Buscar

Avaliando aprendizado # Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708906539)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas células, quando a glicose é clivada a maior parte da energia obtida é armazenada na forma de ATP (adenosina trifosfato). Entretanto, para que este monossacarídeo seja convertido na "moeda energética das células" é necessária uma sequência de reações químicas que ocorrem no citosol e em uma organela específica também denominada a "casa de força celular". Diante do exposto responda: A qual organela o texto se refere?
		
	
	Complexo de Golgi
	 
	Mitocôndria
	
	Peroxissomos
	
	Retículo Endoplasmático
	
	Lisossomos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708383045)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todo aminoácido apresenta uma estrutura química mínina, comum para todos aminoácidos e um grupo químico que diferencia um aminoácido do outro, chamado de radical ou cadeia lateral. Como podem ser classificados esses radicais, quimicamente?
		
	
	Essenciais e não essenciais.
	 
	Polares e apolares.
	
	Quirais e simétricos.
	
	Com radicais e sem radicais.
	
	Ácidos e básicos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708988533)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabemos que as enzimas possuem papel fundamental nas reações químicas que ocorrem em nosso corpo. Marque a alternativa que indica corretamente a função dessas substâncias orgânicas nas reações do nosso organismo.
		
	 
	As enzimas atuam aumentando a velocidade de uma reação química.
	
	Todas as alternativas são incorretas
	
	As enzimas atuam apenas degradando substâncias.
	
	As enzimas atuam retardando a velocidade de uma reação.
	
	As enzimas não atuam na velocidade de uma reação química.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709082915)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Antônio possui psoríase, uma doença sistêmica inflamatória crônica, não contagiosa, que afeta a pele, as unhas e, ocasionalmente, as articulações. Para controlar a doença ele faz uso de um medicamento chamado adalimumabe, um anticorpo (proteína) que se liga ao TNF - alfa e que deve ser mantido refrigerado (entre 2ºC e 8ºC). Certo mês, após obter o medicamento, Antônio o esqueceu dentro de seu carro sob sol escaldante durante todo o dia. Ao se consultar com um farmacêutico, este o orientou a não utilizá-lo pois o medicamento não teria mais o efeito desejado. Assinale a alternativa que explica corretamente este fato:
		
	
	Por se tratar de uma proteína, a exposição a altas temperaturas por tempo prolongado acaba por induzir a complexação do anticorpo e, dessa maneira, ele não mais apresentará as características desejadas.
	 
	Por se tratar de uma proteína, a exposição a altas temperaturas por tempo prolongado acaba por induzir a desnaturação do anticorpo e, dessa maneira, ele não mais apresentará as características desejadas.
	
	Por se tratar de uma proteína, a exposição a altas temperaturas por tempo prolongado acaba por induzir a hidrólise do anticorpo e, dessa maneira, ele não mais apresentará as características desejadas.
	
	Por se tratar de uma proteína, a exposição a altas temperaturas por tempo prolongado acaba por induzir a esterificação do anticorpo e, dessa maneira, ele não mais apresentará as características desejadas.
	
	Por se tratar de uma proteína, a exposição a altas temperaturas por tempo prolongado acaba por induzir a maturação do anticorpo e, dessa maneira, ele não mais apresentará as características desejadas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708892715)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1. Considere as seguintes afirmativas: I - As proteínas atuam tanto estruturalmente como metabolicamente. II - As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores. III - Existem proteínas que atuam como imunoglobulinas ou anticorpos. Quais estão corretas?
		
	
	Apenas II
	 
	I, II, III
	
	Apenas I
	
	Apenas III
	
	Apenas II e III

Outros materiais