Buscar

Avaliando Aprendizado Civil 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603741899)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A troca ou permuta é:
		
	 
	É anulável a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes sem o consentimento dos outros descendentes e do cônjuge meeiro, quando o objeto pertencente ao ascendente for mais valioso;
	 
	Não existe alternativa correta.
	
	É anulável a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes sem o consentimento dos outros descendentes e do cônjuge meeiro, quando o objeto pertencente ao ascendente for menos valioso;
	
	É nula a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes sem o consentimento dos outros descendentes e do cônjuge meeiro, quando o objeto pertencente ao ascendente for mais valioso;
	
	É nula a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes sem o consentimento dos outros descendentes e do cônjuge meeiro, quando o objeto pertencente ao ascendente for menos valioso;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603722266)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2015 ¿ VUNESP - CRO-SP) Assinale a alternativa correta sobre o direito contratual, de acordo com o Código Civil de 2002.
		
	
	Não se admite contratos por adesão na relação civil diversa da relação de consumo.
	
	Considerando a natureza do contrato preliminar, em regra as partes que o celebraram não têm direito de exigir a celebração do contrato definitivo.
	
	Havendo estipulação de arras, esta deve ser em dinheiro, sendo vedada a utilização de outros bens móveis para esta finalidade.
	 
	Para fins de obrigatoriedade da proposta, considera-se presente a pessoa que contrata por telefone ou por meio de comunicação semelhante.
	
	É nula a cláusula que exonera o alienante de sua responsabilidade pela evicção.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603746206)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A doação inoficiosa estabelece que:
		
	 
	Excede o limite que o doador, no momento em que realizou a liberalidade, podia dispor em testamento (art. 549, CC);
	
	Ocorre quando o doador estabelece expressamente que o bem deverá retornar ao seu patrimônio caso o donatário faleça antes (art. 547, CC).
	
	Pode ser feita pelos nubentes ou por terceiros, a um dos nubentes ou a ambos (art. 546, CC). A doação ficará sem efeito apenas se o casamento não se realizar.
	
	Pode o doador estabelecer que, no caso de morte de um dos donatários, a sua cota seja acrescentada a dos demais
	
	Pode ser realizada verbalmente, desde que lhe siga imediatamente a entrega do bem
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603721897)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ao analisarmos as questões relacionadas aos contratos, à luz do Código Civil Brasileiro, poderemos afirmar que:
		
	
	Contém defeito passível de anulação o negócio jurídico cujo objeto seja a herança ade pessoa viva;
	
	Os contratos aleatórios assim compreendidos como aqueles em que pelo menos uma das partes não pode antever a vantagem que receberá, por depender de um risco futuro, não estão sujeitos, em qualquer hipótese, a intervenção judicial;
	 
	Não é vedada a estipulação de contrato que estabeleça obrigações para só um as partes, admitindo-se, contudo, que a parte prejudicada pleiteie a redução do montante devido, ou ainda a alteração de como deve ser efetuado o pagamento, afim de evitar onerosidade excessiva.
	 
	Regem o direito contratual os princípios da força vinculante do contrato, intangibilidade do conteúdo, boa-fé, probidade, função social, supremacia da vontade das partes e igualdade das partes contratantes.
	
	Nenhumas das alternativas acima estão corretas;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602859801)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Marcelo firmou com Augusto contrato de compra e venda de imóvel, tendo sido instituindo no contrato o pacto de preempção. Acerca do instituto da preempção, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Marcelo, enquanto constituir faculdade de exercício, poderá ceder ou transferir por ato inter vivos.
	 
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Marcelo impõe a Augusto a obrigação de oferecer a coisa quando vender, ou dar em pagamento, para que use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto.
	
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Marcelo reserva para si a propriedade do imóvel até o momento em que Augusto realize o pagamento integral do preço.
	
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Marcelo se reserva ao direito de recobrar o imóvel vendido a Augusto no prazo máximo de 3 anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador.

Outros materiais