oferece independente da diversidade de sua força de trabalho.
*
*
O PAPEL DO RH - 2
 A fim de criar essa atmosfera as empresas vêm adotando estratégias relacionadas à flexibilização de suas jornadas de trabalho, à criação de benefícios sociais diferenciados, à adoção de instalações modernas e prazerosas. Essas medidas independem daquelas que as empresas adotam a fim de corrigir as insatisfações de seus empregados manifestados nas pesquisas de clima.
*
*
CLIMA ORGANIZACIONAL 
Como se vê, o interesse pela qualidade do clima não só traz vantagens para os empregados como também para as organizações.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais