Buscar

Aula 02 em slides redação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
OFICINA DE REDAÇÃO
POR PROFESSORA FABÍOLA SOARES
*
*
Desenvolvimento
Esse é o momento de convencer o leitor acerca da tese defendida na introdução. Assim, entende-se que um parágrafo de desenvolvimento ideal deve ter a seguinte estrutura interna:
Parágrafo de desenvolvimento = Tópico frasal + ampliação
Os parágrafos de desenvolvimento mais básicos ocorrem por meio de:
- causa e consequência;
- antíteses;
- enumerações de situações.
*
*
Causa e consequência
Tema: O desafio de conviver com as diferenças
“A humanidade se vangloria dos avanços tecnológicos e dos meios de comunicação, porém, por vivermos em sociedades desiguais, nem todos têm acesso a eles. A falta de informação para e sobre alguns nichos sociais dificulta o intercâmbio cultural e acentua o desconhecimento em relação ao outro. Sabemos tanto sobre a Europa e tão pouco sobre os países da África justamente por causa dessa desconexão informacional. Tal fato faz aumentar o preconceito em relação àquilo que é diferente, o que poderia ser reduzido com a obtenção e divulgação de informações de maneira democrática e igual.”
*
*
Antítese
Tema: Valorização do corpo humano
“Por outro lado, é importante apontar como esse processo é interessante para o capitalismo. A quantidade de dinheiro gasta com exames e procedimentos cirúrgicos e estéticos é enorme, o que movimenta a economia e gera capital. É notável, no entanto, que em um mundo com profundas desigualdades sociais, somente uma minoria tenha acesso a essas possibilidades. Dessa forma, perpetua-se a ideia de que a riqueza está diretamente relacionada à plenitude, pois ela pode custear a busca e obtenção do corpo perfeito, assim como artifícios caros e valorizados, como roupas, bolsas e acessórios, para enfeitá-los.” 
*
*
Enumeração de situações (Exemplificação, dados, argumento de autoridade)
Tema: Possíveis formas de controlar os meios de comunicação
“É válido fincarmos essa discussão na contemporaneidade, uma vez que os meios de comunicação nos dias de hoje são completamente diferentes daqueles de poucos anos atrás. Na atualidade, a internet exerce um poder imenso na parcela mundial que a utiliza, e a credibilidade que os blogues individuais receberam nos últimos tempos afirma o cidadão como ser ativo no processo da informação, atuando como receptor e produtor. Essa falta de restrições faz com que alguns conteúdos sejam equivocados, ou até apelem para a espetacularização e o crime. Cabe, no entanto, ao próximo indivíduo discernir sobre o que deve ou não consumir. Ele tem livre-arbítrio e capacidade de raciocínio, e não precisa de uma censura instituída.”
*
*
Redação acerca do tema : Idosos no Brasil do Século XXI: Negligenciados ou Valorizados?
Um estranho no ninho
Devido aos avanços na medicina, a expectativa de vida só tende a aumentar ao longo do tempo. O número de idosos no Brasil já é alto e com tendência a crescer nos próximos anos, segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, no que diz respeito ao bem-estar, o país não tem acompanhado o crescimento da terceira idade. Isso significa que necessidades econômicas e sociais básicas não estão sendo oferecidas dignamente àqueles que já muito fizeram pelo país.
Ainda que haja o Estatuto do Idoso, responsável por garantir seus direitos, é sabido que eles continuam sofrendo com a discriminação praticada pelos mais jovens. Embora muitas vezes não seja demonstrado, o idoso é visto e tratado como “peso morto” pela sociedade. Os mais velhos carregam a imagem de inutilidade, pois, frequentemente, apresentam limitações físicas e psicológicas. Além disso, acabam custando caro para a família e o Estado, já que não são mais capazes de produzir o tanto que consomem. E como o valor pago pela aposentadoria é baixo e a saúde pública é de péssima qualidade, muitas vezes, os custos médicos são superiores aos recursos que as famílias detêm. É fundamental ressaltar também a incoerência presente nas atitudes de inúmeros jovens. Esses defendem que os idosos devem ser valorizados, mas na prática consideram suas ideias ultrapassadas. Além disso, são impacientes, apresentando conduta desrespeitosa.
A própria dinamicidade no mundo contemporâneo dificulta a vida da terceira idade. A constante falta de tempo torna a necessidade de cuidar de um idoso no Brasil uma tarefa árdua. Inclusive os avanços tecnológicos não foram acompanhados por eles e poucos têm paciência de inseri-los nesse “mundo novo”. Dessa forma, eles se veem cada vez mais excluídos da vida moderna, e com mais dificuldade de se relacionar com as pessoas de outras faixas etárias. Tal fato evidencia o quanto a sociedade atual é individualista e não se preocupa com o próximo. Inúmeras vezes podemos presenciar idosos no Brasil em pé no transporte público, enquanto há jovens sentados ouvindo música. A infraestrutura das cidades também não se preocupa com os mais velhos e suas necessidades, fazendo com que eles tenham menos autonomia ainda.
Fica claro, portanto, que a desvalorização do idoso no Brasil precisa ser combatida. Para que isso aconteça, devem ocorrer mudanças em diversos níveis sociais. Primeiramente, por parte do governo, que tem obrigação de oferecer melhores condições de saúde, lazer e entretenimento. As escolas e a mídia também devem ser responsáveis por difundir valores positivos em relação à terceira idade, mostrando que, ao invés de ultrapassados, os idosos têm muita sabedoria e experiência para serem compartilhadas. Dessa forma, a interação entre todos os grupos etários será cada vez mais possível.
*
*
Aprimoramento linguístico 
O que você deve evitar na redação
Por ser um conjunto de opiniões pessoais logicamente concatenadas, a redação deve ser precisa, rigorosa. Para despertar interesse, deve ser sugestiva e original. A vulgaridade é o nível em que a mensagem é só redundância. Vejamos os casos mais frequentes de vulgaridades, em que há redundância desnecessária e mesmo prejudicial à informação: 
*
*
1.Adjetivação excessiva 
A incômoda e nociva poluição ambiental pode tornar o já problemático e atrasado Brasil uma terra inabitável. 
2. Queísmo 
O fato de que o homem que seja inteligente tenha que entender os erros dos outros e perdoá-los não parece que seja certo. 
3. Intromissão
 Na minha opinião, é ... 
4. Projeção da linguagem oral 
Hoje em dia a gente não vive, a gente vegeta; dizem que antigamente a coisa era melhor porque havia mais tempo para as diversões, para as conversas, para a família, e assim sucessivamente. 
5. “Atualidade” redundante 
O sistema de disco laser, hoje, pouco acessível à maioria dos consumidores que, atualmente, continuam preferindo os tocadiscos tradicionais. Porém, na atualidade, tem havido um crescente interesse pela aquisição dessa recente inovação tecnológica. 
6. Abstração grosseira 
Porque aí nós pegamos e pensamos: para onde vai a humanidade? 
7. Predominância do gerúndio (endorréia) 
Entendendo dessa maneira, o problema vai-se pondo numa perspectiva melhor, ficando mais claro... 
*
*
8. Palavras de introdução embromatória 
A vida, única e exclusivamente, é tão complexa que, apesar de tudo, não obstante o que possam dizer, torna-se altamente problemática. 
9. Adjetivos cristalizados 
"Silêncio mortal", "calorosos aplausos", "mais alta estima", "sol quente”, "cabelos negros como a noite", "grande homem", séria conversa, "notável artista", "mulher fatal”, 'lábios de mel", "dentes de pérola", "semblante carregado", "sinceros votos de feliz natal “, “merecidos aplausos", "calorosa polêmica”, “gol espetacular", "amor inesquecível", "alma trasbordante", “esmagadora maioria".
10. Lugar-comum ou clichê 
"Subir os degraus da glória”, "fazer das tripas coração", "encerrar com chave de ouro", “a nível de", "a grosso modo”, "solução para este problema", “colocar os pingos nos ii ", “sair com as mãos abanando", "fazer fé em", "da melhor maneira possível", "em todos os cantos
do mundo”, “com a voz embargada pela emoção", "muita gente pensa que", "isto quer dizer que", "pedra sobre pedra", "dos males o menor", "encher os bolsos", "agora ou nunca", "contorcendo-se em dores”, "chorando copiosamente", " uma vergonha". 
11. Truísmo - (verdade evidente) 
Todos os homens são mortais. / São Paulo, o maior centro industrial da América Latina./ Pelé considerado rei do futebol. / A criança de hoje será o adulto de amanhã. /Os idosos são pessoas que viveram mais que os jovens. 
www.portrasdasletras.com.br 
*
*
Obs.: Cuide de seu vocabulário. Marcas de oralidade e de coloquialidade também fazem você perder pontos. Assim, LIMPE SEU TEXTO. As palavras e expressões a seguir são marcas comuns nas redações. 
Evite-as. 
• SÓ QUE/ SENDO QUE 
• COISA/ALGO 
• TER QUE/TEM QUE
• ATRAVÉS DE 
• AÍ/ ENTÃO 
• A GENTE 
• MAS SIM 
• TIPO 
• TÁ 
• ONDE 
• SEJA ... OU 
• MUITA DAS VEZES 
• TER = HAVER 
• FICAR = TORNAR-SE 
• CONCLUI-SE, PORTANTO 
• OCORRERÁ, NO FUTURO 
• VOCÊ 
• NA MEDIDA QUE 
• HÁ ... ATRÁS 
• AINDA SIM 
*
*
Temas da Semana:
O sistema prisional brasileiro
A inclusão social do deficiente físico em questão no Brasil
O suicídio entre os jovens brasileiros - como enfrentar esse problema?
O livro na era da digitalização do escrito e da adoção de novas ferramentas de leitura
Desastres ambientais – qual o preço do desenvolvimento?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais